Marinha americana

Drone americano Global Hawk sobrevoa Ucrânia para coletar informações e ser visto

24.01.22 19:40

A agência russa Tass anunciou na sexta, 21, que um drone americano Global Hawk (foto) sobrevoou a Ucrânia e a Belarus para coletar informações sobre tanques e soldados russos. As coordenadas da aeronave não tripulada foram obtidas no site FlightRadar.

O drone Global Hawk pode ser usado para obter dados de inteligência a uma altura de até 20 quilômetros. Segundo a Tass, a aeronave teria decolado de uma base americana nos Emirados Árabes Unidos.

O Global Hawk é um drone de grande porte, entre os maiores do mundo, e tem um tempo de voo superior a 30 horas. Ele foi projetado para fazer o levantamento de grandes áreas, assim como o avião espião U-2“, diz o analista de segurança americano Seth Frantzman, autor do livro Drone Wars.

Notícias em agências russas sobre drones americanos no Mar Negro e na Ucrânia já circulam há alguns anos. Isso porque o Global Hawk não tem capacidade de passar despercebido pelos radares. Não é considerado “furtivo” ou “invisível“. Em 2019, um deles foi abatido quando sobrevoava o Irã.

Seth Frantzman acredita que, ao despachar o Global Hawk para a Ucrânia, os americanos não apenas estão obtendo informações valiosas, como estão enviando um recado para a Rússia.

Não parece que os Estados Unidos estejam fazendo isso em segredo. Essas missões também têm como objetivo enviar uma mensagem aberta para os russos, a de que os Estados Unidos os estão observando“, diz Frantzman. “O Global Hawk não é o melhor drone para missões clandestinas, como aquelas que podem se tornar necessárias caso o conflito estoure na Ucrânia. Para esse tipo de operação, os Estados Unidos poderiam usar outros drones, com características furtivas.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO