Ramon Pereira/TRF1

Currículo turbinado: Kassio Marques trata ciclo de palestras como ‘pós-doutorado’

06.10.20 20:09

A Universidade de Messina, na Itália, onde o desembargador Kassio Nunes Marques diz ter feito um pós-doutorado, afirmou a Crusoé que o curso tem o “valor de um ciclo de seminários”. A instituição disse que está impedida, por lei, de comentar o caso específico do magistrado brasileiro, mas informou que o curso “não equivale a um grau acadêmico” e que quem conclui o curso recebe apenas um “certificado de participação”.

De acordo com a universidade, o “pós-doutourado” que o escolhido de Bolsonaro diz ter era um “curso de especialização”, ao final do qual foi emitido um certificado de participação que “não equivale a um grau acadêmico”. As informações foram prestadas nesta terça-feira, 6, em resposta a um questionamento feito por Crusoé.

No currículo que exibe na página oficial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, o desembargador escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para assumir a vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal também afirma ter feito doutorado na Universidade de Salamanca, na Espanha, em Administração, Estado e Justiça. Aí, porém, está outro ponto que merece explicação por parte de Kassio Marques.

Um documento da instituição espanhola ao qual Crusoé teve acesso mostra que o desembargador defendeu sua tese de doutorado no último dia 25 de setembro – quando fez o que trata no currículo como pós-doutorado, portanto, ele nem sequer tinha o título de doutor.

O currículo de Marques menciona o diploma de doutorado em Salamanca com o adendo de que ele obteve “nota máxima”. A tese do magistrado teve como título “Política judiciária no fornecimento de medicamentos de alto custo no Brasil em um ambiente de crise e de políticas de austeridade fiscal: teoria, experiência e perspectivas”. Nesta terça-feira, O Antagonista entrevistou o orientador de Kassio Marques no doutourado, Lorenzo-Mateo Bujosa Vadell, que confirmou a defesa da tese e a nota máxima atribuída ao desembargador.

Kassio Marques diz ainda ter um diploma de pós-doutorado na Universidade de Salamanca, cujo diploma, segundo ele, está “em tramitação”.

Há outra passagem obscura no currículo do escolhido de Bolsonaro para o Supremo. Mais cedo, o jornal O Estado de São Paulo publicou que a Universidade de La Coruña, na Espanha, nega a existência de um curso de pós-doutorado que o desembargador diz ter feito. A instituição afirma que ele participou apenas de um curso de quatro dias, em setembro de 2014.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. O presidente já está bem acordado, ele só quer alguém pra livrar a cara dele, pouco importa o currículo ou se é comunista. Acorda gado.

    1. kkkkkkkkkk mais ele serve, pra o que ele foi designado a fazer por Dias tolffe e Gilmar Mendes juntamente com o cavalo de Tróia. Lena

  1. agradecemos a Cruzoé, agora , qual a autoridade etica e moral que essa pessoa tem para assumir uma cadeira naquele tribunal obscuro/ nenhuma

    1. CAPITÃO TRAIRA,se cercando do q ha de pior....Uma nova facção,com vermes velhos. Família acima de tudo,,,,agora podemos dizer,Família dele e das velhas RATAZANAS só sistema...Tão cagando pro POVO.

  2. O nome dele é com C de Centrão ou K de kuadrilhão? Essa palavra não existe? É apenas uma inconsistência do corretor automático. Veta Senado.

  3. Atitude vergonhosa ! E ainda mais vinda de alguém que será ministro do STF por longos anos!!! Inadmissível! Inacreditável! Pobre Brasil!

    1. Maria, JB segue o precedente constituído por Lula ao conjugar o verbo Aparelhar. A família, ao contrário do que ocorre com a do brasileiro médio, é enorme e parece embobinada. Tudo como Lula! A prioridade máxima é a sobrevivência dele e dos filhos, o que implica reeleição, elemento turbinador da corrupção política de caráter sistêmico (ou institucionalizada); fala-se, inclusive, na Chapa Bolso-Lula. Segundo Janaína Paschoal, o País requer uma quarta via -- liderada por Sergio Moro, obviamente!

