Crusoé
21.07.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram
    Diários

    Embraer no olho do furacão de Trump

    A falta de uma estratégia diplomática clara e a escalada retórica entre Brasília e Washington nos últimos dias deixam o setor tenso

    avatar
    José Inácio Pilar
    3 minutos de leitura 21.07.2025 10:05 comentários 0
    Imagem: Embraer
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    As recentes ameaças de tarifas e sanções comerciais impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros acenderam um sinal de alerta no setor industrial, especialmente na Embraer, terceira maior fabricante de aeronaves do mundo.

    A tensão entre os dois países, acirrada após medidas unilaterais do governo Trump, pode ter impactos diretos sobre a companhia, cujos laços com o mercado norte-americano vão muito além da exportação de aeronaves.

    Em recente entrevista à Folha de S.Paulo, o CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, afirmou que cerca de 45% do custo de produção de cada aeronave da empresa é composto por conteúdo originário dos EUA.

    Isso significa que quase metade dos componentes, sistemas e tecnologias embarcadas nos jatos da companhia tem origem em fornecedores americanos.

    Trata-se de uma cadeia de suprimentos altamente integrada, o que, segundo o executivo, torna as tarifas uma ameaça não apenas ao Brasil, mas também à própria indústria dos Estados Unidos.

    Além da dependência de peças, a relação comercial com os EUA é fundamental para a Embraer. Cerca de 45% das exportações de jatos comerciais da fabricante têm como destino os Estados Unidos — no segmento de jatos executivos, o percentual sobe para 70%.

    Esses números evidenciam o peso do mercado americano para a sustentabilidade financeira da empresa, e tornam qualquer obstáculo alfandegário potencialmente nefasto.

    O temor é que, caso as tarifas anunciadas por Donald Trump sejam de fato implementadas, o impacto vá além do aumento de custos logísticos e se reflita também em perda de competitividade em escala mundial.

    O CEO da Embraer já classificou tarifas de 50% como “praticamente um embargo comercial” aos jatos brasileiros. Isso afetaria contratos em andamento, empregos e investimentos futuros.

    Por outro lado, essa interdependência entre Brasil e EUA no setor aeronáutico também é vista como uma possível barreira contra retaliações mais duras.

    Como muitas das peças usadas nos aviões brasileiros são produzidas em solo americano, sanções rigorosas poderiam prejudicar também fornecedores dos Estados Unidos — incluindo empresas de médio e grande porte da cadeia aeroespacial.

    O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que deu entrevista hoje cedo à rádio CBN, mencionando a vulnerabilidade da Embraer, tem usado esse argumento para tentar conter os efeitos políticos da crise, apontando que as relações industriais entre os dois países são complexas e simétricas.

    Ainda assim, a falta de uma estratégia diplomática clara e a escalada retórica entre Brasília e Washington nos últimos dias deixam o setor tenso e sem saber qual o destino da questão.

    Em meio a esse cenário tumultuado e incerto, a Embraer mantém cautela. A empresa evita confrontos diretos e aposta na negociação bilateral para preservar seu acesso a um de seus mercados mais importantes — tanto como cliente quanto como fornecedor. O risco, porém, é grande e está no ar.

    Diários

    O verdadeiro ministro dos Aeroportos

    Duda Teixeira Visualizar

    De quem Marco Rubio estava falando?

    Crusoé Visualizar

    Para 82% dos brasileiros, emenda é sinônimo de corrupção

    Duda Teixeira Visualizar

    Poupado por Moraes, Eduardo segue com suas articulações

    Duda Teixeira Visualizar

    Ratinho Júnior também apela a gatinhos

    Crusoé Visualizar

    O maior erro de Bolsonaro, segundo Janaina

    Crusoé Visualizar

    Mais Lidas

    As irrelevâncias de Eduardo Bolsonaro

    As irrelevâncias de Eduardo Bolsonaro

    Visualizar notícia
    Comissão convoca reunião para votar moção de solidariedade a Bolsonaro

    Comissão convoca reunião para votar moção de solidariedade a Bolsonaro

    Visualizar notícia
    De quem Marco Rubio estava falando?

    De quem Marco Rubio estava falando?

    Visualizar notícia
    Dobradinha de Lula com STF ataca inimigos comuns

    Dobradinha de Lula com STF ataca inimigos comuns

    Visualizar notícia
    Embraer no olho do furacão de Trump

    Embraer no olho do furacão de Trump

    Visualizar notícia
    O bilionário mercado de relógios usados

    O bilionário mercado de relógios usados

    Visualizar notícia
    O equilibrista

    O equilibrista

    Visualizar notícia
    O maior erro de Bolsonaro, segundo Janaina

    O maior erro de Bolsonaro, segundo Janaina

    Visualizar notícia
    Os riscos da isenção

    Os riscos da isenção

    Visualizar notícia
    Para 82% dos brasileiros, emenda é sinônimo de corrupção

    Para 82% dos brasileiros, emenda é sinônimo de corrupção

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Donald Trump

    economia

    Embraer

    empresas aéreas

    tarifaço

    < Notícia Anterior

    Poupado por Moraes, Eduardo segue com suas articulações

    21.07.2025 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Para 82% dos brasileiros, emenda é sinônimo de corrupção

    21.07.2025 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    author

    José Inácio Pilar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (0)

    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (0)


    Notícias relacionadas

    O verdadeiro ministro dos Aeroportos

    O verdadeiro ministro dos Aeroportos

    Duda Teixeira
    21.07.2025 14:44 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    De quem Marco Rubio estava falando?

    De quem Marco Rubio estava falando?

    Crusoé
    21.07.2025 13:47 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Para 82% dos brasileiros, emenda é sinônimo de corrupção

    Para 82% dos brasileiros, emenda é sinônimo de corrupção

    Duda Teixeira
    21.07.2025 11:45 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Poupado por Moraes, Eduardo segue com suas articulações

    Poupado por Moraes, Eduardo segue com suas articulações

    Duda Teixeira
    21.07.2025 10:02 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Redação Brasília

    SAFS Quadra 02, Bloco 1,
    Ed. Alvoran Asa Sul. — Brasília (DF).
    CEP 70070-600

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso