Crusoé
06.09.2025 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
    • Entrevistas
    • O Caminho do Dinheiro
    • Ilha de Cultura
    • Leitura de Jogo
    • Crônica
    • Colunistas
    • Assine já
      • Princípios editoriais
      • Central de ajuda ao assinante
      • Política de privacidade
      • Termos de uso
      • Política de Cookies
      • Código de conduta
      • Política de compliance
      • Baixe o APP Crusoé
    E siga a Crusoé nas redes
    Facebook Twitter Instagram
    Diários

    'É melhor termos uma lei pensada pelo Pelé do que pela bancada da bola', diz Carla Camurati

    A atriz e diretora Carla Camurati lançou em novembro o documentário 8 Presidentes 1 Juramento, que condensa em 145 minutos diversos momentos políticos do Brasil dos últimos 30 anos. O documentário inicia com a campanha por eleições diretas e vai até a posse de Jair Bolsonaro, em 2019. Contando apenas com a seleção e o...

    Redação Crusoé
    6 minutos de leitura 05.12.2021 14:02 comentários 10
    Carla Camurati Divulgação
    • Whastapp
    • Facebook
    • Twitter
    • COMPARTILHAR

    A atriz e diretora Carla Camurati lançou em novembro o documentário 8 Presidentes 1 Juramento, que condensa em 145 minutos diversos momentos políticos do Brasil dos últimos 30 anos. O documentário inicia com a campanha por eleições diretas e vai até a posse de Jair Bolsonaro, em 2019. Contando apenas com a seleção e o encadeamento de cenas, sem fazer uso de um narrador, Carla evita posicionar-se ao longo da história. Com isso, traz uma narrativa poderosa sobre a Presidência da República, sem cair na polarização atual. O documentário está em cartaz em cinemas do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, e em breve chegará a Manaus. No ano que vem, estará disponível em streaming. Por email, a diretora de Carlota Joaquina e Irma Vap - O Retorno, respondeu a perguntas da Crusoé.

    Seu documentário é emocionante em alguns momentos. O brasileiro erra em tratar a política com muita emoção e pouca razão?
    Tem uma máxima do diretor Antônio Abujamra (1932-2015) que eu adoro. Toda vez que um ator se emocionava muito e acabava exagerando em uma cena, ele dizia: “Querido, querido... não se emocione tanto. Veja o que a emoção fez com a América Latina! Por favor, fique no comando!". Acho que o brasileiro se equivoca, porque a emoção de alguma maneira tira o foco do nosso objetivo. Não discutimos claramente o que queremos para o país. Dá para perceber isso entrando durante meia hora nas redes sociais: muita grosseria, reclamações, ofensas e poucas propostas. Não conhecemos nem sequer o plano de governo proposto pelos candidatos. Ouvimos apenas frases de palanques e nos simpatizamos com o político A ou com o B. Poderíamos resolver questões básicas na engrenagem política sem muito “trelelê”, para ajudar o país. Por exemplo: deputados e senadores podem votar questões cruciais para o país na calada da noite com voto secreto? Provavelmente, todos os brasileiros responderiam que não, com exceção dos interessados.

    Teve muita gente reclamando que a sra. não fez um documentário para defender o ponto de vista delas?
    Quando o filme ficou pronto, promovi várias sessões com amigos e conhecidos, de posicionamentos políticos diferentes. Foi muito bom ver que ninguém achou que o filme cometeu injustiças. Como no capítulo final de uma novela de sucesso, assistimos boquiabertos à trama que se constrói e que vai decidir o nosso destino. Não tivemos ainda uma discussão em torno da defesa de pontos de vista, mesmo porque o filme não traz um ponto de vista e sim uma sequência de fatos que fazem parte da nossa história.

    Um bom filme se faz com poucos personagens. Nos 30 anos mostrados pelo documentário, a impressão é de que um número restrito de políticos comandou o Brasil. Não deveria ser diferente?
    Poderia e deveria ser diferente, só que grande parte das pessoas que poderiam estar oxigenando a nossa política se desanimam com o nosso cenário político atual. Acontece que, antes do voto, temos as campanhas, os palanques, os acordos com os partidos e o dinheiro que financia tudo isso. Por causa desse quadro amplo de fatores que regem uma eleição surge a tendência de “políticos do ramo” se revezarem no poder, perpetuando assim a presença deles na cúpula do país.

