Marcelo Chello/CJPress/Folhapress

Denúncia contra familiares reacende chance de delação de Paulo Preto

06.09.20 08:02

A inclusão da ex-mulher e das duas filhas do engenheiro Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto (foto), em uma denúncia por lavagem de dinheiro ajuizada pela Lava Jato de São Paulo reacendeu a possibilidade de uma delação premiada do ex-diretor da Dersa e operador do PSDB.

Segundo a acusação, Paulo Preto usou a ex-mulher e as filhas para ocultar dinheiro que teria sido desviado das obras do Rodoanel em um hotel da família em Ubatuba, no litoral paulista. O engenheiro é apontado como “homem bomba” do PSDB por ter sido, segundo delatores, o responsável por arrecadar dinheiro para o partido em obras do governo tucano.

Uma das filhas de Paulo Preto denunciada agora por lavagem de dinheiro já foi presa e condenada junto com o pai pela Justiça Federal por incluir empregadas e babás da família em um programa de reassentamento de famílias deslocadas pela obra do Rodoanel, comandada pelo engenheiro.

Depois que sua filha foi presa, Paulo Preto passou a cogitar um acordo de delação premiada com a Lava Jato. Mensagens apreendidas em celulares mostravam que familiares o pressionavam a colaborar com a Justiça em troca de benefícios, como redução da pena.

A ideia foi descartada depois que o advogado José Roberto Santoro, defensor histórico de tucanos, assumiu a defesa do engenheiro. Além de Paulo Preto, Santoro defende o ex-ministro Aloysio Nunes, padrinho político do operador tucano no governo paulista. No ano passado, o ministro Gilmar Mendes concedeu um salvo-conduto proibindo a Lava Jato de investigar o advogado. Segundo os investigadores, o escritório dele recebeu 3,7 milhões de euros em Portugal de uma conta controlada por Paulo Preto nas Bahamas.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É no minimo repugnante ouvir e ler todos os dias reportagens sobre a corrupção que assola o Brasil!!! Isto tudo se deve desde o início da Operação Lava-Jato, que agora, começa a ser destruída por aqueles a quem deveríamos ter o maior respeito, por entendermos que a probidade deveria se iniciar por esses senhores, os Ministros do STF. Guardiões da Constituição... Quanta besteira... Todos esses "guardiões" devem algo a alguém... Por isto mesmo, se auto-protegem... Tenho vontade de vomitar...

    1. seja Homem! Honre as calças de macho! não seja um covardao como os bolsonaros!

    1. Porque tucano não vem ao caso, já disse Sérgio Moro.

    1. adora uma mídia,mas não chega nunca aos Pés de Glória Pires! é apenas um qualquer querendo aparece

    2. Os demais "ministros" ñ se rebelam pq concordam com ele. Como é um serviço sujo é legal q só ele faça. Mas tem o apoio dos demais. Ñ fosse assim, outros revogariam as condutas errantes dele e veja q ñ é isso q acontece.

  2. Paulo Preto você e sua família estão mais sujos do que pai de galinheiro.vai deixar sua família continuar com está pecha? se eu fosse você contaria tudo que sabe. É o único jeito de viver com dignidade

  3. Advogado que deixa de só defender o cliente e passa a ajudar nos crimes não se torna cúmplice? E se um alto magistrado protege os criminosos não se torna cúmplice também?

  4. Vamos lá Paulo Preto, vomita tudo que sabe principalmente sobre o bandido dos bandidos, esse beiçola asqueroso. Você deve isso ao povo paulista. Você vai continuar livre, leve, solto e principalmente milionário com o que você roubou. E terá a simpatia do povo. Coragem!!! Vomita logo.!!!

    1. vergonha deixada como herança para os que vierem na família! não foi homem de honra!

    1. com certeza ! as calças estão sujas! uma provável diarréia!

  5. Para contar com o apoio do Beiçola Boca Mole no STF não é tão fácil. É necessário ter muito dinheiro para gastar ou comparsas endinheirados com medo de ir parar atrás das grades.

    1. E o pior de tudo será ele ( Gilmau) julgar Dr Moro por suspeição . O brasileiro , pela sua inércia , merece o governo e judiciário que tem.Um presidente que brinca de ser presidente. Governa por deboche. Está enebriado pelo poder . Só não sofre impeachment pelo medo que os políticos têm de Mourão . Só nos resta DEUS . Esse ministro ainda vai por a cabeça no travesseiro e ver quantos ele está deixando na miséria e fazendo uma nação inteira sofrer tanto .

Mais notícias
Assine
TOPO