Câmara dos Deputados

DEM muda de posição e agora defende votação da PEC do golpe no MP

04.05.21 15:03

Presidida por Bia Kicis, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara delibera neste momento sobre a PEC 5/2021, que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público para punir procuradores, especialmente os da Lava Jato.

A bancada do DEM, que fazia obstrução à matéria até a noite da última quarta-feira, para barrar sua votação, mudou de posição e, agora, quer que a proposta seja votada. O texto é de autoria do petista Paulo Teixeira, e conta com o apoio de próceres do Centrão e do bolsonarismo.

Agora, somente PSDB, PSB, Pros, Podemos, PSOL, Novo e Rede se declararam contrários à tramitação da PEC. Lideranças governistas e petistas calculam que têm votos de sobra para aprovar a proposta na CCJ.

O responsável por mudar a posição do DEM foi o deputado fluminense Sóstenes Cavalcante (foto), da bancada evangélica. Ele é o autor de um projeto de lei, também na pauta da CCJ, que insere um novo crime de responsabilidade para ministros do STF na Lei do Impeachment, de 1950: “usurpar competência do Congresso”. A matéria conta com amplo apoio no bolsonarismo e no Centrão.

Outro partido que mudou de posição foi o PL, que havia liberado a bancada na noite da última quarta-feira, mas hoje orientou seus deputados a votar contra a retirada de pauta do projeto na comissão.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A CÂMARA VIROU UM LUPANAR ,E ESSA SRA ESCOLHIDA PELO GENOCIDA ESTÁ LÁ COM OS PANOS DE CHÃO ,PARA AJUDAR A ACABAR COM A ESPERANÇA DE UM PAÍS ÉTICO E COM JUSTIÇA 🐀💰🤮🤮

  2. Bia Kicis,sempre defensora do combate à impunidade,mudou de lado?Esse negócio de dizer uma coisa e fazer o oposto,é para enganar “idiotas”!

  3. LA GRANDE AMMUCCHIATA! Eh Diogo? Lembra de quantas porcarias fizeram na Itália contra Mano Pulite? A Casta se defende e contra-ataca.

  4. PEC do golpe ??? Golpe é o que a gente vê quase todo dia, e com foro privilegiado e sem prisão para os condenados em Segunda Instância.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO