Em meio a crise entre poderes, Pacheco e Fux agendam reunião
Os presidentes do Congresso, Rodrigo Pacheco (foto), e do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, têm um tête-à-tête agendado para esta quarta-feira, 18. A conversa acontecerá às 13 horas, no gabinete do ministro, em meio à ampliação da tensão entre o Planalto e as instituições. Em princípio, os dois se encontrariam nesta terça-feira, 17. A reunião, porém,...
Os presidentes do Congresso, Rodrigo Pacheco (foto), e do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, têm um tête-à-tête agendado para esta quarta-feira, 18. A conversa acontecerá às 13 horas, no gabinete do ministro, em meio à ampliação da tensão entre o Planalto e as instituições.
Em princípio, os dois se encontrariam nesta terça-feira, 17. A reunião, porém, teve de ser adiada diante de uma "incompatibilidade de agendas". Será a primeira conversa presencial entre Pacheco e Fux desde que o presidente Jair Bolsonaro anunciou que entregará ao Senado pedidos de impeachment dos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.
Na segunda-feira, 16, Pacheco reagiu à escalada dos conflitos e foi às redes sociais declarar que "fechar portas, derrubar pontes e exercer arbitrariamente suas próprias razões são um desserviço ao país". O parlamentar pregou a "busca de consensos" e o "respeito às diferenças". "Patriotas são aqueles que unem o Brasil e não os que querem dividi-lo. E os avanços democráticos têm a vigorosa vigilância do Congresso, que não permitirá retrocessos", completou.
A agenda de Fux ainda prevê um encontro às 18 horas de quarta-feira com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, que terá a missão de apaziguar os ânimos entre o Planalto e o STF. O clima, por ora, no entanto, não é favorável -- os ministros estão irritados com os reiterados ataques de Bolsonaro a membros da corte.
A indignação, inclusive, levou Fux a cancelar uma reunião entre os chefes dos três poderes no início deste mês. Na ocasião, o presidente do Supremo frisou que o "pressuposto do diálogo é o respeito mútuo entre as instituições e seus integrantes".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Leandro
2021-08-18 19:04:06Votei em JB pra tirar a quadrilha do PT do poder. Sabia das suas limitações, sua ligação ao Centrão e ausência de projetos minimamente importantes, mas jamais poderia imaginar q chegaríamos ao ponto q chegamos - traição aos eleitores, corrupção, confusão com os demais poderes… um traste.
PAULO
2021-08-17 19:30:01Pacheco e Fux acertam. Afinal, os adultos tem que colocar ordem na casa, já que nosso presidente é um moleque, cercado por outros moleques. A questão é que o STF abriu a guarda, quando usou mensagens hackeadas e adulteradas para colocar o ex-presidiário Lula, novamente no jogo político. Gilmar Mendes é um homem culto, mas um completo imbecil. Mas como Bolsonaro também aceitou às mensagens, objetivando atingir o Moro e a Lava Jato, seu teatro contra o STF agora é ridículo. Segue o jogo.
JOSÉ
2021-08-17 18:38:59QUEM É ?" PACHECO E FUX"
VIDAL
2021-08-17 14:14:54O que começa a causar espécie e decepção nessa grave quadra da vida nacional é o silêncio de Sergio Moro, que foi a principal vítima do STF, mas cujas consequências se abatem sobre todos nós, toda a nação. Que Deus nos ilumine a todos e para os que Nele não acreditam, meu abraço respeitoso e fraterno. Namastê!
VIDAL
2021-08-17 14:07:50Rodrigo Pacheco já fala como candidato à Presidência da República e não como Chefe do Poder Legislativo, neste papel, sua obrigação sistemática e teleológica será a de dar seguimento ao pedido de impeachment dos Ministros do STF para o Plenário do Senado, sob pena de falta de respeito à instituição da Presidência da República e ruptura institucional. Se quem a ocupa não o merece, que se lhe retire pelo processo de impeachment, mas não se lhe desrespeite. Namastê!
VIDAL
2021-08-17 13:54:03Rodrigo Pacheco já fala como candidato à Presidência da República e não como Chefe do Poder Legislativo, neste papel sua obrigação sistemática e teleológica será a de dar seguimento ao Pedido do Chefe do Poder Executivo para o Plenário do Senado, sob pena de incorrer em ruptura institucional. A Presidência da República tem que ser respeitada como instituição e se quem a ocupa- legitimado por 57 milhões- não o é tire-o por impeachment, mas o desrespeite. Namastê!
Jose
2021-08-17 13:51:09E precisa? Manda logo prender o Bozo o mais rápido possível para restabelecer o bem estar da nação!
VIDAL
2021-08-17 13:44:28À instabilidade institucional foi detonada pelo STF, ao anular 07 anos de combate à corrupção, lançando às eleições Lula com a "fantasia de mártir", sob a qual padece a nação despossuída e humilhada pela corrupção. Namastê!
Maria
2021-08-17 13:14:22STF tem que ficar no seu lugar... O excesso de arbitrariedade esta dando frutos agora... O presidente da República não tem que recuar..