Entidade diz que Bolsonaro promoveu "desmanche" no combate à corrupção
Em relatório divulgado nesta terça-feira (31), a Transparência Internacional afirmou que ações e omissões do governo de Jair Bolsonaro (PL, foto) promoveram um "desmanche acelerado" e um retrocesso no combate à corrupção no país. A avaliação consta no relatório global que mede a percepção sobre a corrupção em 180 países. O Brasil ficou na 94ª posição...

Em relatório divulgado nesta terça-feira (31), a Transparência Internacional afirmou que ações e omissões do governo de Jair Bolsonaro (PL, foto) promoveram um "desmanche acelerado" e um retrocesso no combate à corrupção no país. A avaliação consta no relatório global que mede a percepção sobre a corrupção em 180 países. O Brasil ficou na 94ª posição no ranking mundial. Numa escala de 0 a 100, o país somou 38 pontos, mesmo patamar alcançado nas duas edições anteriores do ranking.
A entidade afirma que Bolsonaro agiu para que ele e sua família fossem blindados de investigações sobre denúncias de corrupção "fartamente comprovadas". A Transparência Internacional também diz que o agora ex-presidente garantiu proteção ao usar o orçamento secreto para barrar o apoio à tramitação de processos de impeachment no Congresso e acrescenta que a consequência foi a "destruição" de mecanismos, aparatos e credibilidade de instituições de controle e fiscalização do país.
A entidade ainda menciona que houve uma "degeneração sem precedentes" do regime democrático brasileiro, que resultou na invasão às sedes dos três Poderes, no último dia 8. No documento, também há críticas ao procurador-geral da República, Augusto Aras. A Transparência Internacional alega que o PGR "não apenas desarticulou o enfrentamento à macrocorrupção, mas foi também responsável por uma retração histórica nas funções de controle constitucional dos atos do governo".
"Muito mais do que frear processos específicos, ele [Bolsonaro] neutralizou o sistema de freios e contrapesos da democracia brasileira, desmontando os três pilares que o sustentam: jurídico, político e social. Com isto, sua blindagem foi muito além da delinquência passada. Ele garantiu impunidade para cometer novos e muito mais graves crimes", diz um outro trecho do documento.
A entidade critica ainda o ativismo judicial de ministros do Supremo Tribunal Federal para combater ataques antidemocráticos com violações a garantias constitucionais de "maneira continuada".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
JORGE RAIDE FILHO
2023-02-01 13:39:55E ainda tem muito gado aqui mesmo neste espaço de pessoas inteligentes
Mari
2023-02-01 12:44:04Além de importar todo agrotóxico possível para envenenar a saúde de todos, ele só fez desmontar órgãos fiscalizadores e tudo que pudesse barrar os mal feitos contra o país.
Odete6
2023-02-01 10:51:20Enquanto um rato desgoverna o país, o outro rato frouxo, desocupado e covarde, pra surpresa de ninguém e, igualzinho ao seu par desgovernante, sai da toca e fatura alguns milhares de dólares apenas falando abobrinhas!!! E o inacreditável: há idiotas que pagam para ouví-las dele também!!!! É mesmo inacreditável um tal patamar de debilidade mental desses idiotas!!!!
Maria
2023-02-01 07:45:14Moro, Deltan e Rosangela nao se esquecam disso! #bolsopetismonuncamais #lavajato
Odete6
2023-02-01 03:26:39Exatamente, TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL. E tudo isso com zilhoes de testemunhas oculares planetárias!!! Enquanto isso o vergonhoso covarde, fugitivo, frouxo e medroso como sempre, está lá se escondendo, pra variar bancando o capacho e à mercê do outro crápula patetóide como ele: o agente-laranja!!! Cruzes, que subespécie repugnante!!!
André
2023-01-31 14:27:20Além do genocidio da população brasileira por boicote e omissão na questão do Covid 19, bolsonaro promoveu e incentivou o genocídio dos indígenas, promoveu e incentivou o garimpo e o desmatamento ilegais, incentivou o orçamento secreto e a corrupção e outra das piores coisas q fez, contribuiu irresponsavelmente p/ a soltura do Lula, condenado em 3 instâncias do judiciário, c provas irrefutáveis, por roubo e corrupção fartamente comprovados, por 12 anos de prisão o que foi mais uma burrice d bozo
Marcello
2023-01-31 11:56:43E o fujão ainda corre para se esconder nos EUA!
Marcello
2023-01-31 11:55:44Ou seja, uma república de bananas!
Amaury G Feitosa
2023-01-31 11:23:19Esta é a razão pela qual a politicalha ladravaz aquadrilhada deste país em pôdres poderes tanto o odeiam ... pobre nação de povo algoz de si mesmo.