Alan Santos/PR

Em meio a apelo por vacinas, governo vai abater dívida com ONU e OMS

15.04.21 07:05

O governo Jair Bolsonaro prepara dois pagamentos para amortizar a dívida milionária do Brasil com a Organização das Nações Unidas, a ONU, e a Organização Mundial de Saúde, a OMS.

As remessas, que devem ser assinadas pelo Tesouro Nacional até o final desta semana, são destinadas a compor o orçamento dos organismos, usado para bancar o funcionamento de suas estruturas.

Para a OMS, com quem a dívida do governo é de cerca de 270 milhões de reais, o Ministério da Economia informou a Crusoé que enviará um total de 7,8 milhões de reais. Já para ONU, a qual o Brasil deve 540 milhões de reais, haverá um pagamento de 50 milhões de reais.

Apesar de não ter relação direta com a aquisição de vacinas, o gesto se dá em meio ao “apelo humanitário” por mais imunizantes para o país feito por governadores e lideranças do Congresso. A “dívida colossal” junto aos órgãos multilaterais é frequentemente citada como motivo de constrangimento por diplomatas brasileiros em Nova Iorque e Genebra, sedes das organizações.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não tem nada a haver pagamento de dívidas com vacinas. Pelo montante que o governo federal repassou aos estados e municípios ficou claro que o problema não é falta de dinheiro. É corrupção mesmo! PF em cima desses governadores e prefeitos corruptos!!!

  2. Se não bastasse o desgaste de nossa imagem provada pelo PR e seu ex ministro das relações exteriores, pela má condução do combate a pandemia ainda pesa a pecha por caloteiro.

  3. Será que essa tal CPI covid vai condenar o Trump como mentor do mal desse presidente portador de cérebro de galinha? A proposito, o cawboi americano pouco está interessado nessa querela de vacina pois grande investidor em laboratórios farmacêuticos ja tem dinheiro de sobra para pagar o fisco americano para o qual, segundo a midia, nao recolhia.

  4. Que vergonha. Os bozistas transtornaram um país rico como o Brasil em um grande caloteiro. Daqui a pouco perderá direito a voto e espaço nas negociações internacionais. Além de genocidas e decrépitos, os bozistas são também delinquentes e caloteiros. Nenhuma surpresa, a gente sabe com estes muares se comportam.

    1. https://jamilchade.blogosfera.uol.com.br/2019/09/06/sob-bolsonaro-brasil-ve-divida-com-a-onu-explodir-e-chegar-a-quase-r-2-bi/

    2. Joãozinho delinquente, você é a mentira propriamente dita. Um muar que pensa que é gente! Passa para lá ser insignificante!

    3. Zezinho,onde mentiras?dizer que você é um sofomaníaco?um retardado? Vai pastar Zezinho.....

    4. Joãozinho decrépito zurrando novamente fake news. Esta é a natureza da criatura. Zurrar mentiras o tempo todo para agradar o dono genocida dele. Zurra muar, zurra. Esta é a única coisa que sua mente doentia e perversa pode fazer!

    5. Luciana, não se impressione com os comentários do Jose diarreia,ele é a personificação do recalque e da revolta. Deixa esse sofomaníaco mugir a vontade .

    6. Lucienne Besteirol. Lulistas são ladrões, mas eles deixaram tudo pago até porque tinham posições de destaque na ONU. O calote começou com o Temer e aumentou com o Bozo. Desde 2019, não pagamos as dívidas. Daqui a pouco seremos igual a Somália e bem direito a voto teremos. Parabéns Bozistas! Agora, além de párias, somos também caloteiros globais.

    7. Dívida feita pelos 14 anos do PT ! Trambiqueros nunca antes vistos em nenhum país ! Não é dívida de 2 anos ! Isso é dívida feita durante muiiitos anos ... só nao entende quem não quer .

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO