Embaixada da Espanha diz que discutiu 'parlamentarismo' com Maia e apaga
A Embaixada da Espanha no Brasil provocou a ira de bolsonaristas nos últimos dias ao postar em seu perfil oficial no Twitter mensagem informando ter discutido "parlamentarismo" com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O tuíte, porém, acabou apagado pela embaixada nesta quinta-feira, 27. "Reunião na Embaixada da Espanha no Brasil com Rodrigo Maia, presidente...
A Embaixada da Espanha no Brasil provocou a ira de bolsonaristas nos últimos dias ao postar em seu perfil oficial no Twitter mensagem informando ter discutido "parlamentarismo" com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O tuíte, porém, acabou apagado pela embaixada nesta quinta-feira, 27.
"Reunião na Embaixada da Espanha no Brasil com Rodrigo Maia, presidente da Câmara, mais 23 embaixadores e quatro grandes matérias: democracia, parlamentarismo, futuro do Brasil e desenvolvimento sustentável", dizia o tuíte. Mensagem parecida foi postada pelo embaixador, que também apagou.
Maia participou de almoço na embaixada em Brasília na sexta-feira, véspera de Carnaval. O evento não foi registrado na agenda oficial dele. A Crusoé, ele chamou de "absurdo" a postagem. "Apagaram (os tuítes) certamente porque estava errado. Só falo de reformas. Nada além disso", disse o presidente da Câmara.
Como Crusoé mostrou nesta quinta-feira, 27, Maia vem dizendo a políticos que defendem que defendem o parlamentarismo não ver condições hoje para o Congresso votar uma mudança no regime político. Para ele, os congressistas precisariam primeiro melhorar a imagem perante a sociedade.
A propósito, o presidente da Câmara está desde ontem na Espanha, país de regime monarquista parlamentarista. Em Madrid, encontrou investidores e empresários. Também se reuniu com o rei do país, Felipe VI. A previsão é de que o deputado retorne ao Brasil na próxima segunda-feira, 2 de março.
Crusoé não conseguiu contato com a embaixada da Espanha nesta quinta-feira.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-03-21 23:12:37No final, a DISCUSSÃO DO PARLAMENTARISMO seria simplesmente ABORTADA pq ficou PROVADO que as MAZELAS do SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO eram decorrentes da INCAPACIDADE de o JUDICIÁRIO cumprir suas FUNÇÕES CONSTITUCIONAIS e CRIMINAIS. Se o VETOR DA CORRUPÇÃO (JUDICIÁRIO) que disseminava esta pelo SISTEMA foi IDENTIFICADO e TRATADO, pq se haveria de falar em AMPUTAR um MEMBRO (SISTEMA PRESIDENCIALISTA) do PACIENTE (SISTEMA POLÍTICO)?
Uira
2020-03-21 23:07:20O SISTEMA POLÍTICO seria tão DISFUNCIONAL e CAÓTICO se o JUDICIÁRIO fizesse a LIMPEZA que se espera dele e colocasse os POLÍTICOS CORRUPTOS na CADEIA? Se o JUDICIÁRIO não faz isto, qual será o DESFECHO da INCOMPETÊNCIA e CORRUPÇÃO dele? Não é um SISTEMA POLÍTICO CORROMPIDO e FISIOLÓGICO? Isto pq obviamente um JUDICIÁRIO CORRUPTO quebra o PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES e se IMISCUI com o SISTEMA POLÍTICO e vice-versa, o que as INVESTIGAÇÕES devem demonstrar facilmente.
Uira
2020-03-21 23:05:00Agora, se um MAGISTRADO HONESTO corre RISCO DE MORTE em virtude de seus COLEGAS CORRUPTOS que ALIMENTAM a IMPUNIDADE e CRIMINALIDADE, teria-se um JUDICIÁRIO CORRUPTO, que torna a SOCIEDADE REFÉM de sua CORRUPÇÃO. Destarte, LEVANTAR A BOLA do PARLAMENTARISMO poderia ser uma GRANDE OPORTUNIDADE de se EXPOR as VICISSITUDES do SISTEMA POLÍTICO que são causadas pelo JUDICIÁRIO. Se o MAIOR PROBLEMA não é o SISTEMA POLÍTICO, sobram os EFEITOS PERVERSOS de um JUDICIÁRIO CORRUPTO.
Uira
2020-03-21 23:02:14Um JUDICIÁRIO LIMITADO seria aquele que por DEFICIÊNCIA de RECURSOS, incluindo PESSOAL, não teria as CONDIÇÕES de EXERCER suas FUNÇÕES PLENAMENTE e isto poderia ser até mesmo em virtude da AÇÃO DO SISTEMA POLÍTICO, mas LIMITAÇÃO não é CORRUPÇÃO. Por exemplo, MAGISTRADOS correrem RISCO DE MORTE devido à CRIMINALIDADE INDISCRIMINADA não seria CORRUPÇÃO, desde que isto fosse decorrência da DEFICIÊNCIA DAS LEIS, o EXCESSO DE CRIMINALIDADE e a INSUFICIÊNCIA DE RECURSOS para INVESTIGAR e JULGAR.
