Doria usa jatinho de empresário para passar o feriado em ilha de luxo do Caribe
O governador de São Paulo, João Doria (foto), usou o jatinho do empresário Rubens Ometto, dono do grupo Cosan, para viajar com a família para a luxuosa ilha de Saint Barth, no Caribe, no feriado de Finados. A aeronave modelo Falcon 7x, com capacidade para até 19 passageiros, decolou do aeroporto internacional de Guarulhos na...
O governador de São Paulo, João Doria (foto), usou o jatinho do empresário Rubens Ometto, dono do grupo Cosan, para viajar com a família para a luxuosa ilha de Saint Barth, no Caribe, no feriado de Finados.
A aeronave modelo Falcon 7x, com capacidade para até 19 passageiros, decolou do aeroporto internacional de Guarulhos na manhã do dia 30 de outubro e aterrissou no início da tarde daquela mesma sexta-feira no aeroporto Princess Juliana, localizado no lado holandês da ilha de Saint Martin. Uma passagem em voo comercial do Brasil até o destino do governador custa a partir de 5,2 mil reais.
A pista é usada por turistas que vão visitar a ilha vizinha de São Bartolomeu, mais conhecida como Saint Barth, reduto de celebridades no Caribe, cujo aeroporto não comporta aeronaves para mais de dez passageiros.
A ilha é apontado por sites de turismo como o destino mais luxuoso do Caribe, visitada por famosos como a cantora Beyoncé e o jogador Cristiano Ronaldo. O trajeto entre Saint Martin e Saint Barth costuma ser feito em aeronaves menores ou iates. Uma diária em um hotel da ilha varia de 5 mil a 15 mil reais por pessoa.
O jatinho de Rubens Ometto usado pela família Doria só retornou ao Brasil na noite desta terça-feira, 3. No período de folga do tucano com a família no Caribe foi o vice Rodrigo Garcia quem cumpriu agenda como governador em exercício. Doria só volta a despachar oficialmente nesta quarta-feira, 4.
De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro, da Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, a aeronave usada por Doria (imagem abaixo) é operada pela Aguassanta Participações S/A, uma das empresas controladas por Rubens Ometto.
Um dos maiores empresários do país, Ometto é dono de um grupo de empresas do setores de energia e infraestrutura, como Cosan, Raízen e Comgás, que administra ferrovias, postos de combustíveis e distribuidoras de gás. A Comgás, por exemplo, tem seus serviços e tarifas regulados pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do estado, a Arsesp, vinculada ao governo Doria.
Além de emprestar o jatinho, Ometto ajudou o tucano a chegar ao Palácio dos Bandeirantes nas eleições de 2018 com uma doação de 250 mil reais, a maior contribuição feita à campanha do governador na ocasião. Dois anos antes, quando Doria venceu a disputa para prefeito da capital, o empresário repassou 500 mil reais à campanha, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral. Neste ano, já foram 200 mil reais doados pelo empresário ao sucessor de Doria, o prefeito e candidato à reeleição Bruno Covas, também do PSDB.
Em uma homenagem a Rubens Ometto em setembro, na Câmara Municipal de São Paulo, Doria disse que é amigo de longa data do empresário, a quem chama de "Binho". Em seu discurso na ocasião, o governador disse que Ometto é "sempre muito generoso" e que já doou por meio de suas empresas quase 100 milhões de reais para o enfrentamento da pandemia de coronavírus no estado. "(Rubens Ometto) Sempre teve a generosidade como uma marca da sua existência. Eu mesmo sou testemunha disso", disse Doria.
Em nota, a assessoria de Doria afirmou que o governador trocou horas de voo com a família Ometto, em um procedimento normal e legal entre proprietários de aeronaves". Ainda segundo a nota, o tucano viajou com família, autorizado pela Assembleia e sem gastar dinheiro público.
"A família Doria fez troca de horas de voo com a família Ometto, procedimento absolutamente normal - e legal - entre proprietários de aeronaves. O governador João Doria viajou com sua esposa e filhos, tendo solicitado autorização da Assembleia Legislativa. Sua viagem foi de ordem pessoal, sem qualquer despesa pública", diz o texto.
A Crusoé, a Cosan disse que "é comum a troca de horas de aeronaves, em razão de disponibilidade, manutenção, dentre outros, conforme reconhecido pela ANAC". A nota oficial confirma que "a aeronave é de propriedade da família Ometto Silveira Mello".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Ivandenir
2020-11-05 23:11:57CERTÍSSIMO, SEM USAR DINHEIRO PÚBLICO, DEVERIA SER EXEMPLO PRA AQUELES QUE GOSTAM DE MORDOMIAS COM DINHEIRO QUE NÃO LHES PERTENCE.
Mário
2020-11-05 09:49:13Como é bom ser bilionário.
ALFREDO
2020-11-04 21:55:51Lockdown pra vcs, caribe pra mim !!!
Laercio
2020-11-04 18:40:07Nas eleições colocaremos ele em seu devido lugar..!!
Aloysio
2020-11-04 17:08:28Mesmo querendo, ele nunca conseguirá ter tantos amigos de Grandes Mãos abertas como o Luiz Inácio I e Único.
Aloysio
2020-11-04 17:05:17Mesmo que queira, nunca conseguirá ter tantos amigos de mãos abertas como o Luiz Inácio I e único! Rsrsrs
Antonio G
2020-11-04 14:18:51A revista agora tenta envolver o empresário Ometto e a Cosan. Ontem num outro artigo sobre jatinhos, a revista tentou envolver a empresa JHFS do aeroporto Catarina. Espero que essas empresas, como esclareceram, também exijam uma reparação moral por terem sido citadas de uma forma que leva a entender possíveis desvios.
Leandro Domingues
2020-11-04 12:20:55Pelo que entendi, tudo transparente, sem dinheiro público, a reportagem até mencionou a ARSESP, mas nenhuma decisão irregular/arbitrária em favor das empresas. Bem diferente das benesses entregues aos filhos do imperador (presidente da república), utilização da ABIN e GSI em defesa própria, utilização de aeronave FAB, cartões corporativos.
Edneia
2020-11-04 11:48:39João Doria é um empresário milionário criador do maior fórum de líderes empresariais da América Latina não vejo mal algum em descansar com sua família com seu dinheIro ao contrário da família Bolsonaro que usa base naval avião FAB e cartão corporativo para se divertir e como se divertem hein .. Guarujá daqui há pouco transfere o Palácio do Planalto pra lá
MARIO
2020-11-04 11:42:51Ingênuo, é quem ainda acredita nos políticos! Eles perderam a vergonha há tempos!! Não estão preocupados com o que a imprensa vai falar!! O Doria poderia disfarçar, mas faz na cara dura! Idem o flávio!! Escárnio!!