Derrota na Câmara: Centrão não quer derrubar Guedes, mas interessa vê-lo mais vulnerável
A aprovação da convocação pela Câmara nesta quarta-feira, 6, por um placar elástico – 310 votos a 142 – de Paulo Guedes (foto) para fornecer esclarecimentos sobre a offshore mantida por ele nas Ilhas Virgens Britânicas dá a medida do desgaste do ministro da Economia no Congresso. Em razão de seu estilo “trombador”, ou seja,...
A aprovação da convocação pela Câmara nesta quarta-feira, 6, por um placar elástico – 310 votos a 142 – de Paulo Guedes (foto) para fornecer esclarecimentos sobre a offshore mantida por ele nas Ilhas Virgens Britânicas dá a medida do desgaste do ministro da Economia no Congresso.
Em razão de seu estilo “trombador”, ou seja, pouco afeito ao flexível jogo político de Brasília, Guedes jamais conseguiu falar o mesmo idioma das lideranças políticas da Câmara e do Senado. Nos últimos tempos, no entanto, o fastio dos parlamentares, em especial os do Centrão, em relação ao titular da Economia, aumentou significativamente. Motivo: para os expoentes do bloco fisiológico, Guedes virou o principal entrave para fazer deslanchar os acordos eleitoreiros celebrados com o governo destinados a tirar Jair Bolsonaro das cordas.
Entre eles, o que prevê a prorrogação do auxílio emergencial e a criação do fundo de estabilização de preços de combustíveis, com recursos de dividendos da Petrobras e royalties de petróleo recebidos pela União. As duas soluções são consideradas de complexa execução por integrantes da área econômica comandada por Guedes. O ministro até topa um auxílio temporário, desde que dentro do teto de gastos, regra que limita o crescimento das despesas à variação da inflação, o que contraria a maior parte dos parlamentares. A equipe econômica também não enxerga com bons olhos estabilizar o preço dos combustíveis com a criação de um fundo específico. O entendimento dos “Guedes boys” é que, além do impacto nas despesas, a solução gastaria dinheiro sem resolver o problema dos preços, ainda mais num momento de forte alta como agora. O problema é que essa era a cartada costurada entre o presidente da Câmara, Arthur Lira, e Jair Bolsonaro para resolver a questão.
A fragorosa derrota impingida pelo Centrão a Paulo Guedes não significa, porém, que sua tropa decidiu colocar a cabeça do ministro a prêmio. Nem que os parlamentares das legendas que compõem o bloco resolveram pagar de impolutos, a despeito de suas extensas fichas na Justiça, e passaram a achar que o ministro perdeu as condições morais de permanecer no cargo por ter uma offshore ativa nas Ilhas Virgens – Guedes sustenta que não houve atuação sua na empresa desde 2019.
A ideia, sussurram líderes do Centrão nos bastidores, é enfraquecê-lo politicamente para que Paulo Guedes fique mais vulnerável às pressões, indecorosas ou não, por ações eleitoreiras. A estratégia conta com a bênção de setores do governo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Luiz
2021-10-08 10:13:15Fundo para estabilizar preco dos combustiveis ? Isso se chama subsidio. Vai pagar a conta quem usa pouco combustiveis. Solucao: diminuir o consumo de combustiveis.
José
2021-10-07 14:16:28Esse é um governo desmoralizado!! 22, tá logo alí. Creio que muitos desses corruptos serão banidos!!
SONIA MARIA DOS SANTOS DAMAZIO
2021-10-07 13:16:46Fomos nós que colocamos esses políticos lá , vamos tirá-los nas próximas eleições . Ladrão e seus admiradores demissão por justíssima causa .
Humberto
2021-10-07 07:51:37Qual a moral deste liberal de araque??Fez fortuna pegando emprestado em Governos do PT, através de fundos de pensão e BNDES, descobrem contas no exterior, nao é ilegal mas é imoral(só não para Gadolandia)!! Acha que a culpa é só dele?? Claro que não, culpando chefe Miliciano que é sem moral e ladrao incopetente, aí centrão tomou conta !!!Este desgoverno Acabou a muito Tempo!!!
Max
2021-10-07 07:29:32Eta Centrão arretado sô! Basta um ministro patriota de araque “ser descoberto na má conduta” para sofrer o constrangimento público de ser lembrado sobre quem manda de verdade neste desgoverno. Enquanto tiver o que “raspar no tacho” da União, o sempre fiel Centrão estará cobrando a sua parte no “acordo de sobrevivência”. Não há heróis nem patriotas nesse conluio. Taoquei?
Fabio
2021-10-07 07:00:39Fiquei confuso, 🤔 Era para ser contra ou a favor do Guedes, essa reportagem? Está sendo fritado para poder ser engolido por conta de travar a sacanagem? E ele é o algoz? Cruzoé, #taficandocansativo.
MARIA
2021-10-07 06:44:16GUEDES É FRAQUÍSSIMO E SUA EQUIPE NÃO CONSEGUE DESLANCHAR. ESSE GRUPO NÃO TEM A COMPETÊNCIA NEM O APETITE NECESSÁRIOS PARA CRIAÇÃO DO FUNDO PARA COMBUSTÍVEIS, TALVEZ A ÚNICA SOLUÇÃO VIÁVEL PARA CONTER A INFLAÇÃO E DOMINAR O AUMENTO DE FAMINTOS NO BRASIL. PERDE-SE DINHEIRO, PERDEM-SE VIDAS, PERDE-SE O FUTURO DO BRASIL COM O ATUAL GOVERNO.
Carlos
2021-10-06 22:39:37GLOBO LIXO, CRUSOÉ LIXO, ETC.
Elaine
2021-10-06 22:12:02Como todos desta casta perversa se merecem ...
Paulo I
2021-10-06 21:04:14A julgar pela matéria, o ministro Paulo Guedes está do lado do bem, só merece elogios.