    Os políticos falam muito em Deus. Por que nossa política precisa tanto de uma divindade? Acha que Deus tem misericórdia dessa nação?
    Interessante isso, né? Acho que esse é um ponto que fortalece a sintonia entre eleitores e candidatos. A música País Tropical já diz que o Brasil é um país abençoado por Deus e bonito por natureza. Temos visto vários exemplos de misericórdia divina na nossa história. Os políticos não falam em Deus para ativar a sua misericórdia, talvez o façam para estimular a misericórdia do eleitorado, que no Brasil sempre teve um viés religioso importante.

    A sra. aparece em dois momentos no documentário, em solenidades oficiais. Seu filme também mostra Pelé e Gilberto Gil envolvidos com a política. Como a sra. vê essa mistura de dois mundos? A política também é um espetáculo? 
    Várias perguntas em uma mesma questão. Ambas atividades requerem uma teatralidade, mas não consigo comparar nem a forma, nem os objetivos, muito menos o conteúdo. Entretanto é a política que define os caminhos do país e, com isso, é normal que pessoas de outras áreas entrem na política com o objetivo de mudar as coisas, de melhorar o país. É melhor termos uma lei que foi pensada e liderada pelo Pelé, do que pela bancada da bola. Isso não quer dizer que o país só evolua quando um personagem da cultura ou do esporte, ou um empresário, decide se envolver com a política. Todos somos políticos, enquanto eleitores, e alguns de nós podem com certeza contribuir com a causa pública, como ministros, secretários e gestores.

    Seu documentário mostra que os brasileiros dão muita importância ao cargo de presidente, mas também mostra que protestos e impeachment são ameaças constantes. O parlamentarismo poderia dar certo no Brasil?
    Não sei se resolveria o nosso problema. Já tivemos duas pequenas experiências no Brasil com o parlamentarismo, e já optamos pelo presidencialismo em um plebiscito. É evidente que a troca de um governante (no caso, de um primeiro-ministro) é feita de forma mais prática e indolor no parlamentarismo. Só que os problemas que temos hoje podem se repetir em qualquer sistema. Para avançar, precisamos não apenas do presidente, e sim de todos. Precisamos melhorar a nossa comunicação durante o período de eleições. Saúde, educação, segurança e controle da corrupção vivem no desejo da nação há muitos anos  e podem ser temas para muitos documentários, mas acaba que existe uma banalização da corrupção dia após dia, durante anos, nas diferentes áreas da República.

    Diários

    "O anistiado de hoje será o golpista de amanhã"

    Redação Crusoé Visualizar

    Trump: 'Perdemos Índia e Rússia para a China'

    José Inácio Pilar Visualizar

    Boulos convoca "verdadeiros patriotas" para 7 de Setembro

    Redação Crusoé Visualizar

    Nada é definitivo?

    Duda Teixeira, Wilson Lima Visualizar

    EUA vão reduzir verba militar para países na fronteira russa

    José Inácio Pilar Visualizar

    "Gás do Povo" para um governo sem gás

    Duda Teixeira Visualizar

    Mais Lidas

    A muleta do imposto de renda

    A muleta do imposto de renda

    Visualizar notícia
    Boulos convoca "verdadeiros patriotas" para 7 de Setembro

    Boulos convoca "verdadeiros patriotas" para 7 de Setembro

    Visualizar notícia
    Câmara pede explicações à AGU sobre contratação de escritório nos EUA para reverter sanções de Trump

    Câmara pede explicações à AGU sobre contratação de escritório nos EUA para reverter sanções de Trump

    Visualizar notícia
    Costura de país

    Costura de país

    Visualizar notícia
    Culpa factual de Bolsonaro é a menor das questões

    Culpa factual de Bolsonaro é a menor das questões

    Visualizar notícia
    Gleisi é rejeitada pela maioria dos paranaenses

    Gleisi é rejeitada pela maioria dos paranaenses

    Visualizar notícia
    Mais um ministro de Lula quer a bomba atômica

    Mais um ministro de Lula quer a bomba atômica

    Visualizar notícia
    Não está fácil para os defensores do governo Lula

    Não está fácil para os defensores do governo Lula

    Visualizar notícia
    "O anistiado de hoje será o golpista de amanhã"

    "O anistiado de hoje será o golpista de amanhã"

    Visualizar notícia
    O incômodo de Galípolo com a falta de recursos no BC

    O incômodo de Galípolo com a falta de recursos no BC

    Visualizar notícia

    Tags relacionadas

    Carla Camurati

    Carlota Joaquina

    cinema

    Diretas Já

    Gilberto Gil

    Jair Bolsonaro

    Pelé

    política

    Presidência da República

    < Notícia Anterior

    Após prévias conturbadas, Rodrigo Garcia tenta atuar como bombeiro no PSDB

    05.12.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar
    Próxima notícia >

    Opção para ajudar Lula em SP, Alckmin teve votação pífia no estado em 2018

    05.12.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
    Visualizar

    Redação Crusoé

    Suas redes

    Twitter Instagram Facebook

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    REMO

    2021-12-07 18:59:10

    Uma atriz e diretora de cinema que produz uma obra abrangendo aspectos politicos contemporâneos, no texto anexo, afirma que houve UM plesbicito popular para definir a implantação do Parlamentarismo no Brasil e que foi recusado pelos eleitores .Na realidade foram DOIS plebiscitos e ambos recusaram o Parlamentarismo : o primeiro quando Jango Goulart assumiu a Presidência e o segundo na elaboração da Constituição de 1988.


    Vera

    2021-12-06 15:07:25

    Ela fala na entrevista de poucas caras ao longo dos 30 anos. Urgente uma reforma eleitoral que acabe com reeleição pra cargos no Executivo e limite a no máximo 1 vez os cargos no Legislativo. A legislação favorece que os mesmos permaneçam por décadas nos cargos, agravada agora com o Fundo Eleitoral, onde os caciques dos partidos manejam as verbas a seu bel prazer


    PAULO

    2021-12-06 11:34:46

    1- Vou dar um desconto para a Carla Camurati e para o tal Abujamra. Ele por falar bobagem. Ela por repetir essa bobagem. Eles não entendem nada. O ser humano é emocional, todos seres humanos. Toda decisão envolve emoção. Não existe um botão que desliga a emoção. Para melhorar na tomada de decisão, temos que aprimorar nosso processamento, para quando receber os inputs, conseguir gerar output satisfatório com o objetivo.


    Joelpereira

    2021-12-06 10:54:18

    Tb gostaria de ver o documentário e seria ideal a reportagem informar aonde se obtém ingressos.


    Rodrigo Augusto Vidigal De Lima

    2021-12-06 09:42:23

    Pior é isso. Ver que a corrupção no Brasil está tão banalizada como a Carla disse... Precisamos acabar com esse atraso.


    Ana Galdino dos Santos

    2021-12-06 08:58:13

    o maior problema do Brasil é a corrupção e agora banalizada, questão que o parlamentarismo ou o semipresidencialismo não vai mudar.


    Max

    2021-12-06 08:56:26

    A entrevista parece ser de uma mulher madura e consciente das fraquezas de seu país. O documentário merece ser visto.


    FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA

    2021-12-06 08:26:52

    tai concordo aliás depois dis 7a1 o futebol brasileiro morreu . nunca mais vi um jogo da seleção mercenária européia pois me dou ao respeito.


    Eduardo casares silva

    2021-12-06 08:04:46

    Gosto muito dela, seria uma excelente secretaria de cultura pro país, creio eu. Um ótimo nome.


    Maria

    2021-12-06 07:17:42

    Se é isento, mostra fatos e realidade, vou ver!


