Declaração do Grupo de Lima condena Foro de São Paulo
Os países que integram o Grupo de Lima divulgarão nesta terça-feira, 23, uma declaração em que condenam o Foro de São Paulo. Organizado pelo Partido Socialista Unido da Venezuela, do ditador Nicolás Maduro, o Foro começa nesta quarta-feira, 24, em Caracas, e contará com a participação de políticos brasileiros de esquerda. Na declaração, o Grupo de Lima...
Os países que integram o Grupo de Lima divulgarão nesta terça-feira, 23, uma declaração em que condenam o Foro de São Paulo. Organizado pelo Partido Socialista Unido da Venezuela, do ditador Nicolás Maduro, o Foro começa nesta quarta-feira, 24, em Caracas, e contará com a participação de políticos brasileiros de esquerda.
Na declaração, o Grupo de Lima diz expressar "sua rejeição aos fóruns e movimentos -- como o autointitulado 'Foro de São Paulo' -- que pretendem atuar em defesa do ilegítimo regime ditatorial de Nicolás Maduro". O comunicado é assinado pelos governos de Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Paraguai e Peru. O representante do presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, que faz oposição a Maduro, também assinou o documento.
No documento, os países "exortam os grupos políticos verdadeiramente comprometidos com a democracia, os direitos humanos e o estado de direito, no hemisfério e em outras regiões", a não participar do evento, no hotel Venetur Alba Caracas, nome do antigo Hotel Hilton depois de expropriado por Hugo Chávez.
A declaração do Grupo de Lima acrescenta que o Brasil sediará a próxima reunião de ministros das relações exteriores dos países que o integram, em data a ser definida. Na reunião de hoje, em Buenos Aires, o Brasil foi representado pelo chanceler Ernesto Araújo (foto) e o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Cesônia
2019-07-24 13:30:24Só é possível entender a situação do Brasil da atualidade tendo informação sôbre os 32 Cadernos do Cárcere de GRAMSCI, sobre as idéias de JUDITH BUTTLER e sobre o chamdo FORO DE SÃO PAULO.
Ediner
2019-07-23 18:44:55Quando Cabo Daciolo denunciou o foro de São Paulo e a implantação da URSAL fizeram chacota dele. E agora?
Magda
2019-07-23 18:02:12Se o próximo encontro for no Brasil temos que mandar alguns governantes, parlamentares e "apêndices" para alguma viagem ao exterior, do contrário vamos passar vergonha com as visitas.
Jose
2019-07-23 17:51:05Não podemos aceitar esse tal foro de s.paulo,o governo deveria proibir reuniões desses esquerdistas em território nacional.
ANTÔNIO
2019-07-23 17:06:42O único problema é Ernesto Araújo como ministro. P/ mim, qualquer indicação do Olavo deveria ser rechaçada.
Jeferson
2019-07-23 16:45:37Poxa sinceramente, não há como mudar o nome desta porcaria? Alterem para por exemplo "Fórum de LuLazuela" não de minha cidade natal que tanto amo, a fim de denominar um "fórum" onde tanta merda é colocada em pauta, tendo em vista uma cidade tão trabalhadora de diversidade cultural, intelectual dentre outras mas que na sua grande maioria não condiz com este lixo de idealismo pregado por estes partidos de esquerda de nosso maravilhoso Brasil muito menos de seu povo de valor.
Antonio
2019-07-23 16:44:08Credo! Quem revisa os artigos? Venezuela no Grupo de Lima?
Leandro
2019-07-23 16:43:51Tem uma coisa q sempre me chama a atencao. Td vez q um esquerdista se refere a seu grupo, usa o termo Progressista. Eles se apropriaram da palavra como se apropriaram de tantas ouras coisas no Brasil, mas por favor me digam onde ha progresso por onde eles passam? Eu so vejo terra arrasada, vide a antes rica e prospera Venezueal.
Cintia
2019-07-23 16:43:39Este movimento esdrúxulo cujo nome foro nem consta na nossa ortografia já devia ser extinto pelo simples fato que tudo que tem o dedo do Lula não presta e nem serve! É suspeito e serve só a expedientes espúrios!