Divulgação/Governo de SP

Doria vai ao STF para vetar entrada de viajantes não vacinados em SP

10.12.21 19:37

O governo João Doria (foto) acionou o Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira, 10, na tentativa de implementar em São Paulo a exigência do passaporte vacinal para estrangeiros, a fim de barrar a entrada de não vacinados no estado por meio dos aeroportos.

O tucano fez o pedido no âmbito de uma ação da Rede Sustentabilidade em andamento na corte sobre o assunto. Doria já havia oficiado o governo federal para adotar a medida e ameaçado impô-la, caso a gestão Jair Bolsonaro não o atendesse.

O presidente da República demonstrou irritação com a investida do adversário político. “Outro governador, aqui da região Sudeste, quer fazer o contrário. E ameaça: ‘ninguém vai entrar no meu estado…’. Teu estado é o cacete, porra, disparou Bolsonaro, em um pronunciamento no Planalto, na quinta-feira.

Nos últimos dias, o Ministério da Saúde anunciou somente a imposição de quarentena de cinco dias a não viajantes que pousarem em todo o país. A medida, que entraria em vigor neste sábado, 11, acabou adiada após um ataque hacker tirar do ar diversas plataformas da pasta, como o ConecteSUS, espaço que abriga os comprovantes de imunização.

Em nota, o governo paulista argumentou que o estado é o principal destino dos voos domésticos e internacionais do Brasil, com os três aeroportos mais movimentados do país: Cumbica, Viracopos e Congonhas. Frisou, ainda, que São Paulo recebe um terço dos voos caseiros e dois terços do total de voos internacionais do Brasil. Também conta com o maior porto da América da Latina.

O Governo Federal é o responsável pela vigilância dos portos e aeroportos e a medida torna-se ainda mais importante diante do cenário de novas variantes, como é o caso da Ômicron. Somada a exigência da comprovação de vacinação vinculada ao passaporte, o Comitê Científico do Estado considera fundamental a obrigatoriedade da apresentação de teste PCR negativo válido por 48 horas ou teste antígeno negativo válido por 24 horas“, anotou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não voto no pilantra do Bolsonaro nunca mais, mas esse infeliz ME representa quando vai pra cima desses governadores fascistas. A OMS já AFIRMOU que vacinados e não-vacinados podem portar e transmitir o cabrunco do vírus. Isto tá mais que provado (Google: Empresa da Noruega; festa; só vacinados; mais de 60 contaminados). Como a OMS não apoia essas ações fascistas, esses governadores passaram a citar a FIOCRUZ, cuja DIRETORIA apoia está barbárie (políticos e não pesquisadores).

    1. no Brasil o cidadão é controlado pelo Estado como contribuinte no velho CPF hoje ineficaz já que milhões devem ao fisco não pagam e ninguém pode AINDA ser preso por dívida e uns até são soltos se ROUBAREM MUITO é claro . o ridículo passaporte de vacinas é o controle social dos que ousam discordar dos ditadores por algo inútil tirando-lhes o mais sagrado direito institucional o de IR e VIR .. a idiotas ridículos que o querem UM CHOCALHO cai bem melhor . idiotas . trogloditas . neanderthais.

    2. PAULO quanto mais você fala mais ridículo se torna pois é um imbecil psicopata que muda de gosto pela fase da lua mostrando o psicopata que é . sai do meu saco piolho se sugar muito vice pode virar menino.

    3. Resposta da CPAT (Central Paulo de Atendimento aos Tolos). Primeiro eu não quero impor nada, só foi feito contrapontos. Quem contraiu o sarscov2 pode ser reinfectado, como sabido por todos. A vacina é um forma segura de se proteger sem o risco de desenvolver à doença, que causou a morte de mais de 615 mil brasileiros. Quanto a ser picado por trás... Esse tipo de colocação é o último refúgio dos tolos, que não conseguem se contrapor. Moro Presidente 🇧🇷

    4. Continuando. A OMS e eu concordo em parte, é contra esses controles, por uma questão socioeconômica. Temos que ter uma coisa em mente, essa infelizmente não será a última pandemia. Tudo que está ocorrendo hoje é aprendizado. Imagina se em vez da covid fosse uma pademia de ebola, cuja letalidade alcança 90%. Vc também seria contra qualquer controle? Moro Presidente 🇧🇷

    5. Jaime, eu respeito a sua decisão de não se vacinar. Mais alguns pontos no seu comentário merecem um contraponto. Vacinados transmitem por menos tempo. Na festa em questão, poderia ter um supertransmissor, ou mais, um supertransmissor que pode ter burlado o controle. Bolsonaro foi para cima dos governadores, adotou como estratégia a imunidade de rebanho pela contaminação, propagou medicamentos ineficazes, desdenhou das vacinas e o resultado são mais de 615 mil mortes, muitas evitáveis.

  2. Mais uma vez o Dória se mostra muito superior ai abestado e incompetente Genocida. Cuidar da saúde dos brasileiros é mais importante que as vaidades e loucuras do Desgoverno Federal.

  3. aí quem sabe saia de 2 para 2.1% te manca imbecil só você não enxerga o ridículo que é? o pior está por vir quando o ministro Tarcisio lançar candidatura ao governo de Sampa e você terá o que merece oportunista cínico mentiroso o povo te dará a devida resposta aliás já está dando.

  4. ATENÇÃO TODOS ANTAS y sus MUARES adestrados, URGENTE! __ Tribunal de Haia diz um sonoro “não” para senadores da CPI da Covid e deixaram bem claro que aquele excelso tribunal não tem vaga para delinquentes politiqueiros em busca de holofotes. A tríade do mal liderada pelo saltitante SIFÚ! __ MITO '22' reeleito em 2022 facinho.

    1. Nyco qualquer jumento sabe bem que estes tais tribunais internacionais para nada servem . idiotas ainda imaginam o Tribunal de Nuremberg da guerra contra o nazismo mas era outra coisa e foram os vencedores que puniram os crimes hediondos dos vencidos . na verdade são meros peitos de macho não amamentam mas dão câncer.

Mais notícias
Assine agora
TOPO