Deputado tenta mudar regra das federações partidárias, mas Lira barra
Seis meses depois da promulgação da lei que criou as federações partidárias, já há no Congresso uma tentativa de mudar o texto. Instituído pela reforma eleitoral de 2021, o modelo recém-criado permite a união de duas ou mais siglas para a disputa das eleições, desde que as legendas caminhem juntas por pelo menos quatro anos....
Seis meses depois da promulgação da lei que criou as federações partidárias, já há no Congresso uma tentativa de mudar o texto. Instituído pela reforma eleitoral de 2021, o modelo recém-criado permite a união de duas ou mais siglas para a disputa das eleições, desde que as legendas caminhem juntas por pelo menos quatro anos.
O deputado Rubens Pereira Júnior, do PCdoB, protocolou um projeto para que organizações da sociedade civil também possam participar de federações junto com partidos registrados na Justiça Eleitoral.
“Sabemos que o principal problema da atual política brasileira reside exatamente na representatividade, já que as pessoas, em geral, não se sentem representadas pelos políticos que elegem. Dito isso, o Parlamento deve adotar medidas para promover a reaproximação com a população”, argumenta o parlamentar. “Nesse sentido, as organizações da sociedade civil se assemelham aos partidos políticos, pois possibilitam aos seus associados a garantia de maior representatividade”, prossegue ele.
Depois de Pereira Júnior protocolar a proposta, o presidente da Câmara, Arthur Lira, devolveu o texto ao gabinete do deputado. Para justificar a decisão, ele cita um artigo do regimento interno que o autoriza a barrar projetos de lei que sejam “evidentemente inconstitucionais”, o que seria o caso. O deputado ainda pode apresentar recurso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (4)
cristovao
2022-04-11 17:24:38PRO LIRA barrar ,é porque o projeto deve ser BOM para o desenvolvimento do Brasil.Lira só quer: grana Pública e poder para o CENTRÃO
Amaury G Feitosa
2022-04-11 08:13:00para os interesses da politicalha vale tudo ... que diferença isto fará? nenhuma a participação de associações e outras porcarias nada acrescenta se todos são meros bandos e ajuntamentos para interesses quase sempre sujos? esta a dura verdade.
Heraldo Marques Figueiredo
2022-04-11 08:00:53E o Jaymerson José Gomes, assessor do Arthur Lira, que foi preso em fev/2012, no aeroporto de SP com dinheiro vivo. Como ficou o inquérito? Parece que não ficou.
Hierania
2022-04-10 17:42:30Os partidos políticos existem para representar a sociedade civil. Quem quiser fazer política partidária, que se filie a um partido político. Qualquer outra inovação, apenas pode surgir do poder constituinte originário.