Agência BrasilO advogado Zanone Júnior: de volta à PF

Decisão sobre investigação de atentado também impede uso de imagens

01.03.19 16:22

Na decisão que interrompeu as investigações sobre quem contratou o advogado de Adélio Bispo, autor do atentado contra o presidente Jair Bolsonaro, o desembargador Néviton Guedes manda suspender também as buscas das imagens das câmeras de segurança do Hotel Maison Royal.

O hotel fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte e é onde funciona o escritório do advogado de Adélio, Zanone Manuel de Oliveira Júnior (foto).

A PF estava atrás das imagens porque Zanone disse em depoimento que se encontrou com o cliente que o contratou para defender Adélio nesse escritório. A PF trabalha com a suspeita de que o PCC poderia estar por trás da contratação.

Com a decisão do desembargador, o material não poderá ser usado, a menos que haja alguma decisão contrária do Tribunal Regional Federal da 1ª Região ou de instâncias superiores sobre o caso.

A decisão de Néviton Guedes atende a um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil, que questiona o fato de a linha de investigação da Polícia Federal envolver o advogado de Adélio. Na decisão, o desembargador afirma que a atividade dos criminalistas é de “alto risco” e que não cabe ao advogado “questionar a origem financeira de seus honorários”.

“Evidentemente, o advogado não pode ser investigado pelo simples fato de ter sido contratado por quem quer que seja, mesmo que se suspeite (ser) integrante de organização criminosa”, assinala o desembargador.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Qualquer esforço para impedir investigações e descobrir quem paga advogados caros é obstrução de justiça, mesmo que haja lei protegendo sigilo de atividades advocatícias. A lei só deveria obrigar o sigilo das investigações e punir com severidade eventual vazamento.

  2. Engraçado. Sujeito leva facada; seu algoz imediatamente é protegido por uma banca de advogados que presta serviço ao PCC. O marginal, ao contrário da vítima, atual presidente do Brasil, tem todo apoio da OAB. Pura sacanagem.

    1. Pois é, isso é do cabo de esquadra...Tudo deve ser investigado, não importa o quê e quando, sé é para esclarecer os fatos... A justiça não deixar investigar seja quem for é inimaginável!... Quem tem medo do quê ?!...

  3. Sou advogado e sinto vergonha da OAB e da Justiça brasileira que só funcionam pra defender o crime, os criminosos, sempre contra a vítima.

  4. Da vontade de colocar todas as ORCRIMS dentro das barragens da Vale. Sem exceção. Dos quatro PODERES. Só assim acaba essa desordem. Inacreditável, o voto aqui não serve pra nada. Desse jeito em quem temos que confiar, pelo seu histórico, é nas Forças armadas. Aí essa brincadeira acaba.

  5. Quem acoberta quem? É uma vergonha um criminoso ter resguardada da justiça a origem do dinheiro que paga advogados caríssimos.

  6. A OAB poderia publicar um manual: Como usar o direito de sigilo e garantias profissionais para cometer, acobertar crimes ou favorecer criminosos.

  7. Tratasse de Segurança Nacional, isso tem que prevalecer sobre a determinação de um desembargador de bosta. Lei de Segurança Nacional precisa ser aplicada e culpadões punidos. OAB é mais uma que precisa de uma boa faxina.

  8. Prezado Mateus Coutinho, segundo o STF, apesar de o advogado ter seu sigilo profissional resguardado para o exercício de suas funções, tal direito não pode servir como escudo para a prática de atividades ilícitas, pois nenhum direito é absoluto. O simples fato de ser advogado não pode conferir, ao indivíduo, imunidade na prática de delitos no exercício de sua profissão. Fonte: HC 96.909/MT, Rel. Min. Ellen Gracie. J.10.12.2009, p. 11.12.2009.

  9. Advogado, é por ofício, um senhor com as artes do Tinhoso e a OAB é um feudo, uma bolha de proteção para atos inconfessáveis.

  10. Que merda de país é esse? Que super-poderes são esses desses desembargadores? É um absurdo! É um excesso de protecionismo que dá nojo. Bandido é bandido. Esse advogado, inclusive, pode fazer parte de uma organização criminosa e está travestido de advogado. Somos todos uns panacas mesmo.

    1. É bom lembrar que com dinheiro das ORCRIM se formam , juízes , advogados , desembargadores ... Acho que isso explica .

  11. Meu deus!!! CPI do judiciario , jaaaaaaa . Que desgraça é este judiciário. A DEMOCRACIA, É A MAE DAS PROSTITUTAS. Se eu tivesse condições, iria embora deste pais .

  12. Tá na hora de mudar isso. Nos EUA, advogado responde por lavagem de dinheiro quando a origem é ilícita. Os narcosobriños de Maduro tiveram que dispensar seus advogados quando a corte questionou quem os pagava. Avança, Brasil.

  13. Quem trabalha pra bandido é bandido . Quem esconde ato de bandido é cúmplice . O M U N D O , o U N I V E R S O já sabe que o tal Adélio não agiu sozinho . Vai pegar mau pro Bolsonaro não denunciar publicamente os culpados .

  14. A OAB é um órgão corporativista ao extremo, chefiado por pessoas desprezíveis que não comprometimento com o bem da nação.

  15. Os argumentos do desembargador são de dar calafrios em qualquer pessoa minimamente honesta. Sem comentários. Este homem já devia estar na cadeia há muito tempo.

  16. Decisao com a cara do pais, os da osb, os do judiciario e o esfaqueador. Afinal pra que elucidar um atentado desse nivel, primeiro contra o candidato (democracia) e agora contra o PR Se isso acontece com o mandatário da naçao onde se juntam duas ibstituiçoes podres pra nao permitir q surja a verdade, o q se pode esperar do resto. Rezar de maos dadas com Dom Orani ... talvez ...

  17. a OAB é um órgão de classe e corporativista, a justiça é ruim, cara, lenta e a sua poderosa maquina se tornou um fim em si mesma... o que este juiz, e a justiça querem? parece que é atrapalhar a busca da verdade...

  18. Eu queria ver se a vítima fosse esse desembargador pago a preço de ouro pelo povo. Aposto que o resultado seria diferente. Se tratam assim um atentado contra um homem que ocupa legitimamente o cargo de presidente da Republica, só se pode dizer que nossa justiça não presta, ou não faz Justiça. Triste e cara nulidade esse poder falido...

  19. Esse argumento me parece fraco, até porque todos são obrigados a declarar renda e informar à Receita Federal quem efetuou o pagamento!

  20. Um corretor de imóveis que participa de uma compra suspeita de imóvel e obrigado a declarar ao Coafi a transação caso não o faça passa ter responsabilidade sobre o delito. Alguém vê alguma coincidência contrária com os advogados

  21. Faltou dizer. Tenho 58 anos e nunca precisei dos servicos de bandidos, digo, advogados, e se Deus permitir morrerei sem precisar dessa escumalha.

  22. Acho que as investigações devem começar pela OAB. Retirar de lá os bandidos que defendem bandidos, pagos com dinheiro sujo de sangue, ganho com a morte de milhares de jovens por todo mundo e transformar a instituição e a profissão em motivo de orgulho.

    1. É capaz de não sobrar advogados suficientes nem para um associação!

    1. Porque a revista sabe que o povo quer tratamento igual para todos. Será se fosse um João ou José, do povo, teria essa facilidade?

  23. Se eu fosse advogado, gostaria com certeza de quem estaria me pagando. Mas é a OAB né, cujos membros em grande parte são tão bandidos quanto o pessoal do CV ou PCC.

  24. Juiz e advogado se completam para esconder as provas. Isso não vai dar em nada. Bolsonaro levou a facada e pronto! Para que descobrir a verdade, ele não morreu! Bem a cara da nossa justiça.

  25. Quer dizer que se alguém pagar um assassino para matar alguém e preventivamente (sabe-se lá, né...) contratar advogado para defendê-lo, se por azar o pistoleiro for pego, o advogado pode silenciar? Mas aí não será cúmplice depois? Ah, mas aí seria “antes”? E se o assassino fracassou e o cara não morreu, “depois”, tudo bem? Isto aí é como merda: quanto mais se mexe mais fede. Quanto vier a público sairá por um ventilador espalhando-se aos quatro ventos. Que tem grana alta na história, está CLARO!

  26. Enquanto isso o maior ladrão da história mundial prepara comício e vitimismo no velório do neto, sem o menor escrúpulo. Esperar para ver .

  27. É muita “coragem” para não dizer outra coisa um reles desembargador parar uma investigação de um atentado a um presidente.

  28. Tem agora que esmiuacar a vida deste desembargador. Deve ter muito lixo debaixo do tapete e algum anzol afiado pra pescar este peixe podre.

  29. Mas a ideia não é investigar o advogado. O que a PF e todos nós queremos é investigar e descobrir quem contratou os 4! causídicos. Poderia ser essa pessoa o/a mandante.

  30. Tanta coisa boa acontecendo com o novo governo e nós perdendo tempo com atitudes pequenas e reveladoras de um desembargador infeliz. E isso não vale apenas para ele.

  31. Em suma, advogados são seres superiores a tudo. Evidente que deve ser lícito saber quem paga um advogado caro pra defender um assassino pé rapado que tentou matar um candidato a presidente- não por acaso o JB. Óbvio que se fosse um advogado de porta de cadeia, esse dado não teria interesse algum. Aí tem muita sujeira, e da grossa.

  32. Inacreditável!!! Isso precisa acabar!!! A proteção que maus profissionais do Direito têm, sob o manto de serem advogados, é ridícula. Vejam o que esse desembargador escreveu: "... advogado não pode ser investigado pelo simples fato de ter sido contratado por quem quer que seja, mesmo que se suspeite (ser) integrante de organização criminosa". Receber dinheiro sujo, eles podem???? Crime de lavagem de dinheiro só vale pra outras profissões? E ninguém fala nada???? Que várzea!!!

  33. No entendimento deles Adélio só queria assassinar um futuro presidente, mas se fosse uma tentativa de pedir autógrafo do Jair, aí era crime.

    1. Como cantar o hino nacional. Mas criança alisando um socialista nú pode.

Mais notícias
Assine agora
TOPO