Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Em derrota de Lira, deputados rejeitam parecer da PEC da Vingança

20.10.21 19:46

Por 297 votos a 182, a Câmara rejeitou o substitutivo do deputado Paulo Magalhães que alterava a composição do Conselho Nacional do Ministério Público, o CNMP, ampliava a influência política sobre o colegiado e ameaçava a autonomia dos procuradores.

Eram necessários, no mínimo, 308 votos para aprovar a proposta.

O texto de Magalhães era uma versão mais atualizada e ainda mais prejudicial ao MP do que a proposta original.

O CNMP seria composto de 17 membros nomeados pelo presidente, após aprovação pela maioria do Senado. Já o MPU teria quatro cadeiras, os MPs estaduais outras três, enquanto o restante do colegiado seria ocupado por dois advogados indicados pela OAB, um ministro do STF ou juiz indicado, outro ministro do STJ ou juiz indicado, além de quatro “cidadãos” de notório saber jurídico indicados pela Câmara e pelo Senado. O corregedor-nacional também seria escolhido pelo Congresso Nacional entre os ex-procuradores-gerais por meio de uma lista quíntupla, por região.

Após o resultado, o presidente da Câmara, Arthur Lira, que cantava vitória antes da votação, poderia ter retomado a primeira versão da PEC da Vingança, mas achou mais prudente cancelar a sessão. Lira, que contava com 330 votos, é o grande derrotado da noite.

A PEC não está totalmente enterrada, mas as negociações terão de ser reiniciadas. Para o líder do Cidadania, Alex Manente, não há mais ambiente para apreciar a matéria no plenário. “A vontade do plenário é soberana. Não teve a maioria qualificada. Agora, é virar a página”, afirmou a O Antagonista.

A proposta foi apresentada em março deste ano pelo deputado petista Paulo Teixeira, com o apoio de outros 184 deputados. A PEC foi levada por Lira diretamente ao plenário, sem apreciação prévia em comissão especial.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Vida longa ao rei 👑 Arthur das Alagoas. Que perca todas as matérias que puser em votação. Tudo que ele quer é derrotar os que podem impedir as suas traficâncias e de seus comparsas.

  2. Eu sinto que pouco a pouco estamos voltando ao clima de 2017/2018 quando queríamos todos fazer s faxina do Brasil. Contamos com Moro para isso!

    1. Esse PAULO só pode ser filho de mãe solteira, o cara sequer sabe o nome correto do Procurador da República. ... Alguém aí conhece esse "Daltan"?, ... kkk!, ... ky Burro!

    2. Há riscos de contaminação nessa mistura. O Procurador da República tem regras claras para se comunicar com a sociedade. Jamais deverá sair dessas regras. Os autos dos processos. Na medida em que emite opiniões pessoais em público, prejudica a isenção do órgão. Claro que Daltan é um cidadão como eu, como qualquer outro, que tem opiniões formadas, mas justamente ELE não pode divulgá-las, para preservar a instituição em 1° lugar, e a ele mesmo em 2°.

    3. Eu também percebo essa movimentação. Discreta, mas dando sinais, Ruy. Fiquei feliz com esta votação. Não passará. Não à politicagem interferindo no MP, e do próprio MP também. Eu sou Lavajatista raíz, mas sou contrário a outdoors com mensagens e frases de efeito. Sou admirador imutável de Dr. Daltan Dalagnol e de toda a equipe de Curitiba. Respeito esses Brasileiros, mas não concordo quando o cidadão Daltan Dalagnol fala pelo Procurador da República Daltan Dalagnol.

  3. Esse país tem instituições de FACHADA,pagamos promotores,juízes,auditores,sustentamos tribunais e altos salários só pra fazer de conta que somos uma democracia, não há separação de poderes, não temos representantes,temos BANDIDOS. A imprensa fala q o picareta do Bolsonaro ameaça a democracia,mas não temos democracia faz décadas, é uma ilusão.

  4. O Ministério Público independente - como bem exemplifica a Força Tarefa que conduziu a lendária e estimada OPERAÇÃO LAVA JATO - é a última fortaleza a resistir ao ataque incessante das quadrilhas dos políticos malfeitores. Se o MP for morto e sepultado como querem os bandidos que engendraram essa "PEC da vingança", que Deus tenha misericórdia dos brasileiros.

  5. Essa excrescência continuará sendo uma ameaça ao Brasil, uma espada sobre nossas cabeças empunhada por políticos canalhas,de esquerda e direita, interessados na roubalheira impune e no controle totalitário do País.

  6. 2- Vocês podem ver por aqui , os Gados , nenhum defende a PEC , simplesmente nós estamos vendo o mesmo filme do PT,transformaram o desgoverno do Bozogenocida em uma “SEITA”,ao qual tudo PODE!!!Ontem era quase meia noite, tinha muitos comentando sobre uma votação, de “Minoria” do congresso, que conseguiu segurar uma aberracao,,aí um GADO, coloca uma “PESQUISA “ FAKE para pegar Trouxa !! Não é só os Deputados que perderam a Vergonha , os Amestrados Abanam o RABO!!!

    1. Pesquisar : " As Falcatruas de Arthur Lira.As Rachadinhas na Assembléia Legislativa de Alagoas _ Crime de Peculato _ Operação Taturana..^_Lava Jato 2020 _ Corrupto Contumaz

  7. Resposta do “DEMOCRATA”, de Artur Lira diante da derrota da PEC da Vingança “Jogo só termina quando Acaba”, ou seja, tudo para estes gados e Milicianos virou um Jogo pessoal!!Só 36% do congresso votou pela coerência do discurso que se elegeu!!!Pode ter certeza, Lira vai tentar dar o troco, povo e coerência para estes vagabundos não importam mais , perderam a vergonha na cara!!

  8. Valeu Nycobosta , pelos votos computados temos tempo ainda , pela “Competência”, e a quantidade de Robô que foram perguntadas na pesquisa, Moro está mais sustentando a família do que fazendo campanha!!! Bozobosta com a máquina , cartão corporativo, está mais perdido e cagado que cego em tiroteio, acho vocês começarem a pensarem em outro auto atentado, facada denovo nao !!!Acho que Acabou a Alfafa !!!

  9. Agora basta Sergio Moro se filiar a algum partido e já bastará para a esperança em um país mais sério e próspero ressurgir no horizonte. Namastê!

  10. ACABOU! __ A enquete "eleiçõesaovivo.com.br". Período, de 30SET a 20/OUT apresentou os seguintes números: Votos Computados: 2.138,632. Bolsonaro (MITO): 46,5%. __ Ex.Detento Cachaceiro e Maior Ladrão da História da Humanidade: 18,2% __ Luciano Hang: 13,5% __ CâncroCiro: 8,9% __ Moro: nímios 8,2% __ Datena: 2% __ Temer: 1,1% __ CB Daciolo: 0,8% __ Santo Alckmin: 0,6% __ Marina "ET" Silva: 0,3%. Assim sendo, eu sentencio: BOLSONARO 2022, reeleito já no 1º turno para economizar tempo e cascalho.

    1. Nyco....voce deveria chamar...BINYCO...de tanta bosta que voce fala

  11. Grande resultado ! O mal representado pela união nefasta dos bolsonaristas, petistas e centrão sob a benção maquiavélica de Gilmar Mendes , foi derrotado !

  12. Parabéns a Crusoé por acompanhar paripassu o absurdo que era esta PEC. Fato é que não podemos dormir com este congresso que temos. Enquanto dormimos, esses corruptos estão tramando contra a gente. O Brasil, um país assolado pela corrupção, não pode mais aceitar nenhum retrocesso. QUEREMOS A VOLTA DA REPÚBLICA DE CURITIBA. Não aguentamos mais sermos servos do MECANISMO. Mor🇧🇷 Presidente. JUNTOS, SOMOS MAIS FORTES QUE O MECANISMO.

    1. Infelizmente, concordo com o Paulo E o Bartolomeu. Apenas enfatizo os parabéns à Crusoé: cada vez mais merecidos!

    2. República de Curitiba, Paulo? Enquanto tivermos esses brandidos no congresso, no STF, na presidência e nesses pseudo conselhos, os procuradores e juízes estarão receosos. Vide as perseguições e a demissão do procurador da Lavajato por causa de um outdoor pago com dinheiro do salário.

    1. Parabéns ao Congresso? Os 182 votos contrários representam somente 36% dos deputados!

  13. Como fiquei feliz com a derrota desse pilantra corrupto. Agora quero ver ele ser derrotado nas urnas pelos eleitores de Alagoas que não se vendem!!! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  14. Parabéns a todos os Deputados q honraram seus eleitores e tô a todas as entidades q ajudaram o Brasil neste difícil momento de mostrar a importância de dizer Não a esta pec do mal.

    1. Acredito que nosso trabalho de enviar mensagens aos deputados deve ter contribuído.

  15. Olha os comentários e contra pontos dos gados aqui , tu já pode vêr,Mara, eles , estão igual cachorro que caem de caminhão de mudança, perdidos!!!Hoje só faltou beijar o FUX, não entendo como pode ter tanta gente mais covarde,mentirosa e corrupta que esta familicia!!!

  16. E, antes de se noticiar a postura de Bolsonaro diante do STF hoje, já afirmo: Bolsonaro é um COVARDE VAGABUNDO. Seja Homem Bolsonaro. Mas aí já é pedir demais. O cara tá perdido.

  17. Faltou a matéria anexar a lista dos votos https://www.otempo.com.br/mobile/politica/congresso/veja-quais-deputados-votaram-a-favor-e-contra-a-pec-5-1.2558599?amp

  18. 👏👏👏👏👏Graças a Deus e a todos que lutaram contra!!! Parabéns Antagonistas, vocês foram incessantes e contundentes nessa luta!!! Por causa de vocês até eu liguei para os deputados do Paraná. Queremos agora o nome de todos que foram a favor dessa Pec dos infernos.

  19. Lira derrotado. Bem feito. A maioria dos brasileiros não é gado. Fora Lira e Bolsonaro e Lula e Guedes e toda a caterva. Não vamos nos curvar.

  20. Quais os nomes dos 297 inimigos do Ministério Público e do povo brasileiro? Têm que ser divulgados, inclusive quais os estados que representam, para que sejam esses parceiros da corrupção execrados e banidos do parlamento pelo voto popular!!!

    1. Verdade, e temos que marcar presença sempre, mandando mensagens pra esses políticos fazendo valer nosso voto. Essa é a nossa força, é disso que eles tem medo, nosso voto. Vamos trabalhar pelo Brasil

    2. Esta lista bem como a relação desses criminosos corruptos que tem aprovado outras mudanças na legislação a favor da impunidade etc., deveriam ficar num website para consulta popular, já que o brasileiro tem memória curta. https://www.otempo.com.br/mobile/politica/congresso/veja-quais-deputados-votaram-a-favor-e-contra-a-pec-5-1.2558599?amp

  21. Queremos os nomes dos deputados que votaram a favor da PEC 05. Vamos fazer campanha para que nao sejam reeleitos

    1. Segue a lista dos criminosos corruptos que estão destruindo o Brasil. https://www.otempo.com.br/mobile/politica/congresso/veja-quais-deputados-votaram-a-favor-e-contra-a-pec-5-1.2558599?amp

  22. Maravilhoso!!! Agora, por gentileza publica os nomes de todos que votaram a favor dessa excrescência!!!… vamos melar a reeleição dessa corja que não nos representa e só prejudica o país…

    1. Segue a Lista dos corruptos criminosos https://www.otempo.com.br/mobile/politica/congresso/veja-quais-deputados-votaram-a-favor-e-contra-a-pec-5-1.2558599?amp

    2. Sim!! Temos que fazer uma lista dos principais projetos e como votaram os políticos, e guardar pra eleição do ano que vem: Fundão eleitoral, lei da improbidade, Pec da Vingança/Gilmar...

  23. Foi muito bom, chega dessas atitudes covardes de votar em benefício próprio!! O povo não aguenta mais essa política de proteção a corrupção!!

  24. PERDERAM: PSL (Bolsonaristas), PT(Lula), PL, PROGRESSISTAS, PSD, MDB, PSB, PSDB(Dória e Aécio), REPUBLICANOS, DEMOCRATAS, PDT, SOLIDARIEDADE, PSC, AVANTE, PC do B. Ganhou o povo brasileiro!!! Moro Presidente 2022

    1. Queria me desculpar com o PSOL,em relação a PEC da Vergonha , Orientou Contra , Verdade é Verdade !!!!

  25. Brasil tem conserto!!!!!Nao vai ser uma família de Miliciano, centrão, Artur Lira e outros ladroes e Vagabundos que vão acabar com nosso país , incluindo estes Mortadelas do PSOL e PT!!!!Ficar de Olho que está Corja, não vai querer perder e ficar quieto!!!Brasilia virou , em vez de casa do povo , casa de bandido e miliciano!!!

    1. É isso aí Humberto ! Precisamos ficar de olho nessa corja!!!

  26. Até que enfim temos deputados federais que , pelo menos desta vez, tiveram lucidez e coragem para enfrentar o mais falso e corrupto de raiz de todos os tempos, denominado Artur Lira,infelizmente presidente da Câmara.

  27. Os conscientes se aproveitaram e tripudiaram da arrogância e só erva do Arthur Lira. Rejeitaram a prorrogação e decidiram: vamos votar logo pela derrota dessa MERDA! Lira foi derrotado! Bem feito! Pessoa Nefasta!

  28. A mobilização popular deu o recado para a petezada, STF, para a os políticos corruptos etc e tal…. O POVO BRASILEIRO VAI EM FRENTE… 2022, MORO!!! PARABÉNS TAMBÉM AO MINISTÉRIO PÚBLICO PELAS MANIFESTAÇÕES, QUE AJUDARAM A ESCLARECER MAIS ESTE GOLDE DE CARNIFICINA QUE TENTARAM PARA CIMA DO POVO!

  29. O povo não quer que se aprove esse disparate do ditadorzinho das Alagoas - o verdadeiro Rei 🤴 👑 Arthur das Alagoas. Como dizia o poeta Sílvio Santos “ SÉRGIO MORO VEM AÍ “.

    1. Segue a relação dos corruptos que estão destruindo o Brasil https://www.otempo.com.br/mobile/politica/congresso/veja-quais-deputados-votaram-a-favor-e-contra-a-pec-5-1.2558599?amp

    2. Concordo, precisamos enxotar esses elementos do cenário político.

  30. O POVO ALAGOANO POR FAVOR NÃO VOTE NESSE CORRUPTO É DA RACHADINHA ARTHUR LIRA O PIOR PRESIDENTE DA CÂMARA SIMPLESMENTE ASQUEROSO 🤮 🤮🤮🤮

    1. Pesquisar : " As Falcatruas de Arthur Lira.As Rachadinhas na Assembléia Legislativa de Alagoas _ Crime de Peculato _ Operação Taturana..^_Lava Jato 2020 _ Corrupto Contumaz

  31. Na mais justo! Tem muitos defeitos, mas o MP e PF são as instituições que, mesmo de forma precária, ainda funciona nesta nossa DEMOCRACIA FASCISTA do STF COMUNISTA

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO