Zanone Fraissat/Folhapress

Em acordo na PGR, fundador da Qualicorp delata Aécio, Serra, Renan, Jucá e Palocci

27.11.20 10:35

O empresário José Seripieri Filho (foto), fundador da Qualicorp, assinou um acordo de delação premiada com a Procuradoria-Geral da República no qual revela pagamentos ilícitos a políticos do MDB, PSDB e PT. Entre os delatados estão os senadores José Serra e Renan Calheiros, o deputado Aécio Neves, e os ex-ministros Romero Jucá e Antonio Palocci.

O acordo, que está sob sigilo, ainda precisa ser homologado pelo Supremo Tribunal Federal, onde o relator é o ministro Luís Roberto Barroso. Com o aval do STF, os depoimentos e as provas apresentadas por Seriperi poderão ser usados em inquéritos para investigar os políticos delatados na própria corte ou em ações eleitorais já em curso. Pelo acordo, o empresário também terá de devolver cerca de 200 milhões de reais.

As negociações de Seriperi com a PGR começaram após o empresário, que também é conhecido como Júnior, ter sido preso em julho em uma operação da Polícia Federal que investigou suposto pagamento de 5 milhões de reais da Qualicorp, via caixa dois, para a campanha Serra ao Senado, em 2014. Na ocasião, a PF fez buscas em endereços ligados ao tucano.

No início deste mês, Seriperi, Serra e outros dois executivos se tornaram réus na Justiça Eleitoral em São Paulo, acusados de caixa dois, corrupção e lavagem de dinheiro. A denúncia feita pelo Ministério Público paulista foi recebida pelo juiz da 1ª Zona Eleitoral, Marco Antonio Martin Vargas, horas depois de o ministro Gilmar Mendes devolver o caso para a primeira instância eleitoral, no dia em que o crime de caixa dois prescreveria.

Gilmar havia avocado o inquérito sobre Serra para o seu gabinete no Supremo em agosto, a pedido da defesa do senador, que alegou que a investigação da PF avançou sobre o ano de 2015, quando o tucano já exercia mandato no Senado e, por isso, só poderia ser investigado junto ao STF por causa do foro privilegiado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O destino dessa delação é o mesmo que Chico Rodrigues deu àquela grana. A PGR e o STF são useiros e vezeiros em enfiar provas contra corruptos - incluindo indícios contra si - nos respectivos rabos.

  2. Eles NEM PRECISAM SE PREOCUPAR ,A SEGUNDA TURMA E ARAS PROTEGEM .FORO PRIVILEGIADO ENGAVETADO AJUDA OS CORRUPTOS E LADROES A SE SAFAREM

  3. Seripieri é aquele em cuja casa, em Angra, Lula se hospedava quando saiu da presidência? Aquele que doava dinheiro ao filho do ex-presidiário?

  4. MDB, PSDB, PT. Na verdade cada dia fica mais claro que não é partido, seja de centro, esquerda ou direita, é a total podridão da política brasileira. O vírus* se elegeu com a promessa de combater a corrupção. O que fez para isso? Nada. Ou melhor caiu no colo do centrão e busca a todo custo blindar o seu buraco. É uma vergonha ver sujeitos como Aécio (que votei e quero preso), Calheiros, livre, leves e soltos. E saber que o jogo é todo feito para perpetuar essa situação.

    1. Paulo, vírus mais letal que o PT-13 desconheço. O PT-13 fez da corrupção o pão nosso de cada dia, destruiu estatais, fez doações com o dinheiro público a inúmeras ditaduras simulando empréstimos via BNDES que nunca serão pagos, aparelhou órgãos públicos colocando nos postos de comando os seus apaniguados, comprou o legislativo, veja a lista da propina da Odebrecht, e também o judiciário, levou o povo a uma decadência moral sem limites. A corrupção é o vírus a ser combatido.

    2. * Definição de virus no filme Matrix: o Bozo pode ser encarado como uma espécie de praga violenta, egoísta, insensível ao resto do mundo e ao seu próprio destino. Uma espécie de vírus.

  5. De vez em quando a Crusoé publica um pouco dos podres do PSDB. É bem pouco perto da quantidade de denúncias que esse partido tem. Mas já é um começo.

    1. Paulo, precisamos aceitar que a Crusoé tem se revelado uma revista da esquerda. Não podemos esperar muito desse time. E não é que um dos principais nomes da Crusoé, Diogo Mainardi, é funcionário da Globo sendo um dos participantes do programa "Manhattan Connection" apresentado pela GloboNews, recentemente encerrado devido a baixa audiência.

    2. A única revista que publica podres de todo mundo pois não precisa ficar passando pano para político vagabundo e ordinário que nem Lula e Bolsonaro!!

  6. Aécio, Serra, Renan, Jucá e Palocci....o que está faltando para esse pessoal começar a pagar o que deve a sociedade brasileira, a Justiça,. Excesso de delações? Excesso de provas? Recordes de corrupção, recordes de lavagem de dinheiro ? certamente não vai dar em nada. infelizmente!

    1. A justiça vai enrolar até a prescrição da punibilidade dos "amigos".

    2. A cada enxadada uma minhoca nova, outra Lava Jato começando?

Mais notícias
Assine
TOPO