Editor-chefe do Comprova: é perigoso achar que o governo faz checagem
Editor-chefe do Comprova, Sérgio Lüdtke analisa portal da Secretaria de Comunicação do governo federal que simula agência de checagem de fatos
Como noticiado em reportagem da edição desta sexta-feira (14), a Secretaria de Comunicação do governo federal, sob comando de Paulo Pimenta (PT; foto), criou um portal que simula um serviço de checagem de fatos mas com o intuito de promover o governo federal.
Chamada Brasil contra fake, a iniciativa da Secom tem sido repudiada desde o seu lançamento, no final de março. Afinal, um dos pilares da checagem é o apartidarismo.
"É legítimo que o governo tente desmobilizar ataques que sofra nas redes. O problema é tentar levar à população a ideia de que esteja fazendo checagem de fatos", diz Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Projeto Comprova, uma coalizão de fact-checking com mais de 30 veículos de todo o país, incluindo a Crusoé.
Lüdtke explica que uma publicação nunca pode ser "tratada como checagem" quando há "interesse partidário, uma fonte interessada, fazendo a verificação".
Clique no vídeo abaixo para assistir a trecho da entrevista com Sérgio Lüdtke.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
Branda
2023-04-21 11:58:44Em um país onde ministros do STF julgam causas próprias, isso aí não é nada.
Alberto de Araújo
2023-04-18 10:18:46O governo petista é pródigo em fabricar piadas. Essa é uma delas.Subestima a inteligência das pessoas. Julgar que vai convencer com essa pérola, a imparcialidade na divulgação dos fatos é deprimente para nós.
ROSA
2023-04-17 22:18:56A CHECAGEM É E SERÁ SEMPRE SÓ CONTRA OS ADVERSÁRIOS E PARA PERSEGUI-LOS, OS COMPANHEIROS, OS AMIGOS E TODOS DO GOVERNO PODEM TUDO E NADA ACONTECE !!
Gilbeto De Moraes Leite
2023-04-17 10:45:06É o mesmo que colocar o rato prá cuidar o queijo.