Foto: Reprodução

Doença misteriosa causa paralisia em mais de 100 estudantes no Quênia

08.10.23 15:00

Autoridades de saúde em Kakamega, no Quênia, estão investigando um surto de paralisia misteriosa que afetou mais de 106 estudantes da Escola Secundária Feminina Santa Teresa Eregi. Os sintomas incluem dificuldade de andar, pernas dormentes e imóveis, além de dores de cabeça, vômito e febre.

Exames de urina e sangue foram enviados a laboratórios para análise, mas até o momento a causa da paralisia ainda não foi identificada.

Alguns estudantes estão respondendo positivamente à medicação e já receberam alta, outros permanecem sob cuidados médicos.

O que mais chama a atenção é que o Bernard Wesonga, secretário de saúde do condado de Kakamega, disse que uma das principais hipóteses é que o surto seja resultado de uma histeria generalizada. Segundo ele o estresse causado pelo período de provas possa ter desencadeado problemas psicológicos nas estudantes, levando ao pânico coletivo.

“Creio que as crianças estavam com problemas psicológicos, o que pode ter causado pânico entre elas”disse o secretário a um jornal local.

A histeria coletiva é um fenômeno sociopsicológico em que um grupo de pessoas passa a apresentar comportamentos ou sintomas em conjunto e simultaneamente, muitas vezes perdendo a capacidade de discernimento e consciência.

Este não é o primeiro caso desse tipo. Em 2022, ocorreu um surto coletivo semelhante em uma escola no Recife, Pernambuco. Vinte e seis alunos apresentaram tremores, sudorese e crises de pânico, chegando até mesmo a desmaiar.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que coisa monstruosa, que monstro quem lhes causa tamanho pânico!!! Quanta covardia e ignorância!!! Estudar deve ser um prazer e uma alegria. Há maneiras de avaliar estudantes, sobretudo crianças, motivando-os sem lhes causar mal algum, muito menos um tal nível de aflição e stress!!!! Uma tal estúpida pressão já chega às raias da criminalidade!!!

    1. É a mesma estupidez que durante um bom tempo acometeu os japoneses, provocando o mais alto nível de suicídios infantis do planeta, pelo mesmo motivo: pressão escolar sobre as crianças. Uma inominável covardia, uma monstruosidade!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO