ReproduçãoThiago Eliezer, o Chiclete: entorno repleto de transações vultosas e classificadas como suspeitas

De transferências bancárias a mais de 730 mensagens: a relação de Vermelho e Chiclete

24.09.19 06:15

As investigações da Operação Spoofing revelaram que o hacker Walter Delgatti Neto, conhecido como Vermelho e um dos responsáveis pelo roubo de mensagens de Telegram de autoridades, mantinha um contato frequente com o programador de Brasília Thiago Eliezer Santos, o Chiclete (foto). Como revelou Crusoé, Chiclete, preso na segunda fase da Operação Spoofing, é suspeito de ser o mentor do hacker de Araraquara.

Crusoé teve acesso a documentos da investigação que mostram que, além de uma transação envolvendo uma Land Rover que Vermelho buscou em Brasília, o hacker de Araraquara fez 14 transferências bancárias para o programador do Distritro Federal. Os dois ainda teriam trocado 737 mensagens pelo Telegram. Em parte delas, trataram da tentativa de invadir o celular do ministro da Economia, Paulo Guedes.

Em algumas das conversas, Delgatti chama o programador de Crash, apelido que os investigadores já suspeitavam ser uma referência a Chiclete, como também mostrou Crusoé.

“Em meio a essas mensagens, foram encontrados indícios de fraudes bancárias e notícias sobre o cenário político do país”, afirma o procurador da República Wellington Oliveira, em manifestação sobre o caso encaminhada à Justiça Federal.

Vermelho também fez diversas ligações para Chiclete e mantinha em seu computador uma pasta em nome de “Crash” e outra em nome de “Molição”, uma referência a Luiz Henrique Molição, o outro detido na segunda etapa da Operação Spoofing. Nas pastas estavam salvos arquivos com o conteúdo das conversas de Telegram do coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol.

Somado a isso, chamou a atenção da PF o depoimento de Delgatti em que ele disse que teria adquirido a Land Rover de Chiclete por 60 mil reais. Os investigadores pediram a apreensão do veículo para apurar se não teria havido lavagem de dinheiro na transação.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se não há coincidências e está tudo conectado, então toda a rede de corrupção agiu para se imiscuir em todos os atos de sabotagem e crime. As informações disponíveis indicam que há conexão entre as ações de invasão e escritórios de advocacia envolvidos em toda a corrupção que impera no país. São as evidências que devem mostrar isto, mas o que foi revelado até agora parece ser só a ponta de um iceberg.

  2. A fisiologia e a corrupção são instrumentos não só de um indivíduo ganancioso, mas de um incapaz, pois se vc é capaz de obter aquilo que vc deseja por seus próprios meios sem violar nenhuma lei, então pq vc irá se corromper? Ou talvez vc até seja capaz, mas está sempre desejando mais do que pode ter ou precisa? Seguindo esta lógica, havia mais gente disposta a se engajar nas invasões de celulares e nas ações alopradas perpetradas pelos hackers, por Verdevaldo e o resto da rede de corrupção.

  3. Não é razoável que fosse só Chiclete ou Crash, Vermelho e o resto de sua gangue, havia mais gente gananciosa disposta a fazer o que eles fizeram. A capacidade de Lula e dos seus em sustentar por tanto tempo uma distopia com base em elementos tão frágeis demonstra que há muito mais gente incapaz de pensar racionalmente nos riscos existentes e disposta a cometer qq crime em nome de um "ideal" maior e uma recompensa insignificante diante do preço pessoal a se pagar se tudo falhar.

  4. Se Crash fornecia "serviços" para um teia de corrupção, pq outros como ele não poderiam tb ter sido acionados e empregados? Quanto maior a cegueira ideológica e a sensação de impunidade, menos as pessoas pensam nos riscos e mais são seduzidas pela recompensa fácil e cobiçada. A inveja, a cobiça, a ganância, a crueldade, a falta de empatia, mesmo que em níveis e combinações diferentes, são necessárias para que a corrupção encontre terreno fértil.

  5. As autoridades estão mais preocupadas com os crimes de "maior" potencial ofensivo que ameacem a integridade física, o patrimônio e a vida, deixando os cibercrimes em segundo plano. Pq investigar um indivíduo que comete pequenos crimes na internet se tem um monte de assassinos e CORRUPTOS soltos, não faz sentido. Se há uma teia por trás de Verdevaldo e dos blogs sujos petistas, pq aqueles que a integram não podem ter sido acionados?

  6. Por mais habilidoso que seja um programador e por maior que seja a rede criminosa, o mundo virtual é praticamente um convite à auto-incriminação. Há uma infinidade de portas e brechas que podem ser exploradas, todas dando a falsa ilusão de que se está anônimo e longe dos holofotes. Tal como a criminalidade no Brasil, a internet é um ambiente propício para a prática de crimes exatamente pq estes são relevados e considerados "menos" importantes.

  7. Um dos pilares da estratégia petista de dominação e hegemonia consistia em criar e financiar blogs sujos. Uma coisa são todos os "jornalistas" e contribuidores destes sites, outra são os responsáveis pro colocá-los de pé e manter em funcionamento. Seria necessário que se tivesse um time de gente com um mínimo de conhecimento em programação, em uso e manipulação das redes sociais. Dado o componente ideológico, toda esta equipe de suporte teria vínculos ideológicos.

  8. Além do mais, outra coisa que qq criminoso razoavelmente escolado deveria fazer é criar camadas de separação entre o topo da hierarquia e a base (apesar de que as msgs de Verdevaldo já violam isto, se ele se considerar um tipo de "escolhido", então tenderia a não tomar cuidado pq acha que está cumprindo alguma espécie de "missão" superior). Se Chiclete movimentou milhões, de onde este dinheiro veio e para onde ele fluiu?

  9. Pela natureza amadora do processo de invasão de celulares, este parecia ser altamente lento, o que implica que demandava gente para executar todas as tarefas indo desde a invasão dos celulares até a publicação das msgs. Uma das táticas de terroristas e guerrilheiros é criar células que não tem contato umas com as outras e que operam de forma relativamente autônoma e independente, para que se uma delas for desmantelada, as ações não sejam prejudicadas.

  10. Tudo o que foi apresentado até agora aponta para uma rede muito maior. Se Chiclete ou crash era atuante no submundo da internet, então não é razoável supor que ele estivesse sozinho. Se Verdevaldo está por trás dele e de Vermelho, então não é razoável se supor que sejam só eles, há mais gente, inclusive com mais habilidade. Verdevaldo se acha um gênio incompreendido da humanidade. Portanto, tudo o que ele faz é ouro puro e não há como dar água.

  11. Sobretudo, não se pode ignorar a convergência de interesses. Por acaso, Vermelho agiu exatamente da forma que mais convinha aos CORRUPTOS, sobretudo os do Congresso e do STF. As ações dele atacaram exatamente Sérgio Moro e os procuradores da Lavajato, abrangendo ainda todo o entorno deles. A corrupção no Brasil é uma coisa obsoleta, completamente em descompasso com o nível de desenvolvimento tecnológico hj existente no mundo.

  12. Sendo cada indivíduo uma quase impossibilidade diante da vastidão do universo e de todo o conhecimento possível, não seria razoável se acreditar em coincidência pura, ainda mais quando se envolve ações criminosas. Apenas ressaltando que não se trata de a partir disto fazer associações toscas e criar teorias conspiratórias que unem coisas que parecem completamente dissociadas e sem relação. Trata-se somente de não se classificar as coincidências como coisas aleatórias e desconectadas.

  13. De todos os pontos de vista e ângulos é praticamente impossível se negar que, diante de tudo aquilo que o conhecimento humano revelou até hj, a vida é um evento altamente improvável, o planeta Terra é uma exceção não a regra, como alguns gostam ou tentam supor. Há aqueles, e não são poucos, que consideram que o acaso e a aleatoriedade são possíveis, ao invés de serem tão somente uma consequência da incapacidade ou da ausência de conhecimento acerca dos fatores que nos afetam.

  14. Land Rover R$ 60.000? Puxa que pessoal legal, essa turminha é bem legal mesmo eles dividem tudo....O QUE É DOS OUTROS....É assim? O que é meu é meu, e o que é seu é meu também.

  15. Fica a impressão que Veja, Folha e UOL são cúmplices desses bandidos estelionatários. Na verdade, esses veículos são os maiores propagadores de fake news, são os maiores estelionatários do Brasil. Junto com a esquerda, é claro.

    1. Quero saber por que os responsáveis pelo Intercept e estes veículos não estão todos na delegacia?

  16. Gostaria muito de saber porquê a VEJA, a FOLHA DE SP e o UOL estão tão calados com relação aos desdobramentos da Vaza Jato...

  17. Muito provavelmente essas transferências bancarias de Vermelho para o Chiclete visava dar uma aparência de transação normal de compra do veiculo. Nada impedia que na sequência Chiclete devolvesse o dinheiro usando bitcoin na transação

    1. esses pegos até agora não têm pedigree para fazer o que foi feito; ganharam grana para se postarem de sabichões e encobrirem o grupo que fez o assalto... as descobertas estao muito VERDES ainda

  18. EU confesso Que não solução para MAIS NADA. Tá tudo ramificado em todo SISTEMA: Político. JUDICIÁRIO. EXECUTIVO. Juntos e misturados. nesse PAIS DE FAZ DE CONTAS. FAZER O QUÊ. Tem gente que não enxerga.

  19. Lei de Segurança Nacional neles, artigo 13 (pena de 3 a 15 anos). A pena será agravada se houver participação de grupo estrangeiro.

  20. Parece um absurdo, mas infelizmente não é. Mídia e pessoas defendendo esses hackers como se fossem os santos justiceiros. Será que eles concordam em serem hackeados ou vítimas de fraudes bancárias? Acredito que elevando esses caras à condição de heróis, por tentarem tirar da cadeia a alma mais honesta do Brasil, estão querendo dizer dane-se você brasileiro correto, eles são inocentes, pois só estão fazendo o que é certo para nós esquerda nociva. É realmente inacreditável!!!!!

    1. Perfeito! Quero ver quando aparecerem conversas comprometedoras desses que creditam nessas conversas hackeadas! Aí serão mentiras?

  21. Espero que a justiça brasileira puna com rigor este que se diz jornalista Glenn que na verdade nada mais é do que um integrante da ORCRIM liderada pela esquerda brasileira.

  22. Ninguém sabe porque até hoje esse pseudo jornalista estrangeiro até hoje não foi preso ou expulso do país como já aconteceu em dois países. Causou toda essa trama sórdida contra autoridades brasileiras e continua por aí como se nada tivesse acontecido. No Brasil, infelizmente, além das leis serem, de propósito, benevolentes com bandidos ainda conta com a sonolência das autoridades do Judiciário para resolver os casos. Dependendo de quem são os celerados, lógico.

    1. STF deu "salvo conduto" ao Gleen ao proibir que seja investigado! Essa é a nossa "Corte Suprema"...

  23. Tem que ir pra cima desses bandidos com força e vontade para desbaratar toda trama e definitivamente desvendar toda verdade. Desde o começo da história desses hackers eu já liguei essa trama a um mandante, no caso o Verde Valdo, amigo do bandido mor Lula Larápio da Silva. Pode escrever, não vai dar outra. Essa é minha intuição.

  24. Sugiro que a Cruzoé ou outro órgão de impressa sério (infelizmente são poucos), tentem fazer uma entrevista com o eminente ministro Gilmar Mendes para que ele se manifeste, dê sua opinião diante dos FATOS VERDADEIROS e LÍCITOS tornados públicos agora. Seria muito interessante, para o leitor e as pessoas de bem, saber o que esse senhor pensa sobre isso. Provavelmente irá se negar a dar esclarecimentos, óbvio, porque a ele só interessa mesmo atacar Sérgio Moro, Deltan e a Lava Jato.

    1. Gilmar Mendes, nas sua entrevistas usa sempre termos genéricos, como se estivesse escrutinado.

  25. Sei que preso ninguém será, ou pelo menos não por muito tempo. Mas o mimimi que Greenwald era o ganhador do Prêmio Pulitzer e um "jornalista" respeitado cai por terra. Se for provado que era receptado, que pagava pelas mensagens, deve ser processado, mas não preso. Qualquer credibilidade que possuía - eu pessoalmente sempre pensei em 0% - vai virar fumaça. O marido, David Miranda, que não sabe articular nenhuma frase sem gaguejar, será apenas mais um Jean Wyllis sem causa. E não dá para fugir :)

    1. Como não prender o verdevaldo? A conduta dele se tipifica como formação de quadrilha.

  26. Tudo indica que o cerco se fecha. Esses aí são os operadores do crime que certamente levarão a polícia aos mandantes. É o que esperamos.

    1. Os rábulas do STF, tratam Deltan como criminoso e os verdadeiros criminosos são protegidos po HC preventivo.

    2. Prisão perpétua pra essa cambada. como essa modalidade não existe no Brasil, pena máxima para todos os crimes, que eles não saem mais da cadeia.

    1. Ao mesmo que essa notícia nos anima, eis que também nos causa apreensão, pois não devemos esquecer que Gilmar e Toffoli estão sempre conspirando contra a PF e contra o povo brasileiro. Assim, não se surpreendam com uma ordem do STF mandando parar tudo. Não sei quem é mais CANALHA, se os senhores citados ou os hackers.

    2. Fala aí Gilmar Mendes, mostre toda a sua indignação. Canalha!

  27. O condenado José Dirceu ainda está solto? Está faltando seguir o dinheiro que financiou tudo até chegar no mandante. E a Manoela, está livre?

  28. Tem muita coisa pra surgir ainda.ate o stf bloquear a investigação e mandar entregar as provas pra eles . Bom dia Manuela , como vai a Europa

    1. Mas Manuela não está em Cuba?! Haviam me dito que teria ido pra Moscou, mas não acreditei está um pouco frio lá... Venezuela talvez... Não, próximo do Brasil demais...

  29. A PF tem que colocar o gringo Verdevaldo na laranjada, pois está na cara que ele comprou o servicinho sujo junto com o PT e a corja de Brasília que tem medo de ser triturada no suco. Xilindró geral e... não esquece de levar o Gilmal Mendes de canudinho...

    1. Parabéns a PF pelo excelente trabalho já está passando da hora de colocar estes integrantes dá ORCRIM na cadeia, a começar pela Manuela e o falso jornalista

Mais notícias
Assine agora
TOPO