IRNA

Em plena pandemia, Irã lança seu primeiro satélite militar

22.04.20 10:45

Com mais de 5 mil mortos, o Irã é um dos países mais afetados pelo coronavírus. No início de abril, o país solicitou um empréstimo de emergência de 5 bilhões de dólares ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para conter a pandemia. Foi a primeira vez que o país fez um pedido ao FMI desde a Revolução Islâmica de 1979.

Mas o Irã tem dinheiro, sim. A questão é que os aiatolás preferem usá-lo para outros fins. Nesta quarta-feira, 22, o Irã lançou seu primeiro satélite militar. O comandante da Guarda Revolucionária Islâmica, Hossein Salami (foto), celebrou a conquista, que segundo ele pode “criar uma base poderosa para as guerras inteligentes”.

“A Guarda Revolucionária do Irã está no espaço. Isso mostra que nós podemos ter sucesso significativo e global em qualquer campo, confiando no poderoso Deus e nos nossos talentos”, disse Salami.

O ex-assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos John Bolton comentou o feito iraniano no Twitter: “O lançamento de um satélite militar pelo Irã é a prova de que ainda não estamos aplicando pressão suficiente, a dissuasão não foi restaurada e o coronavírus não está freando os aiatolás. O objetivo do Irã continua sendo os mísseis de longo alcance, capazes de transportar armas nucleares. Eles não são confiáveis”.

Mais notícias
Assine agora
TOPO