Universidade de Oxford

‘É muito cedo para dar uma resposta’, diz porta-voz da Índia sobre exportação de vacinas

14.01.21 23:29

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, afirmou nesta quinta-feira, 14, que “é muito cedo” para dar respostas sobre a exportação das vacinas produzidas em território indiano para o Brasil e outros países, uma vez que a campanha nacional de imunização ainda está começando.

Srivastava falou sobre o assunto ao ser questionado sobre a entrega ao Brasil de 2 milhões de doses da vacina fabricada pelo Instituto Serum, com base na tecnologia desenvolvida pela Universidade de Oxford e do Laboratório AstraZeneca. O estoque está previsto nos planos do Ministério da Saúde para o início da imunização dos brasileiros ainda neste mês.

Como você sabe, o processo de vacinação está apenas no começo na Índia. É muito cedo para dar uma resposta específica sobre o fornecimento a outros países, porque ainda estamos avaliando os prazos de produção e de entrega. Isso pode levar tempo“, disse, segundo a imprensa indiana.

Srivastava não respondeu, entretanto, se a resposta vale para o lote já negociado e importado pelo Brasil. O governo federal anunciou que buscará as milhares de doses nesta sexta-feira, 15. O voo sairá de Recife para Mumbai, na Índia. Em princípio, a viagem estava programada para esta quinta-feira, mas foi reprogramada “por questões logísticas internacionais”.

A encomenda na Índia foi precedida por uma carta de Jair Bolsonaro ao primeiro-ministro Narendra Modi em que pedia urgência no fornecimento, “desde que não impacte o programa de vacinação indiano”.

Crusoé entrou em contato com o Planalto e os ministérios da Saúde e das Relações Exteriores para questionar mais uma vez se, de fato, as 2 milhões de doses da vacina estão garantidas, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, decide no domingo, 17, se libera ou não o uso emergencial das doses da vacina de Oxford que serão buscadas na Índia e da Coronavac.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Estou ansioso para ver o resultado da reunião da Anvisa no próximo domingo, Será que realmente haverá essa reunião, logo agora após a incerteza da vinda das vacinas da Índia? Será que Bolsonaro vai permitir que, a seu contragosto vai ter que engolir a Coronavac ou vai prosseguir mandando o pessoal tomar cloroquina e o remédio para verme, como aconteceu em Manaus? Veremos no próximo domingo!

  2. ESSA VACINA DA CHINA NÃO VIRÁ PARA O BRASIL. O AVIÃO DA AZUL QUE ESTÁ AQUI EM RECIFE, VAI VOLTAR PARA SÃO PAULO, DISSO NÃO TENHO DÚVIDAS. NÃO ESTRANHO SE OS INDIANOS SABEM DO PEDIDO DE BOLSONARO. INFELIZMENTE. SÓ PEÇO QUE, POR ESSA RAZÃO ELE NÃO MANDE A AVISA NÃO APROVAR A CORONAVAC PARA FICERMOS TOTALMENTE SEM OPÇÃO,JÁ QUE O ESTOQUE DA FIO CRUZ, PARA PRONTA ENTREGA, É MUITO PEQUENO. É UMA PENA TUDO ISSO, PIOR SÓ A SITUAÇÃO DE MANAUS. QUE DEUS NOS AJUDE.

  3. Os indianos não entenderam como é importante essas 2 milhões de doses. Sem elas o Bolsonóquio não irá conseguir tirar fotos antes do Dória do inicio da vacinação. Só estão preocupados com essas poucas 2 milhôes de doses. Não se preocupam que precisamos de 500 milhões de doses. De onde virão? Quando? INCOMPETENTES E ORDINÁRIOS.

  4. E a população que mais sofre com isso,fica brigando pra defender político corrupto de ambos os lados..... os desvios das verbas na PANDEMIA em todos os Estados é de responsabilidade de todas as autoridades e estão sem punição. CORRUPÇÃO MATA!!!

  5. Maldade do Indiano, dar prioridade ao seu povo e não ao Bolsonaro. Alternativa: apelar ao Putin para que lhe mande com urgência umas doses da Sputnik, para não ter de começar a campanha de vacinação com a Coronavac do Dória.

  6. Países como reinoUnido, Cnadá, Austrália, EUA e outros adquiriram vacinas de vários laboratórios quando ainda em fase de desenvolvimento. Assim garantiram estoques para vacinar suas populações por várias vezes . Aqui temos a Anvisa enrolada em sua burocracia e um desgoveno que não consegue lidar com esta pandemia. O resultado são milhares de mortes, pessoas inclusive morrendo asfixiadas, e uma população desesperada.

  7. Kkkkkkkk. O nacionalismo indiano agora atrapalha o nacionalismo obtuso do Bozo. Neste ritmo, o Brasil será o último país a vacinar totalmente à sua população. A fila será longa. Só na Índia são mais de 1.3 bilhão de pessoas.

  8. O incompetente espera completar 230 mil mortes, assim ele planeja vacinar 230 mil cadáveres. Enquanto isso as pessoas estão morrendo asfixiadas em Manaus. Essa é a consequência de ter que escolher entre o pior e o menos ruim. Se se repetir em 2022, juro que anulo o meu voto.

  9. Se a Índia não liberar as doses de lá, com certeza, a coronavac terá um adiamento do pedido emergencial. Continuam brincando com a vida dos brasileiros.

    1. Bem isso, Maria. Tbém acho q as coisas só vão andar pra uma, se conseguirem enfiar a INAUGURAÇÃO da outra. Sim.. brincadeira total com a vida do povo.

