Alan Santos/PR

Emparedado, Bolsonaro quer mostrar quem manda: o significado das mudanças no governo

29.03.21 19:25

Fernando Azevedo e Silva chegou ao Ministério da Defesa com uma missão: funcionar como uma espécie de “garante” de que o governo de Jair Bolsonaro não atravessaria a linha vermelha, lançando-se em aventuras autoritárias. Antes de assumir o gabinete na Esplanada, o general era assessor de Dias Toffoli na presidência do Supremo Tribunal Federal. No governo de Bolsonaro, ele assumiu o papel de elo confiável entre os poderes.

Discreto, o general resistia a embarcar no perigoso jogo de usar o poder do Exército, da Marinha e da Aeronáutica de acordo com conveniências políticas de momento. Bolsonaro, por seu turno, insistia no desejo de ver sinais eloquentes de apoio das Forças Armadas. Nos comandos das três forças, não havia disposição para isso, e Azevedo virou uma espécie de anteparo para as pretensões presidenciais.

Bolsonaro implicava, em especial, com o comandante do Exército, Edson Pujol, que já fez declarações públicas sobre a necessidade de manter a distância regulamentar entre os quartéis e a política. O presidente, volta e meia, insistia em ver Pujol fora. Azevedo resistia, sempre, porque entendia que era preciso manter sua condição de anteparo intacta.

À frente do Ministério da Defesa, ele havia conseguido um feito. Alinhou como nunca antes as três forças, e criou um ambiente de confiança mútua – a existência de um ministério acima dos comandantes era malvista nos quartéis desde os tempos em que a pasta foi criada e entregue a civis.

Até por esse papel de liderança, o presidente cobrava do ministro um alinhamento maior dos quartéis com ele próprio e com o governo. A pressão pela cabeça de Pujol prosseguiu. Bolsonaro e Azevedo chegaram, então, ao limite da relação. O general não manifestou qualquer interesse em ficar. Chamado ao palácio, ouviu o chefe dizer que queria a cadeira. Respondeu que, se o presidente estava descontente com o trabalho, a troca era absolutamente natural.

Azevedo voltou para seu gabinete, reuniu os auxiliares mais próximos e deu a notícia de que estava de saída. Nesse momento, ele já tinha à mão uma carta manuscrita que, logo depois, seria transformada na nota oficial em que comunicou sua saída. No fim da tarde, ainda havia dúvidas se os três comandantes seguirão nos cargos. Logo após o anúncio da demissão de Azevedo, o trio se reuniu para decidir o que fazer. Se seria o caso de sair já ou esperar a chegada do novo ministro para tomar a decisão.

A troca no Ministério da Defesa acabou por antecipar um movimento de Jair Bolsonaro para exibir poder. Há algo em comum em algumas das alterações anunciadas nesta segunda-feira no primeiro time do governo. Embora tenha feito uma concessão ao Centrão e a Arthur Lira entregando o comando do gabinete que atende às demandas de parlamentares, ele quer se cercar de aliados fiéis, que não questionem suas vontades. Quer se mostrar forte.

Emparedado pelo agravamento da pandemia, pelos desacertos na economia, pela popularidade em queda e pelo acirramento dos ânimos no Congresso, que já não trata mais como algo distante a possibilidade de apeá-lo do cargo caso o país siga perdido em meio à tragédia, o capitão da reserva quer mostrar que ainda pode – e pode muito. E quer manter no canto da sala o fantasma, sempre temido, de que o governo é capaz de endurecer. É um péssimo sinal.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Parece que habita a mente do PR grande trauma que vem desde a sua tumultuada passagem pelo Exército. Daí ter necessidade de estar sempre reafirmando sua autoridade perante os militares de alta patente, tipo, “quem manda sou eu” , mesmo que para tanto tenha que demiti-los sem justificativa, como ocorreu com o Gal. Azevedo e os comandantes das três forças e o Gal. Santos Cruz. Lamentável!

  2. O povo não suporta mais este jogo perverso entre políticos, legisladores e julgadores corruptos que fazem qualquer coisa para se eternizar no poder e saquear os recursos do país. Este presidente vai entrar para a história como o pior presidente que o país já elegeu. Incompetente, egocêntrico e perigoso! Já está provado que o sistema presidencialista não funciona por aqui. Precisamos de reformas agudas e urgentes para o país não afundar de vez, mas sem este incompetente no poder...

