Em reunião com Guedes, G20 vai discutir imposto digital
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), confirmou presença na reunião de ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20, marcada para este sábado,18. Na pauta da videoconferência, está de volta o debate sobre a criação de um imposto sobre serviços digitais, além de uma avaliação sobre a resposta do bloco das maiores...
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), confirmou presença na reunião de ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20, marcada para este sábado,18. Na pauta da videoconferência, está de volta o debate sobre a criação de um imposto sobre serviços digitais, além de uma avaliação sobre a resposta do bloco das maiores economias do mundo à pandemia da Covid-19.
De acordo com a diplomacia da Arábia Saudita, que preside o bloco neste ano, voltarão à pauta do G20 assuntos que tinham sido escolhidos como prioridades antes da crise, como os “desafios tributários decorrentes da digitalização da economia”. Diversos países estão mobilizados em fóruns como a OCDE e o G20 para a criação de um tributo global sobre a economia digital, mas os Estados Unidos resistem, pois o impacto desses impostos é muito maior sobre as empresas norte-americanas.
O “imposto digital” em discussão é diferente da taxação sobre “transações digitais”, a nova CPMF que vem sendo defendida pela equipe econômica. Nesse caso, os países querem chegar a um acordo para taxar serviços prestados por empresas como Google, Facebook, Netflix, Amazon, entre outras. Fontes que acompanham a pauta relatam que a posição brasileira sobre o tema em organismos multilaterais não está completamente definida, mas destacam que o governo Bolsonaro vê como prioridade a harmonização da legislação brasileira com padrões da OCDE.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)