    Torne-se um assinante para comentar

    Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

    Comentários (10)

    REMO

    2021-12-07 18:59:10

    Uma atriz e diretora de cinema que produz uma obra abrangendo aspectos politicos contemporâneos, no texto anexo, afirma que houve UM plesbicito popular para definir a implantação do Parlamentarismo no Brasil e que foi recusado pelos eleitores .Na realidade foram DOIS plebiscitos e ambos recusaram o Parlamentarismo : o primeiro quando Jango Goulart assumiu a Presidência e o segundo na elaboração da Constituição de 1988.


    Vera

    2021-12-06 15:07:25

    Ela fala na entrevista de poucas caras ao longo dos 30 anos. Urgente uma reforma eleitoral que acabe com reeleição pra cargos no Executivo e limite a no máximo 1 vez os cargos no Legislativo. A legislação favorece que os mesmos permaneçam por décadas nos cargos, agravada agora com o Fundo Eleitoral, onde os caciques dos partidos manejam as verbas a seu bel prazer


    PAULO

    2021-12-06 11:34:46

    1- Vou dar um desconto para a Carla Camurati e para o tal Abujamra. Ele por falar bobagem. Ela por repetir essa bobagem. Eles não entendem nada. O ser humano é emocional, todos seres humanos. Toda decisão envolve emoção. Não existe um botão que desliga a emoção. Para melhorar na tomada de decisão, temos que aprimorar nosso processamento, para quando receber os inputs, conseguir gerar output satisfatório com o objetivo.


    Joelpereira

    2021-12-06 10:54:18

    Tb gostaria de ver o documentário e seria ideal a reportagem informar aonde se obtém ingressos.


    Rodrigo Augusto Vidigal De Lima

    2021-12-06 09:42:23

    Pior é isso. Ver que a corrupção no Brasil está tão banalizada como a Carla disse... Precisamos acabar com esse atraso.


    Ana Galdino dos Santos

    2021-12-06 08:58:13

    o maior problema do Brasil é a corrupção e agora banalizada, questão que o parlamentarismo ou o semipresidencialismo não vai mudar.


    Max

    2021-12-06 08:56:26

    A entrevista parece ser de uma mulher madura e consciente das fraquezas de seu país. O documentário merece ser visto.


    FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA

    2021-12-06 08:26:52

    tai concordo aliás depois dis 7a1 o futebol brasileiro morreu . nunca mais vi um jogo da seleção mercenária européia pois me dou ao respeito.


    Eduardo casares silva

    2021-12-06 08:04:46

    Gosto muito dela, seria uma excelente secretaria de cultura pro país, creio eu. Um ótimo nome.


    Maria

    2021-12-06 07:17:42

    Se é isento, mostra fatos e realidade, vou ver!



    Notícias relacionadas

    Câmara pede explicações à AGU sobre contratação de escritório nos EUA para reverter sanções de Trump

    Câmara pede explicações à AGU sobre contratação de escritório nos EUA para reverter sanções de Trump

    Wilson Lima
    06.09.2025 08:16 3 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Gleisi é rejeitada pela maioria dos paranaenses

    Gleisi é rejeitada pela maioria dos paranaenses

    Redação Crusoé
    05.09.2025 17:57 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Mais um ministro de Lula quer a bomba atômica

    Mais um ministro de Lula quer a bomba atômica

    Duda Teixeira
    05.09.2025 16:54 2 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    O incômodo de Galípolo com a falta de recursos no BC

    O incômodo de Galípolo com a falta de recursos no BC

    Redação Crusoé
    05.09.2025 16:43 4 minutos de leitura
    Visualizar notícia
    Crusoé
    o antagonista
    Facebook Twitter Instagram

    Acervo Edição diária Edição Semanal

    Redação SP

    Av Paulista, 777 4º andar cj 41
    Bela Vista, São Paulo-SP
    CEP: 01311-914

    Acervo Edição diária

    Edição Semanal

    Facebook Twitter Instagram

    Assine nossa newsletter

    Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

    Crusoé, 2025,
    Todos os direitos reservados
    Com inteligência e tecnologia:
    Object1ve - Marketing Solution
    Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso