Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Defesa de Daniel Silveira reclama de decisão de Moraes: ‘Não é Deus Supremo’

02.02.22 07:27

A defesa do deputado federal Daniel Silveira (foto) reclamou da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, de liberar para julgamento a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra ele.

Silveira virou réu em abril de 2021. O parlamentar responde por agressões verbais e ameaças a ministros do STF para favorecer interesse próprio, incitar a violência para impedir o livre exercício dos poderes Legislativo e Judiciário e estimular a animosidade entre as Forças Armadas e a Suprema Corte.

Após nove meses de instrução processual, Moraes informou no último dia 21 que a denúncia está pronta para julgamento. O processo, no entanto, ainda não foi incluído na pauta pelo presidente do STF, Luiz Fux.

O advogado do deputado, Paulo César Rodrigues de Faria, reagiu 11 dias depois, alegando que Moraes não poderia ter liberado a ação penal, porque estão pendentes as avaliações de três embargos de declaração”, como é conhecido no jargão jurídico o recurso que contesta supostas omissões ou contradições em acórdãos.

Em tom elevado, Rodrigues declarou que Moraes não pode “se revestir como um Deus Supremo e fazer “o que bem entende, utilizando as leis de acordo com a própria conveniência e interesse”. “Um juiz que julga de acordo com a sua vontade pessoal, não é juiz, é inquisidor, daqueles mais perversos e dos idos tempos negros e sombrios da idade média“, emendou.

Os embargos citados pelo advogado questionam três decisões distintas. Em uma delas, Moraes rejeitou pedido da defesa para reaver os 100 mil reais pagos por Daniel Silveira como fiança. O ministro anotou que o dinheiro não foi depositado “no prazo legal“.

Rodrigues argumentou que, ao reter o dinheiro mesmo sem reconhecer o pagamento como a quitação da fiança, STF e Ministério Público Federal estão tomando a “guarda indevida” da verba, “e em palavras civilistas, ensejando, em tese, no enriquecimento ilícito e sem causa por parte do estado“.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. As duas bozistas esatão desesdperadas. Chiquitita e Joãozinha querem machos, muito machos. Vocês não precisam revelar publicamente suas preferências. Os bombeiros que tomam conta das vossas esposas já compartilharam esta informação conosco. Bozistas são, pela própria natureza, criaturas chifrudas. Zurrem Bozistas, Zurrem pedindo machos e ditaduras...Zurrem....

  2. a tua mulher também José pois cansou de sua veadagem e mania de ser bi e manda aviso .. o Ricardão agora é só dela arrume um jegue XG procê sente no falo e seja feliz.

  3. O nosso maior problema foi escolhermos deputados e senadores na sua maioria corruptos, nao podem encarar de frente seus desafetos do STF como deveria, inclusive impichando-os, quem ha de, senadores corruptos, se forem impichar ministros do STF, com certeza serao impichados, sujos contra mal lavados, vai dar sempre nisso dai, uns encobrindo os maus feitos dos outros, os eleitores reelegendo os mesmos, recebendo cangalha nas costas e batendo palmas. Somos uns idiotas ao quadrado. MORO PRESIDENTE .

    1. Qual congresso? Você fala daquele composto majoritariamente pelo centrão e que assinou em baixo o acordão para livrar os Bozokids da cadeia?

Mais notícias
Assine agora
TOPO