    2. Estamos nas mãos da MAFIA do poder...Kd a NOVA POLITICA do CAPITÃO???? As ratazanas esta se reagrupando pra continuar devorando o BRASIL.SALVE A VELHA E PODRE POLITICA..

  4. Não faz muito, visitei Vigo, Santiago e, tb, A Coruña, capital política da Galiza. O nome oficial da universidade, anotem, é Universidade da Coruña. Lembrem-se de que o Galego tem suas peculiaridades, parecendo com o Português. O episódio do pós-doutorado se repete aqui e ali. As pessoas valorizam títulos, menoscabando, frequentemente, o esforço para obtê-los. Como dizia o grande poeta da língua portuguesa sobre honrarias, "É melhor merecê-las sem as ter que tê-las sem as merecer".

    1. Os antigos tinham suas piadas sobre alunos incompetentes matriculados em Salamanca, uma das universidades mais antigas da Europa. Diziam, em Latim: Quod natura non dat Salamanca non praestat (O que a natureza não dá nem Salamanca é capaz de suprir). Em países que de fato valorizam a educação, a "Doutora" Dilma teria sua carreira política encerrada ao aludir no seu CV oficial a um diploma de doutorado inexistente. Infelizmente isso parece moda no Brasil dos cursos superiores de fim de semana.

  5. Este fato pode parecer apenas um pequena detalhe para um brasileiro acostumado com delitos muito maiores. Porém, em países civilizados isso acaba com a reputação do sujeito.

  6. Esse é o tipico comportamento da elite fajuta do judiciário que quer botar panca para cima das pessoas desavisadas. Repugnante! 1 - o título de pós doutor não existe. Pos Doutorado é apenas o nome que se dá a trabalho em Universidades no exterior por alguns anos. 2 - Obviamente o pré-requisito básico é que o sujeito seja doutor. Esse pós doutorado dele deve ter sido em Fisica Quântica, pois atendeu aos seminários ANTES de ser doutor. 3 - Os "pós doutorados" são uns cursinhos de alguns dias!

  7. exiatem 5 graduações acadêmicas no Brasil: diploma do ensino fundamental (validado pelo município), diploma do ensino básico (validado pelo estado), diplomas da graduação, do mestrado, e do doutorado (os 3 últimos são validado pelo Ministério da Educação). DESTA forma, qualquer outro curso feito após um doutorado, por exemplo, não eleva o título; é, portanto, considerado um "pós-doitorado". Isto é, curso feito após obter o título de doutor, que é a máxima titulação no país.

  8. esta história se repete, acho que tivemos um ministro da cultura que teve esse mesmo problema. Como o Passo o, só vai punir ladrões de galinhas então pode ficar no STF aquele abraço

  9. MAIS UM ESTELIONATÁRIO NO GOVERNO, ISSO MESMO, EMBORA SEJA DE OUTRO PODER, ESTARÁ A SERVIÇO DO EXECUTIVO E SEUS AMIGOS.... V E R G O N H A !!!!!! - TEMOS QUE ACABAR COM BRASÍLIA.

  10. Não entendo o porquê de tantas mentiras... O fato é que tem muita gente vivendo de aparência. Parabéns Crusoé pela matéria!

  11. “Turbinar” eufemismo para “mentir, falsificar, enganar” e antessala de outras infrações mais graves. Crusoe precisa usar as palavras corretas.

  12. O cara foi feito desembargador pela Dilma, agora o Cloroquina quer fazê-lo Ministro do Supremo. Dilma e Cloroquina se completam. Mas é lógico, juntos não conseguem formar um cérebro sadio. Os seguidores do Cloroquina odeiam os esquerdas do PT e da Dilma, o contrário é o mesmo. Brigam, xingam, ... Ainda os verão no mesmo palanque. E não pensem ser impossível. Lembrem: Lula chamava o Sarney de ladrão, se uniram, "aprontaram", mas só desfizeram o casamento porque o Temer deu uma rasteira na Dilma.

  13. Além dessa situação vergonhosa deveriam avaliar se a inclusão desses cursos piratas não geraram também pontuação no prontuário do sujeito propiciando mais aumentos salariais

  14. Se atual ministro e ex presidente do supremo tem no seu currículum reprovação em dois concursos para magistratura ...se orgulha de furtar processo junto com seu amigo Vlad...então essa invencao de futuro MINISTRO PINÓQUIO tem reputação e saber para fazer parte dessa Suprema Vergonha

    1. Excelente observação. Sem contar que pelo menos a metade dos sabatinadores sequer têm preparo intelectual para essa missão. O que Romário perguntaria ao postulante? Qual o time que ele torce?

  15. Bolsonaro procurou, procurou e achou um que vai desbancar o Gilmar Mendes. A partir dessa nomeação ele vai parecer um santinho. rsrsrs.

  16. O sujeito indicado inicia mentindo sobre cursos "frios". Não me surpreende a indicação. Ele é igual ao Cloroquina que o indicou e, se olhou no espelho e viu a imagem do indicado, e pensou: "Esse é dos meus. É como eu fiz para me eleger: disse que faria muito se fosse eleito e não vou fazer nada, a não ser para meus filhos e milícias, digo, amigos." O Decotteli está sendo processado pelo mesmo fato - mentir sobre cursos -, assim, vão denunciar o Kássio, ou o Beiçola e o Toffoll vão impedir?

  17. Muito bom CRUSOÉ!!!!!!Minha esperança é que vcs consigam deter a bandalheira que está disseminada no país com esse QUADRILHEIRO bolsonazifascista no poder, o Minto, o PARVO, o obtuso, o cara q está destruindo o Brasil, seremos uma terra arrasada se este psicopata seguir no poder.

  18. Estes cursos de uma semana na Europa são organizados por agência especializada de viagens, reunindo advogados, membros da magistratura, ministério público, procuradores, enfim integrantes de carreiras jurídicas para frequentar um curso que ao final confere ao interessado um certificado de participação. Em regra são quatro dias de palestras seguidos de intensa programação de turismo por outros países, incluindo um cruzeiro marítimo, com duração de mais duas semanas. Isso é pos-graduação?

    1. claro! permite ao sujeito entitular-se "pós doutor" elite patética e mau caráter!

    2. POS-graduação em corrupção e uso indevido dos recursos dos pobres contribuintes.

  19. Só nos faltava isso: ter um ministro da Suprema Corte que não é confiável nem no que escreve no seu Curriculum Vitae! É isso que colocaremos no lugar do Ministro Celso de Mello? Que vergonha!!!!

  20. Essa picaretagem, essa manifesta intenção de fraude, já é motivo suficiente a demonstrar que o candidado não tem reputação ilibada.

  21. Gente, mais um???? Parece que é pré-requisito pra nomeação desse governo "inflar" o currículo com informações falsas ou duvidosas...

  22. Pelo que a Crusoé noticiou, a nomeação é apoiada por Toffoli, Gilmar Mendes, Renan, Alcolumbre, Presidente OAB entre outros. Pelo jeito "contra tudo isso que tá aí ", como dizia Erundina.

  23. Mais um medíocres mentindo para enganar a competência. Um filhote de Toffoli. Bolsonaro tem escolhido muitos tipos assim. Gambá cheira gambá.

  24. Que vergonha. Esse é um governo de fake news, fake promessas, fake currículos, fake liberais, fake pandemia, fake tudo. O que mais entristece é ver as forças armadas arrastada para essa lama.

  25. No Brasil, já dito país do bacharéis, há uma sede para se exibir títulos de mestrados e doutorados. Lamentável dizer, mas há dissertações e teses CTRL X V, especialmente na área de ciências humanas. Será que esses títulos reais ou postiços produzem bons profissionais, como magistrados, administradores e outros da área? Eu me imagino no mestrado de versificação ou doutorado em “poetagem”. Será que produziria obras como A VIA LÁCTEA, OS LUSÍADAS ou A DIVINA COMÉDIA? Talento é dom e não diplomas.

