Divulgação/Avianca

Dono da Avianca preso pela Lava Jato deu aula para Lula em sindicato

19.08.20 12:40

Preso junto com o irmão pela Lava Jato nesta quarta-feira, 19, acusado de pagar 40 milhões de reais em propinas para obter contrato com a Transpetro, o empresário José Efromovich (foto) deu aula de matemática para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na década de 1970.

Em um vídeo divulgado em 2013 pelo Instituto Lula, o sócio e ex-presidente da companhia aérea Avianca Brasil conta que foi professor de um curso preparatório montado em 1972 dentro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde o petista era dirigente sindical e iniciou a carreira política. Segundo Efromovich, Lula era um aluno “assíduo” e “participativo”.

“Foi uma satisfação muito grande ter tido a oportunidade de ter, eventualmente, ensinado alguma coisa. Ele aprendeu, com certeza, não só como ficar rico sendo pobre, mas também muito mais do que os outros professores, do que a vida e do que a política lhe propiciou”, afirmou o empresário no depoimento gravado ao Instituto Lula em 2013.

Efromovich foi preso pela Polícia Federal junto com o irmão Germán nesta quarta-feira, na 72ª fase da Lava Jato, batizada de Navegar é Preciso. A 13ª Vara Federal de Curitiba chegou a decretar a prisão preventiva dos investigados, mas substituiu por prisão domiciliar com monitoramento eletrônico a pedido do Ministério Público Federal, em razão da pandemia de Covid-19.

Segundo o MPF, os irmãos controlavam a empresa Eisa Estaleiro Ilha S.A. e teriam pago propina de 40 milhões de reais por meio de negócios simulados para obter um contrato de 857 milhões de reais com a Transpetro para fornecimento de navios, na gestão de Sérgio Machado, que é delator da Lava Jato.

A investigação identificou que a contratação causou um prejuízo de 611,2 milhões de reais à Transpetro, com a entrega irregular de um navio e a não entrega de outros três encomendados ao estaleiro. Além disso, a Transpetro teria absorvido indevidamente uma dívida trabalhista da Eisa e ainda adiantado o repasse de recursos sem previsão legal.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não é improvável que o famoso petroleiro "JOAO CANDIDO", que nunca navegou, mas batizado pela Dilma e Lula, e logo em seguida foi a pique no próprio estaleiro, tenha sido construído pelo estaleiro mencionado na matéria.

  2. Canalhice exponencial. A devastadora corrupção em nosso país só equivale em profundidade e extensão às Fossas das Marianas. É uma realidade patológica esmagadoramente violenta, predatória... escandalosa e exacerbadamente humilhante. Não há caracteres suficientes em nosso idioma para manifestar a perplexidade dos decentes com uma tal inominável tragédia.

  3. Mais milhões na corrupção. Eita país bāo sô. Ano de eleições roubalheira geral para campanhas eleitorais. Farra do boi continua.

  4. Criatura foi maior que o criador escola e cursos de como ficar rico com o dinheiro do contribuinte. Infelizmente esse país levará décadas para tentar mudar tudo isso.

  5. Os comentários são censurados, mas tentarei reescrever que o x9 do governo militar enganou milhares de brasileiros por um Brasil mais igualitário, graças a lava jato a casa caiu, revelou que os esquerdopatas privatiza os lucros e o prejuízo fica para os pagadores de impostos.

  6. O x9 da do governo militar nunca trabalhou na vida enganou milhares de brasileiros, passando por pobre e que seríamos um Brasil mais igualitário, mas a lava jato revelou a verdadeira face do ladrão de rapina, agora a família é milionária os fatos revelam que o espólio da ex manicure é uma fortuna, os filho viraram midas onde tudo vira ouro, tudo isso graças a CF 88, dita cidadã criou um sistema de impunidade e corrupção a favor dos sanguessugas com a cobertura da mais alta corte de justiça o STF

  7. Era o antigo curso do MOBRAL, (movimento brasileiro de alfabetização), que foi instituído pelos militares para analfabetos aprender escrever o nome...

  8. Então o gatinho de nove todos teve vc como professor de cálculo ? Ainda bem que vcs dois foram bem incompetentes nos roubos e foram pegos, vou torcer pra morrerem presos.

  9. Pelo jeito ele deu aula também para o Flávio Bolsonaro. Tanto ele quanto Lula adoram surrupiar o dinheiro público. A matemática deles sempre é para fazer o patrimônio particular

    1. Engraçado....dos filhos milionários do Lula ninguém fala.

    2. Sem dúvida alguma. Salvo raríssimas exceções, essa escola fez seguidores.

  10. Tá aí o grande culpado por tudo. Ensinou matemática moderna pro Lula. Funcionava assim; “Companheiro Lula, 2 + 2 = 6!. Sendo, 4 do custo real e 2 do sobrepreço, onde, desse resto resultante, 1 fica com você e o outro 1 com os empreiteiros” . Entendeu companheiro? Perfeitamente mestre. E vida que continua.....

Mais notícias
Assine agora
TOPO