  10. A decisão sobre a entrega da vacina indiana será dia 17. O dia D (do Descaso) é 21. E a Anvisa vai verificar a qualidade da vacina (ou do placebo) durante o voo de volta para o Brasil, né?

  11. já passou da hora de defenestrar esse Facínora paspalhão corrupto e quadrilheiro da presidência da República. esse país não merece ter tanta desgraças como Governantes. um pior que o outro. tá foda

    1. Wladimyr - Perfeita sua colocação ! Até qdo vamos aguentar essa situação?

    1. Agora sabemos o motivo do cancelamento do voo, a india ainda nao bateu o martelo se irá mandar a esmola de 2 milhões de vacinas q o governo tanto se vangloria de ter conseguido. Enquanto isso temos vacinas prontinhas para serem usadas nos brasileiros, ela esta no Butantan e só esperando o Bozo autorizar a anvisa a liberar ela para a população.

    2. Retrata os fatos, a ingerência,desinformação, ideologia,negação desse governo que agora diante da catástrofe e repercussão mundial tenta uma solução.

    3. estranho cancelar o vôo sem explicações .pra quem negou a Pandemia,Bolsonaro agora é capaz de ser vacinado em rede nacional 207.000 mil mortos e contando... presidente lixo

    4. Sr Edmundo, SILENCE DAY.. decretado pelo seu "lado". Não é pra postar em hoje, dia 15, em protesto pela "censura" imposta aos bolsonaristas qdo são desestimulados de mentir nas redes postando as bobagens de sempre.. Pare de postar, já passa de meia-noite.. só pode voltar a postar dia 16.

    5. Kkkk faz igual a avestruz, enfia a cabeça num buraco para deixar de ver a realidade q lhe rodeia.

  12. O Brasil precisa urgentemente combater com força esse vírus mortal que está alojado na cadeira presidencial. A melhor vacina para isso é o impeachment!

    1. pessoalpodem anotar esta,o avião deve atrasar para chegar com as 2 milhões de vacinas e a anvisa nao aprova nenhuma das 2 vacinas ,a hora que ja estiver a astra zeneca em solo brasileiro aí sim ela deve aprovar as duas( ou mesmo so a da oxford se o nosso presidente puchar a orelha da anvisa), tudo isto para o doria não sair na frente,isto é um absurdo,pessoas morrendo sem oxigênio sem vagas nos hospitais e temos 10 milhões de vacinas aguardando na partileira .onde esta o nosso stf.

  13. Dois milhões de doses para um país de 220 milhões e só para tirar a fotografia da primeira pessoa Vacinada e não deixar o Doria sair na frente ! Bando de incompententes e idiotas !!! Bolsonaro e Paluello !!

    1. Aurea, melhor essa do que a "nenhuma" que o governo tem para oferecer aos brasileiros. Vocês bozetes histéricas são mesmo seres desprezíveis, milhares morrem diariamente e vcs continuam defendendo o ser trevoso e negacionista sentado na presidência. A vossas mãos tmbm estão manchadas com o sangue dos brasileiros e é uma pena que, para vcs, não exista impeachment que os faça serem afastados do convivio social. Loucos degenerados que flertam com a morte, isso é o q vcs são.

    2. Na frente de que? De uma vacina milionária , muito mais cara que todas, com MENOS de 51% de cobertura que vai enche os bolsos $ de quem??? Leia em pouco sobre isso. Leiam a coluna do Luiz Humberto.

    3. O governo infelizmente tem o seu interesse focado somente na reeleição . Até agora não interessou-se absolutamente em vacinar ninguém . Agora que o Doria vai inicia a vacinação , o governo federal ficou desesperado e vai mandar um aviao às pressas para a Índia para buscar um pouquinho de vacina para mostrar nos meios de comunicação que o Bolsonaro iniciou a vacinação antes .

  14. Mesmo que venha este lote não fará nem cócegas nas necessidades brasileiras. Servirá apenas para nosso querido e amado presidente dizer que vacinou antes do dória. Fico imaginando este bozo pelado!!!! Deve ter um enorme rebanho pendurado no saco dele - se segurando com a boca

    1. da 3 doses por município.so quer dizer que vacinou primeiro que Dória.genocida,insensível ao sofrimento do próximo.e pensar que votei num traste inútil desses.. 2022,menos 8 votos já tem

    2. # Fora Bolsonaro e sua cateva ! temos que marcar um panelaço contra esse governo incompetente . lena

  15. É, tudo leva a crer que veremos a Anvisa dificultando e protelando indefinidademente a liberação da vacina do butantan, pelo menos até q o bozo consiga alguma esmola de doses para fazer concorrência ao Doria. Temos verdadeiramente um governo federal omisso e genocida.

    1. Concordo. A anvisa (nem merece maiúscula) aparelhada vai empurrar pelo máximo de tempo que conseguir. Mas o tiro pode sair pela culatra: se aparecerem números parecidos da Astra Zeneca....

    2. Aurea, zumbi retardada do papai bozo. 50% é melhor que enorme ZERO% que o seu ídolo está oferecendo para os brasileiros. Vá comer alfafa com cloroquina na PQP!!!!

    3. Essa vacina meia boca de 50% é a de menor alcance do mundo! Kkk.

    4. Esse o grande temor... ordens superiores para segurar o Butantã... vergonhoso!

    5. Kkkk Pelo visto o Bozonaro vai ter que dar a festinha da vacina e tirar foto ao lado de Pançuello e Zé Gotinha e na mão a caixinha da vacina do Doria...rs.

  16. E com relação aos testes esquecidos no depósito de Guarulhos? Aguardando o próximo vencimento sem derem usados? Quanto dinheiro está indo para o lixo?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO