'É muito cedo para dar uma resposta', diz porta-voz da Índia sobre exportação de vacinas
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, afirmou nesta quinta-feira, 14, que "é muito cedo" para dar respostas sobre a exportação das vacinas produzidas em território indiano para o Brasil e outros países, uma vez que a campanha nacional de imunização ainda está começando. Srivastava falou sobre o assunto ao ser...
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, afirmou nesta quinta-feira, 14, que "é muito cedo" para dar respostas sobre a exportação das vacinas produzidas em território indiano para o Brasil e outros países, uma vez que a campanha nacional de imunização ainda está começando.
Srivastava falou sobre o assunto ao ser questionado sobre a entrega ao Brasil de 2 milhões de doses da vacina fabricada pelo Instituto Serum, com base na tecnologia desenvolvida pela Universidade de Oxford e do Laboratório AstraZeneca. O estoque está previsto nos planos do Ministério da Saúde para o início da imunização dos brasileiros ainda neste mês.
"Como você sabe, o processo de vacinação está apenas no começo na Índia. É muito cedo para dar uma resposta específica sobre o fornecimento a outros países, porque ainda estamos avaliando os prazos de produção e de entrega. Isso pode levar tempo", disse, segundo a imprensa indiana.
Srivastava não respondeu, entretanto, se a resposta vale para o lote já negociado e importado pelo Brasil. O governo federal anunciou que buscará as milhares de doses nesta sexta-feira, 15. O voo sairá de Recife para Mumbai, na Índia. Em princípio, a viagem estava programada para esta quinta-feira, mas foi reprogramada “por questões logísticas internacionais”.
A encomenda na Índia foi precedida por uma carta de Jair Bolsonaro ao primeiro-ministro Narendra Modi em que pedia urgência no fornecimento, “desde que não impacte o programa de vacinação indiano”.
Crusoé entrou em contato com o Planalto e os ministérios da Saúde e das Relações Exteriores para questionar mais uma vez se, de fato, as 2 milhões de doses da vacina estão garantidas, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, decide no domingo, 17, se libera ou não o uso emergencial das doses da vacina de Oxford que serão buscadas na Índia e da Coronavac.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sinval
2021-01-15 18:05:58Estou ansioso para ver o resultado da reunião da Anvisa no próximo domingo, Será que realmente haverá essa reunião, logo agora após a incerteza da vinda das vacinas da Índia? Será que Bolsonaro vai permitir que, a seu contragosto vai ter que engolir a Coronavac ou vai prosseguir mandando o pessoal tomar cloroquina e o remédio para verme, como aconteceu em Manaus? Veremos no próximo domingo!
José
2021-01-15 17:00:19Muita incompetência.... Nisso é eficácia pura , beira os 100%
Bernardo
2021-01-15 16:32:00preparem suas panelas. A coisa é mais tragica do que se imagina. Mandaram um avião pra india pra buscar vento
Bento
2021-01-15 16:22:04ESSA VACINA DA CHINA NÃO VIRÁ PARA O BRASIL. O AVIÃO DA AZUL QUE ESTÁ AQUI EM RECIFE, VAI VOLTAR PARA SÃO PAULO, DISSO NÃO TENHO DÚVIDAS. NÃO ESTRANHO SE OS INDIANOS SABEM DO PEDIDO DE BOLSONARO. INFELIZMENTE. SÓ PEÇO QUE, POR ESSA RAZÃO ELE NÃO MANDE A AVISA NÃO APROVAR A CORONAVAC PARA FICERMOS TOTALMENTE SEM OPÇÃO,JÁ QUE O ESTOQUE DA FIO CRUZ, PARA PRONTA ENTREGA, É MUITO PEQUENO. É UMA PENA TUDO ISSO, PIOR SÓ A SITUAÇÃO DE MANAUS. QUE DEUS NOS AJUDE.
AIRTON
2021-01-15 11:06:21Os indianos não entenderam como é importante essas 2 milhões de doses. Sem elas o Bolsonóquio não irá conseguir tirar fotos antes do Dória do inicio da vacinação. Só estão preocupados com essas poucas 2 milhôes de doses. Não se preocupam que precisamos de 500 milhões de doses. De onde virão? Quando? INCOMPETENTES E ORDINÁRIOS.
Andréa
2021-01-15 11:03:03E a população que mais sofre com isso,fica brigando pra defender político corrupto de ambos os lados..... os desvios das verbas na PANDEMIA em todos os Estados é de responsabilidade de todas as autoridades e estão sem punição. CORRUPÇÃO MATA!!!
Velhinha de Taubaté
2021-01-15 09:45:11Maldade do Indiano, dar prioridade ao seu povo e não ao Bolsonaro. Alternativa: apelar ao Putin para que lhe mande com urgência umas doses da Sputnik, para não ter de começar a campanha de vacinação com a Coronavac do Dória.
Fabiano
2021-01-15 09:11:30Países como reinoUnido, Cnadá, Austrália, EUA e outros adquiriram vacinas de vários laboratórios quando ainda em fase de desenvolvimento. Assim garantiram estoques para vacinar suas populações por várias vezes . Aqui temos a Anvisa enrolada em sua burocracia e um desgoveno que não consegue lidar com esta pandemia. O resultado são milhares de mortes, pessoas inclusive morrendo asfixiadas, e uma população desesperada.
Jose
2021-01-15 08:14:43Kkkkkkkk. O nacionalismo indiano agora atrapalha o nacionalismo obtuso do Bozo. Neste ritmo, o Brasil será o último país a vacinar totalmente à sua população. A fila será longa. Só na Índia são mais de 1.3 bilhão de pessoas.
Manoel
2021-01-15 07:22:23O incompetente espera completar 230 mil mortes, assim ele planeja vacinar 230 mil cadáveres. Enquanto isso as pessoas estão morrendo asfixiadas em Manaus. Essa é a consequência de ter que escolher entre o pior e o menos ruim. Se se repetir em 2022, juro que anulo o meu voto.