Divulgação/Agência Câmara

Deputados gastaram R$ 10 milhões com combustível em 2020

03.01.21 16:52

Apesar da pandemia de Covid-19 e das medidas de isolamento social, deputados federais gastaram 10,096 milhões de reais do cotão parlamentar em combustível e lubrificantes ao longo de 2020. O valor é suficiente para a compra de 2,2 milhões de litros de gasolina, se levado em consideração o preço médio de 4,49 reais, estimado pela Agência Nacional do Petróleo, a ANP.

O montante, contudo, ainda tende a crescer, pois os parlamentares têm até 90 dias para apresentar a documentação comprobatória das despesas e requerer o ressarcimento. Os valores das notas fiscais apresentadas dentro desse prazo são debitados da cota do mês a que a despesa se refere.

O valor gasto em 2020 representa quase dois terços do registrado ao longo de 2019. A explicação para a diferença, porém, não tem relação com qualquer esforço das excelências para economizar dinheiro público: é que, desde março, o Congresso usa um sistema de votação remota, pelo qual eles podem participar das deliberações sem precisar sair de casa.

De acordo com as regras da Câmara, por mês cada deputado pode usar o limite de 6 mil reais com combustível. O recurso não é cumulativo: caso o parlamentar não gaste tudo, a verba não pode ser usada nos meses seguintes.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Tanto dinheiro para combustível num ano de PANDEMIA. pqp

  1. Esse é só um dos "ralos" por onde se desperdiçam nosso dinheiro à toa! Se nós temos obrigação de pagar combustível com nossos salários pra ir trabalhar todos os dias, por que esses bonitinhos não podem fazer o mesmo? Chega de sanguessugas nos três Poderes!

  2. Gastaram? Quer dizer roubaram né ? Deve ter a grande maioria tudo nota fria dos postos ou da família ou dos milicianos !

    1. Isso é só de gasolina o combustivel de avião deve ser igual ou muito mais

  3. crusoé auditoria, vestal dos gastos públicos dos deputados. Ana, você poderá fazer o mesmo candidate e e se eleja daí poderá ter gás free. estando lá quero ver sua impáfia.

    1. Não acredito na sua resposta, seu José. Empáfia é a sua, sem querer ofender.

  4. Deve ser um festival de notas frias e combustível de graça para todo o clã dos parlamentares, só não entra aquele "primo chato".

  5. Vergonha nacional. Peço a crusoe que faça uma materia dos deputados que gastam menos para que seus eleirores vejam isso a nivel nacional. Parabens Crusoe. Esse pais e um vergonha com esses politicos. Meu sonho e ver Dr. Sergio Moro como presidente.

    1. Isso mesmo! Os poucos parlamentares que se preocupam com o bolso dos cidadãos merecem ter seus nomes divulgados, pois as boas práticas precisam servir de exemplo e de opção pra se votar nas próximas eleições!

  6. Na década de 1990 trabalhava numa empresa de médio porte e passei pelo processo de reengenharia. Antes cada gerente comercial tinha um espaço separado para a sua equipe. Um foi promovido a gerente geral e o então diretor passou a ser de todas as 5 lojas. O demais gerentes foram demitidos e eu e outros colegas que éramos supervisores, passamos para gerente de produto, ganhando um pouco mais da metade dos que saíram. Todos passaram a trabalhar em um único espaço. Isso é a iniciativa privada.

    1. já passou da hora de irmos pra rua , acabar com essa mordomias de políticos e ministros todos ganhar muito bem para pagar suas despesas. o povo que ganhar um salário de miséria carregar esse país de políticos bosta nas costas. lena

    2. É ponto pacífico que o Estado é inchado, sendo que essa situação não reflete em melhor prestação de serviço para o cidadão. Porque 513 deputados e 81 senadores? Porque eles tem tanta regalia? E os assessores? Ficou escancarado nas rachadinhas dos Bolsonaros. Eles servem de fonte de receita extra para os políticos. O Brasil precisa diminuir o tamanho do Estado. Pensei que com a pandemia eles seriam proativos para cortar gastos. Pelo jeito, como disse Raskolnikov, continua na mesma como a lesma.

  7. Enquanto isso, cresce o desemprego, o custo de vida, a inflação, cortam na educação, na segurança e na saúde, os milicianos se unem aos traficantes... pensem comigo: que futuro estamos construindo para as novas gerações senhores políticos? O que será de nós é de responsabilidade dos senhores!! Vocês se rendem todo o tempo aos instintos mais primários, às satisfações mais promiscuas, sem pensar no futuro...lembrem-se, de algum modo, um dia, isso pode chegar até vocês e os seus!!

  8. Esses filhos da puta são nojentos demais 🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩💩

Mais notícias
Assine agora
TOPO