    1. João Arthur , fizestes minhas as tuas palavras, qualquer adendo é inócuo.

    1. Ah por sinal aqui em Salvador, soldado que não queira mais prender trabalhadores (está descumprindo "as ordens") (DEIXANDO CLARO QUE LAGOSTAS,E VINHOS,SAO LIVRES. SÓ trabalhador que produz por desobediência,produz comida. então soldado que não prende,mata joga os bens dos pobres,no lixo É pirado. ENLOUQUECE DE VEZ. MESMO QUE NUNCA TENHA TIDO UM SURTO OU SUSPEITA ANTES. E aí tem que morrer. Eu hein? acho que foram dermatologistas,que socoreram Bolsonaro. Tbm estão proibidos de atender em SSA

  3. Temos visto constantemente os avanços do poder Judiciário sobre o poder Executivo. É preciso ter em mente, sempre, que o Presidente foi eleito em eleições livres. É evidente que acertos e erros são passíveis de avaliação e crítica por parte da sociedade e ações judiciais contra exageros são parte do sistema democrático, mas é querer "tapar o sol com a peneira" não ver que decisões monocráticas tem invadido a competência dos outros poderes. É o desequilíbrio do sistema, que gera ações de força

    1. Qual é o equilibrio ou harmonia entre os poderes? Cada um levar a sua parte no butim feito ao Brasil. Agora, com às decisões de ontem, que foi o dia que ainda não acabou, teremos uma relação entre os poderes da República equlibrado no MEDO. Cada poder tem uma espécie de bomba atômica em mãos. E cada um fica fica com medo do outro detonar. E o Brasil? O Brasil assiste às milhares de mortes e o agravamento da crise econômica, também com medo.

  4. Realmente emparedado! sem força nenhuma!! totalmente na mão do Centrão!! bem feito. Todos nós sabíamos que isso iria acontecer!!

  5. Em outras palavras, o sujeito não passa de uma criança psicologicamente instável. Está percebendo que o jogjunho está terminando, o time dele está perdendo e quer roubar a bola. Não vai funcionar. Simples assim.

    1. Bozete. Lembre-se que nosso amigo Joãozinho é apenas um coprólito. Coprólitos não possuem a capacidade de interpretação de texto. Na verdade, não possuem capacidade para nada!

    2. Santifica Toffoli? Acho q vc leu outra reportagem. Esses retardados bozolavista vivem num mundo paralelo.

  6. Mudou muito para continuar na mesma. Poder político se consegue fazendo bem para o povo. O Bozo, desde que assumiu, só faz maldade contra ímprobo que o elegeu. Não surpreende. Ele sempre foi um psicótico genocida!

  7. 1.1 - Rodrigo Rangel conseguiu sintetizar bem às ameaças q vão diretas às fraquezas do Bolsonaro. Ele foi incapaz de equacionar os problemas da vacinação, com uma crise econômica cada vez mais aguda assombrando o Brasil, ao ponto de propor um orçamento inverossímel, só restava ao capitão, que sempre teve o seu lado autoritário, procurar mostras força através das Forças Armadas. Analisando friamente os movimentos até agora, estamos muito distante de ver essa suposta força, agir efetivamente.

    1. 1.2 - Infelizmente ao que tudo indica, teremos um agravamento na nossa crise sanitária, aumentando o número de mortes. Enquanto às pessoas morrem, Bolsonaro quer brincar de Jogos de Guerra. Enquanto às pessoas morrem, nosso congresso continua com seus jogos corruptos. Enquanto às pessoas morrem, nosso STF brinca de Games of Trones, colocando o maior corrputo do Brasil como um cristo salvador. Esse é o Brasil de hoje. Somos golpeados todos os dias. Mais um golpe, é mais do mesmo.

    1. As patentes tem papel suficiente pra qualquer lambança do rei louco?

  8. o Presidente Eleito da republica tem o direito constitucional de nomear e demitir todos os ministros sem consultar os outros poderes

  9. Popularidade em queda, fim da lava jato, acusações de corrupção na família, deboche da crise sanitária , os militares sempre salvaram os brasileiros, eles sabem quem eles tem que prender

  10. O NOME DISSO É DESESPERO. ATÉ CERTO PONTO AS FFAA ACOMPANHAM POR OBRIGAÇÃO CONSTITUCIONAL, MAS QUANDO SE CRUZA A LINHA DO RACIONAL NINGUÉM EM SÃ CONSCIÊNCIA ENTRARÁ NUMA VIAGEM ALUCINÓGENA A QUAL O DESPREPARADO TENENTE RASO PROMOVIDO A CAPITÃO REFORMADO QUER COLOCAR OS COMANDANTES DAS FORÇAS MILITARES. ENTÃO É FÁCIL FAZER ESSA LEITURA, O GENOCIDA ESTÁ SEM APOIO ALGUM, SALVO DAQUELES QUE AINDA NÃO CAIU A FICHA, E BREVEMENTE SERÁ APEADO DO CARGO. REPAREM O SILÊNCIO ENSURDECEDOR DO AUGUSTO HELENO🚔

    1. "Azevedo diz ao STF que Forças Armadas não se curvarão a medidas autoritárias de Bolsonaro"

    1. Cara, é impressionante a desfaçatez, com que esses indivíduos, fazem suas assinaturas com o único intuito de tentar ganhar adeptos, via comentários, para desmoralizar a publicação. Pergunto-me, seriam esses esquisitos, pagos pra esse tipo de trabalho, ou seriam uns Dom Quixote sem uma causa específica. Sejamos pacientes com essas lesmas. apscosta/df

    2. Wilson, wilson, wilson. Volta pro curral que estás fazendo papel de ridículo fugindo do cocho.

    3. wilson, wilson,wilson, quem assina o artigo é o Rodrigo Rangel, diretor da revista. Não está satisfeito, cancele sua assinatura e some! Vá ler e assistir Terça Livre, lá é imparcial.

  11. Quem tem... aliás, quem tem jeito de acuado, tem medo. Bolsoanta sempre inspirado pelos seus iluminados 3 patetas supremacistas, dos quais é apenas um doidivanas pau mandado, ao tentar emparedar os comandantes das FA está dando seu último tiro como se ainda tivesse um baita canhão, mas, a fumacinha que tem conseguido fazer, até no desvario de falar “o meu exército”, tem cheiro de traque...

    1. Tiro certeiro! O seu claro, kkkk. Para o Bolsoanta acho que o tiro vai sair , de novo, pela culatra!!!

    1. Concordo contigo..é a saída do pedir pra c.a.g.a.r e sair de fininho pela porta dos fundos, à noite, e sumir do mapa. Quaquaqua apscosta/df

    1. Se presidente fizer o que estamos pensando que fará, ele fecha está revista e outras ,vai escolher seu canal de Tv... y unas cositas más

    2. Oh imbecil! O país está em chamas e você fica criticando quem faz a coisa certa? Se não concorda com a linha editorial da Crusoé, por que não pede para sair? Já vai tarde.

  12. Vai entregar o ladrao do posto Ipiranga pego roubando na Petrobras - no mundo qem manda é us ricos; nois obedece hj, pra comer amanhã

  13. Bolsonaro é o pior presidente que este país já teve! Sua gestão irresponsável, leva o país ao abismo! Precisa ser afastado, de maneira legal.

    1. Concordo plenamente. Este PR é o pior de todos e, olha que já tivemos alguns bem ruins.

    2. Parabéns, Paulo. Que os parlamentares tomem uma atitude antes que seja tarde demais. Quantos cadáveres serão necessários para a Câmara Federal iniciar um processo de impeachment contra o irresponsável que ocupa a Presidência da República?

  14. Quem vai embarcar nessa barca furada o sonho do Bozo e dar um golpe mas ele não sabe que general não obedece capitão, sendo assim um possível golpe os generais mandariam ele para cadeia e empossava Mourao essa é a lógica Bozo Maluco

  15. Lá vem a tentativa de golpe do presidente sem moral . A mentira será do tipo: as elites e a imprensa tentaram me tirar do poder por isso me antecipei para garantir que eu democraticamente fique no poder para sempre!

Mais notícias
Assine agora
TOPO