Adriano Machado/Crusoé

Divulgação de agrément antes de aprovação no Senado foge à regra

09.08.19 15:28

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (foto) celebrou com uma nota o aval (agrément) dado pelos Estados Unidos para sua indicação ao cargo de embaixador do Brasil em Washington. “Meu sentimento, além de alegria e orgulho, é também de humildade”, escreveu ele.

O que desperta atenção no agrément de Eduardo Bolsonaro é a dimensão pública que o aval ganhou antes mesmo do nome do deputado ser aprovado pelo Senado. “Geralmente, as pessoas nem ficam sabendo dessas coisas. Esses trâmites são feitos discretamente, entre os ministérios das Relações Exteriores. Não é algo que vem a público. Não sabemos, por exemplo, se o Brasil usou esse expediente com embaixadores anteriores”, diz a professora de direito internacional da USP, Maristela Basso, em São Paulo. “Isso provavelmente está sendo divulgado como ferramenta de pressão no Senado. Vai ser difícil os senadores se colocarem contra uma posição dos Estados Unidos.”

Após a aprovação no Senado, o Itamaraty deverá enviar uma carta de acreditação para os Estados Unidos. “Do ponto de vista diplomático, o processo está correto, mas obviamente há uma questão política envolvida”, diz o professor de direito internacional do Ibmec, Dorival Pereira Guimarães Júnior, em Belo Horizonte. “O presidente Jair Bolsonaro provavelmente está querendo reforçar sua posição, mostrando a todos que tomou a decisão correta ao pensar no seu filho para o cargo.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A premissa central dessa nota não procede. A partir do momento da concessão do agrément por parte de um país com o qual o Brasil mantém relações diplomáticas, a embaixada naquele país expede um telegrama ostensivo a respeito. Portanto, o Senado não foi surpreendido pela divulgação do agrément, mas sim pela indicação informal por parte do presidente Bolsonaro antes mesmo de formulado o pedido de agrément...

  2. Veremos se o Senado é tão abaixo de zero a ponto de aprovar uma aberração dessas. Caso essa calamidade aconteça, estarão todos é abaixo das urnas nas próximas eleições.

  3. Se Benedita , uma desqualificada completa , foi embaixadora indicada por Lula e Dilma ( dois estelionatários e chefes de quadrilhas ), e se o Aloysio Nunes (investigado por roubo) foi ministro das Relações Exteriores ( chefe dos Embaixadores) de Temer , o Eduardo que tem ficha limpa já é um progresso . Inveja mata minha gente !

    1. É Odete, pelo visto sua análise técnica pode até ser correta. Sua análise tática e política porém são nulas.

  4. Bolsonaro está colocando os interesses de seus filhos acima dos interesses da nação. O Flávio Bolsonaro conseguiu mudar até o diretor do COAF só porque ele fez críticas à Toffoli que proibiu a troca de informações com o ministério público. O Mito está se chafurdando na lama. E como fica "Brasil acima de tudo "?

  5. votei no B17, mas não concordo com a indicação do filho dele, mesmo não sendo um cargo criado ou um novo cargo. O argumento da confiança não serve pois , politicamente não vai ficar bem. Vai dar motivo para a oposição falar.

    1. Jose, o que ele não é é Petralha, como vossa excelência parece ser

    2. Você discorda porque é nepotismo ridículo ou porque vai dar motivo para a oposição falar? Com base na resposta, te direi quem és.

  6. - Me preocupo com a cobrança das pessoas, quanto ao meu desempenho nesta missão a mim confiada, papi... Inquire o filho, recém nomeado ao seu orgulhoso pai, sobre essa nova missão, confiada a ele. O orgulhoso pai tranquiliza-o: Não se preocupe, meu garoto, pois não se espera nada de onde não sairá nada mesmo. Vá e desfrute dos prazeres da côrte do Império do Norte e seja feliz. Ciao, bambino!

  7. NEPOTISMO repugnante. Jair Bolsonaro está trabalhando para resolver a situação dos 14 MILHÕES de desempregados ou está apenas "ocupado" com sua prole?

    1. Você ainda tem dúvida? Assinale "X" na segunda opção!

  8. NEPOTISMO repugnante. Além do mais é uma picaretagem, cafonice, pobreza e breguice sem precedentes o atual presidente da república indicar o filho Eduardo para o cargo de embaixador nos EUA.

  9. Ele será aprovado, tranquilamente. Está mais difícil deduzir qual será a moeda de troca. Talvez não envolva dinheiro, quem sabe, uma nomeação que deverá ocorrer em breve e que poderá resolver o problema que aflige muitos da classe política...Mas são apenas elucubrações feitas na alta madrugada por um insone. Pode ser que esteja equivocado mas vou acompanhar a evolução dos acontecimentos assim mesmo, afinal não adianta mais nada mesmo!

  10. Botaram sem cuspe nos senadores . Bem feito para a cambada de malfeitores. Não paro de gozar …...bota mais Trump-Bolsonaro….

  11. Que legal ! Os canalhas do senado agora só podem baixar as calças e serem enrrabados . Nenhum terá coragem de desafiar a nomeação de Trump do Embaixador brasileiro nos EUA . Não paro de rir….kkkkkkkkkk

  12. Pena que a Maria do Rosário e seus asseclas barraqueiros de nível abaixo de zero são da Câmara. Ia torcer muito pra que criassem aquele clima de baixaria durante a votação

  13. B olsonaro fez muito bem em colocar seu filho como embaixador, nos Estados Unidos. O Itamaraty esta cheio de embaixadores com vies do PT.

  14. Cara de pateta, jeito de pateta, cabeça de pateta, aspecto de pateta,"discurso" de pateta, comportamento de pateta, pateta geral e total!!!

    1. Com toda certeza, Jose! E pra divertir o Trampo! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

    2. Tenho Gilson, e espelha minha cara consciente. Já você não precisa: é descarado.

    3. Por isso que o pai quer mandar ele para os Estados Unidos. É para ele ficar perto do Mickey.

  15. Toda essa maquinação e "expedientes" estão implícitos, dedutíveis e todos vemos nitidamente, amigo Duda Teixeira!!! É o "toma lá dá cá" de rotina, ora essa!!! E só falta a senatalha se sentir "intimidada" por um marginal como trampo, o agente laranja!!!

    1. Perdi amigos por esse Bolsonaro. Colocar o filho , sem problemas . O que me dá tristeza é trocar o Brasil pelos filhos. Se vendeu ao STF pelo Flávio e ao Rodrigo pelo Eduardo , destruindo quem o elegeu (Moro) . Não merecia nunca um tratamento desses . Temos que voltar às ruas dia 25. Bolsonaro esta abusando . A sociedade civil não vai aceitar a queda do Dr Moro

    2. Tá louca Odete! A esquerda saiu em retirada e está armando a resistência do toma lá dá cá. Que "meda" de vcs voltarem!!!

  16. Pensava que todo embaixador era oriundo da carreira diplomática, mas depois pesquisei e vi que é um cargo político. Engraçado é que toda a esquerda malha o Eduardo e se esquece de um dado importante: Benedita da Silva foi embaixadora em Washington, e nunca vi um só contra da esquerdalha. Detalhe: essa senhora já confessou que nunca leu um só livro em sua vida. E, claro!, só fala português e muito mal. O Eduardo fala mais dois idiomas: inglês e espanhol. E a esquerda diz que não está qualificado.

    1. Caros Robot(l)sozistas, Benedita da Silva nunca foi embaixadora em Washington.

    2. Tá surtando ô Zé. A Benedita nunca foi embaixadora em nenhum lugar. Nem mesmo na Embaixada do Sossego.

    3. Amigo José que não sabe dos fatos à fundo, no âmago do poder esquerdopata: O requisito na época p ser embaixador em Washington era exatamente ser analfabeto e negro , p mostrar ao 1° mundo que somos humildes e sem solução.

  17. Os democratas ganharão a eleição e o Dudu Bozokid virará bobo na corte americana. Ficará organizando recepções e contando piadas de quando fritava hamburgers em um restaurante que não serve tal iguaria.

    1. Abaixo mais um exemplo da profunda inteligência bozista. Bill Asshole mostrando toda s sua cultura. Morro de rir da escatologia deste tipo de gente. Bozistas, vocês são o pior tipo de gente que já existiu na face da terra.

    2. sonhando acordado esquerdopata. Deve dormir sonhando com a rola do Lula.

  18. Eu só quero entender, aonde não existe injunção política em atos de governo? É preciso que os esquerdista e simulados comecem a compreender a nova ordem política, diga-se de passagem: nada há demais no que estamos vivendo, só um pouco diferente dos subterfúgios protocolares de antes.

    1. Isso é importante amigo, mostra como tratam o mei, o seu e o de todos,,,,,fizeram um discurso que seriam diferentes,,,,,dá nojo

  19. Segundo Kajuru, houve um toma-la-da-ca com um tal de alculumbre. Crusue, tambem so foca, as que denigrem, mas nao fala absolutamente nada, de quem coloca ate o cargo em jogo, como senador, defendendo lava-toga e cpi do esporte, contra tudo e todos, e nao fica so em conversero, Kajura, aponta tudo sem medo, e sem toma-la-da-ca. Acorda JB, estamos de olho, o Mourao ta de prontidao, nao vacile nao fazendo o prometido.

    1. Hj, ele simplesmente disse no plenario, que a conta dos servidores publicos, no paiz dos corruptos, e de apenas 928 BILHOES DE KILOS DE SAL. Alguem, algum dia nos informou dessa conta que nos pagamos, fora o stf, camara, senado, prefeituras que sao aproximadamente mais UM TRILHAO E MEIO DE KILOS DE SAL. KKKKKKKKKKK continue pagando seu imposto em dia, os corruptos de plantao precisam de SAL. KKKKKKKK Prefiro um comandante igual ao Kajuru, sempre.

    2. Kajuru é um complexado paranóico - tome o que ele diz com um quilo de sal.

    1. É que os bolsominions vão a favor de qualquer coisa que parta do Bolsonaro, simples assim!

  20. está na hora da imprensa perceber que este governo foge à regra antiga da corrupção da bandalheira e da falta de transparência

  21. O Igor, Duda e Cia., Eduardo Bolsonaro no momento é o melhor para o Brasil nos EUA. O PT botou a Ideli Salvati na ONU com o marido e tudo e ninguém reclamou.

    1. Um erro não justifica outro... Quem quer ser diferente tem que ser diferente... Não dá pra ser diferente fazendo igual aos outros.

  22. Chupa esquerdalha! Aceita q e melhor? Quando nesse pais discutiu-se quem seria o embaixador dos USA? Crusoe: nos consiga os 3 maiores feitos dos ultimos embaixadores. O JB ganhou as eleições porra!

    1. Problema é sua incapacidade mental para fazer as escolhas, pois todos pagam pelos seus atos bizarros.

Mais notícias
Assine agora
TOPO