Uira
2020-03-21 22:57:36Para o ESTADO ser CORRUPTO é necessário que o JUDICIÁRIO seja CORRUPTO, pois isto significaria que a CORRUPÇÃO DO JUDICIÁRIO impede a LIMPEZA DO SISTEMA POLÍTICO. Haveria ainda a POSSIBILIDADE de um JUDICIÁRIO INCOMPETENTE e INCAPAZ de LIMPAR o SISTEMA POLÍTICO, mas uma JUSTIÇA que não CUMPRE suas OBRIGAÇÕES é CORRUPTA, pois para isto ela tem que VIOLAR ou DESCUMPRIR a lei. Poderia até se falar de JUDICIÁRIO LIMITADO, mas não INCOMPETENTE.
Uira
2020-03-21 22:54:25Sendo assim, tal como o JUIZ DE GARANTIAS, o PARLAMENTARISMO poderia começar como uma AÇÃO para CONSTRANGER Bolsonaro, mas que teria por INTUITO expor as VICISSITUDES do SISTEMA POLÍTICO culminando como estas estão INTRINSECAMENTE vinculadas ao JUDICIÁRIO, pois é ele que ALIMENTA e se ALIMENTA da CORRUPÇÃO do SISTEMA POLÍTICO. Em um SISTEMA TRIPARTITE MONTESQUIANO em que o JUDICIÁRIO cumpre suas FUNÇÕES, o ESTADO seria LIMITADO, mas não CORRUPTO.
Uira
2020-03-21 22:51:52Se a INCOMPETÊNCIA evolui para o NÍVEL DA NEGLIGÊNCIA, isto significa que ela deveria dar CADEIA e que se está em um SISTEMA CORRUPTO, pois a IMPUNIDADE é tanta que os INDIVÍDUOS nem se dão ao trabalho de realizar o MÍNIMO DE ESFORÇO. O SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO é os DOIS: CORRUPTO e INCOMPETENTE. Mas se ele é CORRUPTO, isto só é POSSÍVEL devido ao JUDICIÁRIO, cuja CORRUPÇÃO se ALIMENTA e ALIMENTA a CORRUPÇÃO do SISTEMA POLÍTICO.
Uira
2020-03-21 22:49:35Portanto, poderia se SEPARAR a INEFICIÊNCIA do ESTADO em DUAS PARTES: CORRUPÇÃO e INCOMPETÊNCIA. Qq um é CAPAZ de perceber que são dois ELEMENTOS DISTINTOS, mas que se RETROALIMENTAM. Um SISTEMA CORRUPTO depende da INCOMPETÊNCIA enquanto se ALIMENTA dela e a ALIMENTA, enquanto um SISTEMA LIMITADO e INCOMPETENTE não depende da CORRUPÇÃO, mas a ALIMENTA e se ALIMENTA dela. Para tornar a DISTINÇÃO mais clara, CORRUPÇÃO é aquilo que deveria dar CADEIA e INCOMPETÊNCIA é o que deveria dar DEMISSÃO.
Uira
2020-03-21 22:44:38Inclusive, há que se ressaltar que a INCAPACIDADE e FALÊNCIA DO ESTADO em grande parte são RESPONSABILIDADE do JUDICIÁRIO, não do EXECUTIVO e do LEGISLATIVO, pq mesmo que estes não CUMPRISSEM suas FUNÇÕES, se o JUDICIÁRIO cumprisse aquilo que lhe cabe, mesmo que as LEIS fossem DEFICIENTES ou INSUFICIENTES, este SISTEMA INEFICIENTE funcionaria dentro das suas LIMITAÇÕES. Ou seja, um ESTADO LIMITADO é RESPONSABILIDADE do SISTEMA POLÍTICO, mas um ESTADO CORRUPTO é RESPONSABILIDADE do JUDICIÁRIO.
Uira
2020-03-21 22:37:26Em um SISTEMA MONTESQUIANO não há como um PODER funcionar PLENAMENTE sem que os OUTROS PODERES tb não funcionem PLENAMENTE. Portanto, a DISCUSSÃO DO PARLAMENTARISMO pode servir como um ESPELHO para se discutir o SISTEMA TRIPARTITE BRASILEIRO e suas VICISSITUDES. Poderia ser a OPORTUNIDADE para que se chegasse à RAIZ DO PROBLEMA: o JUDICIÁRIO. Pois se o SISTEMA POLÍTICO é INCAPAZ de EXERCER PLENAMENTE suas FUNÇÕES (EXECUTIVO e LEGISLATIVO), o PROBLEMA pode estar nele, mas tb no JUDICIÁRIO.