Reprodução/FDI

Entenda os três tipos de túneis do Hamas na Faixa de Gaza

01.01.24 14:24

O maior túnel do Hamas tem 4 quilômetros de comprimento e uma profundidade de 50 metros, o equivalente a um prédio de treze andares. Para percorrê-lo em sua totalidade, é preciso caminhar por 10 minutos.

Os israelenses tinham conhecimento do túnel, mas não tinham ideia de que a construção de concreto chegasse tão perto da fronteira. Uma das aberturas do túnel fica a 400 metros da passagem de Erez, cerca de quatro quarteirões. A passagem liga Israel à Faixa de Gaza.

Em um vídeo divulgado nesta segunda, 1º, pelo major Rafael Rozenszajn (foto), porta-voz das Forças de Defesa de Israel, FDI, o militar dá mais detalhes sobre a descoberta.

Pela passagem de Erez entravam palestinos para receber atendimento médico nos hospitais israelenses. Só em 2022 entraram em Israel 7 mil palestinos para receber atendimento médico. No primeiro semestre de 2023, foram 5 mil palestinos que entraram em território israelense. Cerca de 18,5 mil palestinos tinham visto de trabalho para trabalhar em território israelense. A passagem de Erez era um símbolo de coexistência entre Israel e os palestinos na Faixa de Gaza“, diz Rozenszajn.

De acordo com o major, há três tipos de túneis na Faixa de Gaza. O primeiro é o dos que foram feitos para viabilizar a entrada em território israelense. O segundo é o que permitia aos terroristas se moverem dentro do território. São menores e comunicam as várias trincheiras. “O terceiro tipo é o de túneis estratégicos, maiores, construídos para ter uma base terrorista, para esconder os líderes terroristas do Hamas e armazenar armamento“, diz o major. O túnel de 4 quilômetros reúne características dos três tipos, e conecta escolas, mesquitas e hospitais.

 

 

O major também explica como, em um território cercado e de recursos limitados, o Hamas consegue construir obras desse porte.

A Faixa de Gaza pode ser dividida em duas partes. A Gaza inferior e a Gaza superior. Enquanto os palestinos imploravam para construir hospitais, escolas e creches, os terroristas do Hamas utilizavam milhões de dólares para construir esses túneis subterrâneos. Este túnel, por exemplo, tem até largura para passar veículos. Este túnel tem ventilação, tem capacidade de comunicação, de energia e encanamento de água“, diz Rozenszajn.

Este sistema de túneis subterrâneos foi um projeto liderado por Muhammad Sinwar, irmão do líder do Hamas, Yahya Sinwar.

Esta é mais uma prova de que os terroristas do Hamas têm como prioridade acabar com o Estado de Israel, deixando de lados os seus civis que moram na Faixa de Gaza“, diz Rozenszajn.

Assista à entrevista com o major no Papo Antagonista, por Felipe Moura Brasil:

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO