Rafael Ribeiro/CBF

A pensão do ex-presidente da CBF condenado nos EUA, solto pela Covid e de ‘férias’ na Bahia

03.01.21 18:04

Flagrado em um luxuoso resort no sul da Bahia durante o Natal, o ex-presidente da CBF José Maria Marin (foto) deixou a prisão nos Estados Unidos em abril de 2020 por causa da pandemia. O ex-cartola foi condenado por corrupção pela Justiça americana e ficou cinco anos detido até ser solto por ter 88 anos de idade e integrar, assim, o grupo de risco para a Covid-19.

A volta ao Brasil em liberdade permitiu a Marin desfrutar melhor de um benefício que há três décadas é pago a ele pela população paulista. Todo mês, o governo de São Paulo deposita 14,9 mil reais na conta do ex-presidente da CBF, a título de pensão parlamentar pelos oito anos em que ele foi deputado estadual nos anos de 1970, durante o regime militar.

A pensão vitalícia, que tem valor bruto de 22,2 mil reais, foi concedida a Marin em 1987, e não foi suspensa nem mesmo quando ele foi preso e condenado nos Estados Unidos no escândalo de corrupção conhecido como Fifagate. Ele ficou detido em Nova York — uma parte do tempo em prisão domiciliar em um apartamento de luxo na Trump Tower — até retornar para São Paulo.

Antes de ser presidente da CBF, entre 2012 e 2015, Marin também foi vice-governador na gestão de Paulo Maluf, na década de 1980, e chegou a assumir o comando do estado por dez meses. Ao ser condenado à prisão em 2018 pela Corte Federal do Brooklyn, o ex-cartola teve mais de 12 milhões de reais confiscados e teve de vender parte dos bens, entre eles uma mansão, para pagar multa.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. A solução é um reforma profunda na justiça, tanto no critério das leis que são muito leves, tanto na nomeação de desembargadores sem preparo jurídico e a maioria corrupta. Para nomear ministros em qualquer tribunal teria de ter vida ilibada, experiência como juiz de 10 anos no mínimo, e concurso público para todos.

  1. Há mecanismos legais sim, p/ coibir tais absurdos dos absurdos. O q não há é gente decente suficiente p/ lançar mão deles. O broncossauro e sua gang por ex., c/ todos os crimes q cometem, já poderiam ter sido postos na rua e na cadeia mas, o congresso q pode fazer isso, não se mexe por ser majoritariamente um bando da mesma escória imoral e covarde!!! É neles q temos q mirar e pressionar p/ fazer o país funcionar!!!! Esse rato zé maria mané, logo, logo a covid19 levará e do pior modo possível!!!

    1. É também o senado, que poderia remover os ratos da corvolândia do judiciário, fazendo uma histórica desinfestação e, não se move a mínima pra isso, o bando majoritário de canalhas!!!! Isso sim, seria demonstrar o poder legal da função legislativa do Estado e não as negociatas e fofoquinhas de marias candinhas com que se ocupam 24 horas por dia, além de roubar também, é claro!!!!

  2. Parabéns aos Antagonistas! Ótima cobertura jornalística, com qualidade e atualidade. Mas tá difícil de ler tanta barbaridade!

  3. A realidade confirma a ficção- ladrões e criminosos se bandeiam para o Brasil - e Marin faz mais: desfruta aposentadoria paga por nós. Viva a República das Bananas

  4. País de escória mesmo esse nosso. E corrupto por todo lado zombando de nossas caras e milhões de brasileiros literalmente na merda sem investimentos sociais, empregos, saúde, segurança, educação, etc.

  5. Somos um povo fraco, que aceita tudo isso a décadas sem fazer nada. Achamos que escrever como estes comentários que fazemos nas revistas semanais mudará algo. Só existe uma forma de mudar o país, e não é fazendo passeatas com camisetas brancas pedindo paz. Caso contrário seremos sempre uma republiqueta dos e das bananas.

    1. Parabéns pelo comentário Mauricio, pura e Santa verdade, uma pena.....

  6. Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link: https://crusoe.uol.com.br/diario/a-pensao-do-ex-presidente-da-cbf-condenado-nos-eua-solto-pela-covid-e-de-ferias-na-bahia/. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da revista em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Mare Clausum Publicações Ltda.

  7. Olhem a conexão: político filhote da ditadura e corrupto. Vocês ainda querem mais evidências de que o principal legado da ditadura militar foi a formação da maior rede de corrupção que já existiu no Brasil?

  8. AQUI ELE NEM TERIA SIDO CONDENADO. FOI CONDENADO PORQUE FEZ A MESMA BESTEIRA DO MALUFF, LAVOU DINHEIRO ATRAVÉS DE BANCOS AMERICANOS. QUANTO AO MALUFF, CONTINUA, LIVRE, LEVE E SOLTO. SÓ NÃO PODE SAIR DO BRASIL PORQUE OS AMERICANOS PEDIRAM A PRISÃO DELE A INTERPOL CASO ELE PONHA OS PÉS FORA DO PARAÍSO DE CORRUPTOS CHAMADO BRASIL.

    1. Maluf é um mito do escapismo da Justiça. Ali sabe os paranauês, viu?!

    1. Espero que qdo ele for pro céu, o beneficio não passe para alguma viúva jovem.

  9. O Brasil é o país da Eterna Impunidade para os criminosos que têm poder político e/ ou poder econômico. Não há justiça no Brasil. Prisão apenas para pobres e os mais vulneráveis economicamente, que vivem em favelas e na periferia. Criminoso de colarinho branco é regiamente protegido por todo o sistema judiciário. Aqueles que roubam dinheiro público são condecorados no Brasil. Roubar dinheiro público é uma distração/ vício para aqueles que têm acesso às chaves dos cofres públicos.

    1. Viva a impunidade no Brasil para políticos ladrões, juízes vendedores de sentenças, Presidente miliciano e famiglia,PGR,ABIN,chefe da PF etc. O povo que se foda que se foda que tome no cu sem cuspe. Me desculpem mais estou indignado com tudo. Estou com problema para dormir. Estou ficando doente por falta de sono. Só hoje tomei três vezes remédio para dor de cabeça. O que será do Brasil???????????????????

  10. Maldita CF 88, só dar direitos a uma minoria sem a contrapartida da obrigação, aqui é o paraíso de bandidos e corruptos, eles tem a garantia da impunidade, da população ignara que paga impostos sem pestanejar a falta da contraprestação do Estado da segurança, da saúde, segurança, da educação, o povo se contenta com futebol e com as migalhas bolsa família, etc..., dessa forma, os políticos permanecem no poder, até quando o brasileiro ficará dormindo em berço esplêndido.

    1. Caius — O teu amigo corrupto condenado é uma legácia dos generais de 64.

    2. Mas quando falo que era melhor no tempo dos generais, quase sou linchado. É apenas a verdade nua e crua: APÓS 1985 SÓ HOUVE VANTAGENS PARA OS POLÍTICOS, NADA PARA O POVO! Essa aí é a "democracia" pela qual lutamos nas "Diretas Já"??? Sinceramente................prefiro os generais (não os do Bolsolixo)...

    3. A famigerada aposentadoria é anterior a Constituição de 1988

  11. Que dupla hein! Maluf-Marin. Tem muitas como Cabral- Pezão, Dilma-Temer, Collor-Sarney, o Bolsonaro escapa por causa do vice que é bom, inclusive ele vai corrigir o erro na próxima eleicão, pode ser o Marco Feliciano, a Damares, Rogerio Marinho, com certeza vai de ser desse naipe

  12. Marin é irmão do Tinhoso e cumpadre do Sarney, quanto mais desgraça mais ele aproveita as oportunidades. Tem todas as regalias de qualquer político brasileiro e ainda goza de benefícios extras. Ele já possui cadeira cativa no inferno.

  13. Mas o Governo de São Paulo numa canetada cancela o benefício dos Idosos de 60 a 65 anos de não pagar transporte público. Ora tá na cara que isso foi um aumento de tarifa disfarçado : Se 1 a cada 10 estão nessa faixa o aumento* é 10% e se for 1 em cada 20 o aumento* é 5% (*aumento = receita do setor de transportes). Olhem só a jogada: Nos últimos anos qualquer aumento de 10 centavos no transporte gerava quebra-quebra, daí danem-se os idosos ainda que necessitam se locomover, inclusive p/ trabalho

    1. Haja visto a convulsão social que ocorreu no Chile em 14/10/2019 iniciado por aumento de tarifas de transportes !!!!!!!!!

    2. A canetada só serve p/ prejudicar o necessitado, pois o $ do Sr Marin aí nunca falhará.

  14. O cara eh milionario de tanto que roubou na vida e ainda leva uma grana do cidadao brasileiro todos os messes, palha.cada isso, e ninguem acha errado, e faz nada para acabar com isso, lembrando que esse eh soh mais um caso no meio de milhares de casos similares no Brasil, essa eh parte da casta social que nos povo brasileiro sustenta. Nao tem ninguem para olhar por nos e corrigir esses absurdos. Votou no Bolsonaro para combater a corrupcao e me dei mal. 2022 que volte a Lava Jato 2.0 turbinada!!

    1. Claro. E quanto mais dinheiro roubado, mais proteção o criminoso recebe. Afinal, os criminosos de colarinho branco não podem ser presos não. Por isso, o SFT mudou o entendimento da prisão após condenação em segunda instância. O STF instaurou o regime da impunidade eterna. Agora, se o cidadão é pobre, vive na periferia ou não é branco, aí a prisão é decretada imediatamente. Os corruptos são regiamente protegidos pelo sistema judiciário do Brasil. Conclusão, não há justiça no Brasil.

  15. E. És o um país de merda, um povo de merda. Uma justiça de merda. Só matando essa raça que despreza seu povo. Simples assim.

    1. Lá não precisa esperar primeira, segunda, terceira, quarta e centenas de recursos em liberdade.

    2. Quanto ódio! Nossa Justiça está melhorando e será aprimorada. Veja que o condenado foi liberado por uma corte dos EUA.

Mais notícias
Assine agora
TOPO