  26. A cada dia que passa me sinto órfão de uma nação que tem tudo para dar certo, só falta seriedade para a minha pátria mãe não abandonar a todos nos brasileiros. queremos um STF que respeite a nossa constituição.

    1. É mesmo escandaloso e desesperador o que estamos (inertes) testemunhando: o Brasil totalmente sequestado por psicopatas da pior espécie!!

  27. Para ser aprovado pelo quinto constitucional é só colocar no currículo o número de vezes que foi reprovado em concurso para juiz.

  28. Não cansam de passar vergonha, Eita Pessoal ... Uma coisa é certa, sempre querem parecer letrados ... mas quando abre a boca,

  29. tá ficando muito difícil. "Me diz com quem andas e te direi quem és", réus de corrupção, lavagem de dinheiro, bandidos e mentirosos

  30. O Dr. Kássio não compreende o que é um pós-doutorado. Antes de tudo, não é um título acadêmico. É sim um estágio de pesquisa. Após o doutorado você trabalha certo tempo em uma equipe de pesquisadores com experiência internacional. O que se espera é que você produza um ‘paper ‘ de qualidade e o publique em uma revista científica com alto fator de impacto. Quando dois pesquisadores conversam e um pergunta: “e o seu pós-doutorado?” A reposta será: “ah, publiquei... etc”.

  31. Estava pensando cá com meus botões: Como pode alguém custear tantos cursos no exterior? Depois me lembrei: NÓS pagamos essa esbórnia...

  32. Haverá algum(a) Senador(a) com honra e dignidade que rejeitará mais esse falastrão indicado pelo Pinóquio-Incompetente? Há parlamentares com vergonha na cara que defenderão o interesse da População Brasileira?

    1. Já passou na sabatina por antecipação. Foi indicado pelo Wassef e tem a benção de corruptos de todas as vertentes q querem acabar de vez c/ a Lava Jato. Fux poderia pelo menos colocá-lo na 1a turma pra atenuar 1 pouco a situação.

    2. É o que eu espero do Senado também! Se deixarem passar mais essa vergonha pro STF, podemos perder as esperanças de ver a Justiça sendo feita no Brasil...

    1. Nem precisa perguntar em quem votou. O cérebro é idêntico.

    2. Discordo. Falta de assunto indicar um mentiroso para o STF? Mais um ?

    1. Como assim? Ele poderá participar das mais importantes decisões judiciais a serem tomadas nos próximos 27 anos, com enorme potencial de estrago na vida nacional! Pode ser outro mistificador oportunista... É pouco? (espero que seja desclassificado no senado)

  33. Se turbinou, tá errado. Mas, verdade seja dita, está se candidatando a um “cargo” em que os critérios de indicação nem sempre estão ligados à formação acadêmica, à experiência ou à meritocracia.

    1. Prefiro substituir o “nem sempre” por “nunca”.

  34. O que estou vendo e sentindo é que somos realmente vítimas de nossas próprias fraquezas. Não é de agora que estamos pagando um bom preço por tão pouco auferido. Infelizmente!

  35. Tem que perguntar ao STF QUE PROIBIU O GOVERNO DE BUSCAR INFORMAÇÕES E FAZER UM DOSSIÊ DAS PESSOAS QUE FOREM OCUPAR ALGUM CARGO.

    1. Eliane vc deveria ter mais respeito com o Brasil mostra que para vc caráter ñ importa estuda se informa. Para depois opinar mostra que talvez vc ñ tenha feito.nem o primário.

  36. Oh Luiz Vassalo, você esqueceu de dizer o título mais importante, ele tem graduação em cerveja e tubaína com o Bolsonaro e família.

    1. Que pessoal negativo Não constroem nada e só sabem criticar

    2. Para assumir o cargo não necessita de cursos de pós graduação ou doutorado mas colocar inverdades num currículo para melhorar salários ou impressionar não é digno de representante do STF. E isso é só a ponta do iceberg!

Mais notícias
Assine agora
TOPO