Ricardo Stuckert/via Fotos Públicas

Decisão de Fachin também deu um bom refresco financeiro a Lula

14.03.21 18:54

Ao anular todas as decisões da 13ª Vara Federal de Curitiba relacionadas aos processos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto) na Lava Jato, na última segunda-feira, 8, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, não apenas livrou o petista de duas condenações, tornando-o novamente elegível, como conferiu benefícios econômicos ao mandatário do PT.

Além das sentenças que somavam 29 anos de prisão em regime fechado, nos casos do tríplex do Guarujá e do sítio de Atibaia, Lula foi condenado pela Justiça Federal do Paraná a pagar multas que chegam a 1,78 milhão de reais. Os valores foram impostos pelo ex-juiz Sergio Moro, no caso do tríplex, e pela juíza Gabriela Hardt, no caso do sítio, e confirmados pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região nos recursos em que Lula foi derrotado.

Com a decisão de Fachin, que agora será analisada pelo plenário do Supremo após recurso apresentado na sexta-feira, 12, pela Procuradoria-Geral da República, essas multas foram anuladas. Pela decisão monocrática do ministro, as quatro ações penais contra o ex-presidente serão reavaliadas pela Justiça Federal de Brasília, que podem convalidar as sentenças e provas produzidas em Curitiba ou não.

Outra boa notícia para Lula é que a decisão de Fachin também desbloqueia todos os bens do petista que tinham sido sequestrados por decisões da 13ª Vara Federal de Curitiba. Em setembro do ano passado, em uma revisão dos casos, a juíza Gabriela Hardt manteve o bloqueio de 50% dos três apartamentos e de um sítio de Lula em São Bernardo do Campo, de metade dos 606 mil reais que o petista tinham em contas bancárias e dos 9 milhões de reais em planos de previdência pessoal e vinculado a LILS, a empresa de palestras do petista. Agora, todo o patrimônio de Lula também fica livre.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Como o ladrãozinho acumulou tantos bens e $$ não são assuntos que possam interessar ao impoluto Fachin. Brasil, vergonha mundial !!!

  2. É isto aí, a justiça brasileira é uma piada. Tanto trabalho e tanto dinheiro público gasto para investigar e julgar políticos e corruptos e depois tudo é jogado no lixo. Quem ganha com isso? Os ladravazes e seus advogados, todos enriquecidos com dinheiro roubado da população. É de desanimar. Vergonha total. Os cidadãos de bem são feitos de bobos e idiotas. Até quando esta situação abominável continuará?

  3. Agora é só passar o patrimônio para os filhos e/ou para os laranjas e ele estará livre de problemas com a "justiça" (entre aspas, porque é de faz de conta mesmo).

  4. Prezado Diogo sou sua admiradora e vejo tudo que diz respeito a você, inclusive acompanho o Manhattan Connection na Globonews e agora na TV Cultura, mas penso que essa não foi a intenção do Ministro Fachin. Acho que você deveria fazer uma análise mais profunda sobre a decisão dele, pois a meu sentir ele não teve outra solução, pois caso contrário, ele e a Ministra Carmem Lúcia seriam derrotados na 2a. Turma do STF, cuja decisão teria uma repercussão mais abrangente.

  5. Reginaldo . Saia de fininho seu escroto. Só um alienado como você ,acredita que esse patife conseguiu todo esse patrimônio honestamente.

    1. E você acha que o juiz Fachini deu um bom exemplo, ou alguns juízes são mais juízes que outros?

    2. REGINALDO O SEU COMENTÁRIO CHEGA SER BIZARRO O MOLUSCO E UM PSICOPATA UM MENTIROSO E ENCANTADOR DE BURRO 🤮🤮🤮🤮🤮

  6. A depender das decisões das altas cortes o estado ainda vai acabar indenizando o chefe da quadrilha por ter roubado o país.

    1. Não duvide disso não. Como é que pode? O ministro Fachim era o relator dos processos da Lava Jato, como é que ele nunca percebeu que a 13 vara de Curitiba era incompetente para julgar o processo de Lula, só veio perceber agora? Eu tenho pena do juiz Moro, tanto trabalho, tanto estudo, tantas noites mal dormidas, tanto estesse, para resultar nisso... realmente lamentável!87V8+8F Craíbas, Alagoas

  7. Absurdas, condenáveis e perigosas as atitudes e ações dos ministros do STF. Nós, o povo, estamos sendo ofendidos todos os dias.

  8. Pô Lula, só 9 milhões na previdência privada? Estás ruim, hein! O Bozo kid que é muito mais novo do que vc acabou de comprar uma mansão de 6 milhões.

    1. É lembrei que tenho que fazer minha declaração de IR. Vai ajudar a ele e outros tantos.

  9. Com certeza essa não foi a intenção do ministro porque esse bandido ROUBOU MUITOS BILHÕES DO PAIS. Foi bandido defendendo bandido.

    1. Exatamente. E assim que me sinto: trouxa. Pq temos que votar para exercer nossa cidadania. Mas as articulações politicas neste pais são tão sujas que levam o eleitor ao erro cronico.

    2. Isso é dinheiro de pinga perto dos bilhões que ele tem em paraísos fiscais pelo mundo. Trouxa são os mortadelas petistas e bovinos bolsonaristas que idolatram esses políticos corruptos e passam pano para suas sujeiras.

  10. República das Bananas Motivo de piada internacional com tamanha insegurança jurídica. Estimula somente a picaretagem internacional querer se instalar aqui

    1. Amigo, segurança jurídica neste país existe só para beneficiar poderosos, onde já se viu anular condenações confirmadas por duas instâncias recursais (TRF-4 e STJ) em sede de habeas corpus? Lembre-se que existe até uma lei chamada de Lei da Segurança Jurídica que proíbe desfazer o que decidido com base em nova interpretação nas esferas administrativa e judicial. Duvido que um cidadão comum consiga isso!!

  11. Se a Lava Jato, segundo seus detratores, era um projeto de poder, onde está esse poder? Moro saiu do governo, externando sua indignação, e hoje trabalha na iniciativa privada. Onde está o poder do Moro? Se a LJ tomou medidas heterodoxas, quais os resultados da justiça ortodoxa, no combate aos crimes de colarinho branco? Como a justiça permite Gilmar Mendes pedir vistas, esperar uma mudança na 2a turma, e só então levar o caso para votação. Será que o STF acha que o povo brasileiro é idiota?

    1. Sim.Eles nos acham idiotas. E se nao nos manifestarmos. Seremos realmente idiotas.

    2. Moro 22, vai ter muita gente esperneando...!! Gostaria de ver..! Desaprovar essa b.... dessa PEC da bengala q inventaram para se manter chipinhando o povo..! Numa pancada sai 4 ou 5 não sei ao certo..!! Imaginou o Moro nomeando 4 ou 5 pro STF..!! Vai dar caganeira em muita.! Moro levantar a bandeira da Lava Jato, ir em frente e terá apoio do povo, coisa q Lula e Bolsonaro nem querem ouvir falar..!!

  12. Entendo q tudo isso será revisto, caso o plenário do STF mantenha as decisões dos tribunais condenando esse mau caráter..!! Se isso não acontecer, o pior do tudo Ficará com a Justiça totalmente desmoralizada, totalmente desacreditada e pior para o país q terá vergonha de seu judiciário q de justiça não tem absolutamente nada.!! Me sinto envergonhado..!! Se A vara de Curitiba não tinha legalidade pra julgar..! Pq de imediato não foi dito....!!!??? Réu até cumpriu pena.! É muita impotência!!

    1. Amigos e tudo indica que o barbudo vai ser candidato em 2022. Bolsonaro tá morrendo de medo, já tá até usando máscara kkkkk. E se for só Lula x Bolsonaro, nós vamos votar em quem?

    2. E muita mentira! E muita palhaçada na nossa cara. Eles nao tem respeito pelo povo brasileiro. No momento que tem algum poder eles já demonstram à que vieram: nos roubar descaradamente.

    3. Considere que será confirmada pela maioria a decisão do Fachin. Este caso está definitivamente prescrito. O maior bandido em 500 anos de história é o ex-juiz Moro por ter tido a coragem de enfrentar os criminosos do colarinho branco e colocar na cadeia a maioria deles sendo que suas sentenças foram confirmadas por mais 10 juizes em duas outras instancias. Mas segundo o togado Fachin, o foro de Curitiba não era o adequado. Dá pra acreditar neste tipo de justiça??? Depois querem ter credibilidade!

  13. Inacreditável uma decisão tão grave, ser tomada monocráticamente, após tantos anos e tantas instâncias. Isso não cabe num estado de direito

    1. Definitivamente, nosso Pais tem seus comandantes doentes, sem referência do bem e do mal. É como se estivéssemos todos em um manicômio onde os médicos debandaram e deixaram para ver se os loucos irão se entender. Não, não irão e vão acabar se matando. Alguém já disse isso: "Que Deus ajude esta Nação!!"

Mais notícias
Assine agora
TOPO