Desentendimento interno provoca demissão coletiva na Lava Jato de SP
Sete procuradores do Ministério Público Federal pediram demissão coletiva da força-tarefa da Lava Jato de São Paulo nesta quarta-feira, 2. Em ofício enviado ao procurador-geral da República, Augusto Aras, os investigadores apontam como motivo da decisão "incompatibilidades insolúveis" com a atuação da procuradora natural dos casos da operação, Viviane Martinez. O grupo coordenado pela procuradora...
Sete procuradores do Ministério Público Federal pediram demissão coletiva da força-tarefa da Lava Jato de São Paulo nesta quarta-feira, 2. Em ofício enviado ao procurador-geral da República, Augusto Aras, os investigadores apontam como motivo da decisão "incompatibilidades insolúveis" com a atuação da procuradora natural dos casos da operação, Viviane Martinez.
O grupo coordenado pela procuradora Janice Ascari (foto), que também pediu exoneração, queixava-se de que Viviane desconhece o andamento das investigações conduzidas pela força-tarefa e criticou o posicionamento dela diante de uma investigação aberta pela corregedoria da instituição para apurar o suposto direcionamento de inquéritos para os procuradores da Lava Jato.
Em uma resposta enviada ao PGR, em maio, a procuradora que ocupa desde março o 5ª Ofício, para onde são distribuídos todos os processos relacionados à Lava Jato, informou que "há um contingente muito grande de processos" remetidos à força-tarefa "sem passar pela livre distribuição", como prevê a regra interna. Segundo ela, muitos dos casos "não são conexos" com os inquéritos da Lava Jato e deveriam ser redistribuídos.
Os procuradores da força-tarefa ficaram inconformados com a manifestação da colega do grupo, que encaminhou o ofício a Aras sem consultá-los. O suposto direcionamento de inquéritos da Lava Jato é um dos argumentos utilizados pela PGR para acabar com as forças-tarefas. Segundo integrantes do grupo que pediu demissão, Viviane Martinez desconhece os casos sob investigação e nem sequer consegue entender a conexão entre eles.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Eliane
2020-09-04 20:34:00Bolsonaro/Aras conseguiram acabar c a Lava-jato os corruptos estão em festa. Viva o país da impunidade.
Ladjane
2020-09-04 01:32:44Todo esse desmonte ė por ordem do Bolsonaro.
Maria
2020-09-03 13:44:06Qual a novidade?? Em todas as instituições existem esse tipinho de gente que se dobram aos políticos corruptos. É claro está que o Gilmar Mendes está por trás dessa mulherzinha.
Marcelo
2020-09-03 12:44:37Precisamos continuar lutando pela manutenção da equipe da Lava Jato. Não podemos aceitar retrocessos no combate à corrupção.
José
2020-09-03 12:23:17tudo acontecendo como Aras e Bolsonaro querem!!!
Leandro
2020-09-03 12:20:35Esse JUDAS se elegeu com nosso voto pq acreditamos q ele iria apoiar a L Jato e Moro pra botar na cadeia toda ORCRIM. Está fazendo o q Judas faria, TRAIÇÃO. Só vemos acordos com Centrao e bandidos sendo soltos diariamente. Lula e tds os bandidos festeja enquanto a lava jato morre.
José
2020-09-03 12:19:54causa muita estranheza o silêncio das instituições que até ontem apoiavam a lavagem jato! aonde estão os movimentos de rua? nas redes? É meu direito ficar indignado com o que acontece e o que estará por vir. mas nao tenho força. pergunto, novamente, aonde estão os movimentos constituídos de apoio a um Brasil melhor
Pauloeusescarneiro46
2020-09-03 11:30:53Não é chegado o momento de ir pra rua defender a lavajato? Estes patifes estão muito a vontade. Por que a imprensa sadia não estimula? Querem eternizar distanciamento social. BASTA, BASTA, BASTA !!!!!!!!!!!!!!!!!!
Alessandro
2020-09-03 10:45:36Estranho Bolsonaro não falar nada mais sobre a lava jato. O que se vê, que depois que o filho dele ficou na mira da justiça não se houviu mais o discurso inflamado anticorrupção.
Silvino
2020-09-03 10:35:11Agora ficamos sabendo porque as investigações na PR/SP referentes à Lava Jato nunca avançaram como as de outras praças. O inimigo estava dentro da própria casa minando o trabalho dos seus próprios companheiros. Isso sem contar com a anuência da Presidência da República que avalizou desde o início as decisões de um até então obscuro procurador, Augusto Aras. Esse elemento tem um único objetivo em mente, o sepultamento definitivo da Lava Jato.Conta com a ajuda de Gilmau e Lewan para isso no STF