Cuba encoraja médicos e oficiais no Brasil a criticar Bolsonaro nas redes

20.11.18 10:50

Um dos princípios mais consagrados da diplomacia é o de que um governo não deve se intrometer nos assuntos internos de outros país. Eis uma regra que a ditadura cubana comandada por Raúl Castro (foto) nunca obedeceu.

Em um documento de 18 de novembro, o Ministério de Saúde Pública (Minsap) da ilha dá dezoito orientações para os médicos e oficiais que integravam o Mais Médicos. A diretriz se intitula “Novas indicações do Minsap para o processo de Evacuação dos Médicos do Brasil”. No item 17, pode-se ler o seguinte:

“Orientou-se manter e respeitar a informação nas redes sociais, a partir dos estudantes de ciências médicas e dos diferentes centros de trabalho. Nas próximas horas, serão enviadas mensagens e a estrutura da campanha a esse respeito. Deve-se compartilhar as mensagens de Twitter do Presidente do Conselho de Estado e Ministros (Miguel Díaz-Canel), assim como repudiar as mensagens de Bolsonaro.” 

A ordem deixa transparecer que um dos objetivos de Cuba ter abandonado o programa Mais Médicos foi político. A ditadura desejava enfraquecer um adversário ideológico: o presidente eleito Jair Bolsonaro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não da para chamar de governo essa camarilha cubana. São vermes, ficaram parados no tempo, coisa típica de comunistas criminosos e idiotas. O PIB insignificante de Cuba vai despencar ainda mais sem o programa Mais Médicos. E por aqui, ninguém falou nada quando as leis trabalhista do Brasil foram desrespeitadas. E o Ministério Público, nem uma palavrinha ou ação sequer? Onde estavam?

  2. Sim, mas a debandada de alguns médicos nos leva a continuar desconfiando da formação de parte deles. Esses, fugiram de alguma possível avaliação de seus conhecimentos...

  3. Com antecipado pedido de escusas a quem a carapuça couber, a atual posição do PT é do desesperado náufrago, em alto mar, que vê uma caixa de fósforo boiando. A agarra na esperança de aparecerem, no imenso oceano, centenas de outras caixas para servirem de bóia. Indo um pouco além, o PT se identifica com o cão faminto que encontra um pernil suculento. Em razão da fome voraz, come toda a carne e quando chega ao osso, duro, fica lambendo na esperança de aparecerem outros.

  4. Tem caroço neste angu! Todo acordo ou contrato têm cláusulas com prazos, este parece que foi feito a moda antiga “ fio do bigode “. Mas a verdade com certeza aparecerá.

  5. Caiu do cavalo seu velho comunista nojento . O povo brasileiro amou, chega de sustentar vagabundos como os Castros e sua turma. Solidarizo com o sofrimento do povo cubano , mas este regime tem que acabar.

  6. Xará, a grande maioria do povo cubano é vítima. Da falta de liberdade , do desconhecimento do mundo moderno e da lavagem cerebral. Os companheiros se aproveitam. Queriam fazer o mesmo aqui, e chegaram muito perto. Gramsci que o diga.

  7. Devíamos expulsar os diplomatas dessa merda de país, e romper relações com esses bandidos de vez. Pra que nos interessa essa merda de ilha.

  8. Não comentando o exposto acima, mas tentando ser ouvido, Eu insisto no ponto que, de maneira impressionante, não vi qualquer menção ao fato de se poder rescindir o contrato de maneira abrupta sem que qualquer das partes tenha alguma obrigação, em forma de multa, ou de algum prazo pra se poder programar o fim. Isso é elementar em qualquer contrato. Sei que o PT fez um leonino, às avessas, dando todas as prerrogativas a Cuba. Mas não é possível que a imprensa não critique uma coisa como essa!

    1. Concordo com sua observação, José. Onde estão as cláusulas da rescisão contratual?? E o pior é que, apesar de ter sido Cuba que rompeu drasticamente com o contrato, a imprensa podre atribui a saída dos "médicos cubanos" à decisão de Bolsonaro. É impressionante como distorcem tudo.

  9. Tive uma funcionária médica cubana que fugiu da Namíbia, a pobre Doutora tinha muito pouca experiência na área médica, tentei ajudá-la, mas aqui no USA, ela tinha que fazer um internship de dois anos, a Cuba ganhava $10 mil dollars da Namíbia, mas só via $100 dollars por mês. Infelizmente ela não pode voltar para o enterro do Pai e Mãe. Porque o Brasil não contrata os nossos médicos? Isso é o respaldo do tal PT- comunista que Odeiam a nossa Pátria 👎🏼

  10. Querem MENTIR (como sempre) que o Bolsonaro é adepto da escravidão, mas o que se viu foi ele querendo assinar a LEI ÁUREA da Escravidão Cubana. Isso é a verdade que eles não podem suportar

  11. Meu médico me falou que na primeira leva de cubanos que voltaram, havia espiões políticos de Cuba. Sobre dizer que esses médicos (ou q sejam técnicos) são escravos modernos caberia uma provocação a um tribunal Internacional.

  12. Eles falam para eles mesmo. Que testou aqui o socialismo de lula/Dilma e percebeu que não deu certo nunca mais será vítima do discurso cubano.

  13. Para os Srs Jornalistas: Precisam compreender o que é resolutividade. Baixa resolutividade ( os cubanos) : recebo pacientes , trato o que sei e encaminho o que não sei. Pode ser muito atencioso , mas resolve pouco. Alta resolutivida: resolvo tudo que recebo. Esta é a medicina de verdade. Recebida pelo Sr. Bolsonaro depois da facada em Juiz de Fora e no Einstein . Recebida pelo Sr. Lula para tratar o tumor de laringe, pela Sra Dilma para tratar a Leucemia , pelo Sr. Temer para tratar a Próstata.

    1. Os brasileiros merecem a medicina de qualidade. A oferecida nos países desenvolvidos de qualquer matiz ideológica. Cada Cubano custa 22000 por mês: inclui salário do cubano, dinheiro para ditadura , casa , comida e transporte. Nenhum médico brasileiro no atendimento primário recebe isso.

  14. Vão passear! A Medicina Cubana è acariciar cabeça de velhinhos e quando estão doentes mandam para os prontos-socorros dos hospitais públicos brasileiros , privados dos recursos desviados para Cuba! Um crime que precisa ser esclarecido. Desviar 11 bilhões de U$ para outro país. Se importa o que não tem no país, e médicos temos de sobra , e mal remunerados.

    1. O que os cubanos tratam , minha avó que não era médica tratava melhor. Com chás e muito amor. Mas isso não serve para quem está realmente doente e o custo-benefício do desperdício de divisas não se justifica. Os prefeitos gostam porque é dinheiro federal e não municipal. Mas federal ou municipal é dinheiro meu e seu, é nosso e deve ser melhor utilizado. Bandidos , usar dinheiro da saúde dos brasileiros para alisar comunistas decrépitos e falidos!!!!

  15. São tão imbecis que tudo o que conseguiram foi fortalecer o Bolsonaro e economizar para ele o desgaste de expulsá-los. Grandes estrategistas cubanos.... entende-se porque são aquela bosta de país...

    1. Exato! Penso o mesmo, parabens Cuba por ser tao imbecil quanto o PT.

  16. Que dizer que os FsDsPs admitem que além dos pseudo médicos também têm oficiais (militares) tudo junto misturado, A missão além de medica era tb militar!

  17. Criticas não amedrontam uma democracia, é claro. Criticas amedrontam as ditaduras, falar diretamente que Cuba é uma ditadura como o presidente eleito falou não é habitual e amedronta. Habitual é falar da ditadura militar que já deixamos lá atrás.

  18. É isso mesmo, tirar essa raça de comunistas que durante anos ficaram em nosso meio falando algo que na prática, para eles não serve, apenas para nós povão! Que vão para suas Terras e vivam lá suas ditaduras, suas escravidões e achem que dessa forma é que seja perfeito!

  19. Interferência externa na política brasileira ?? Onde está o Itamaraty e o Aloísio Nunes ?? Quando e de Cuba o capacho do Marighela vai ficar quieto ?

  20. Isso foi uma "declaração de guerra ideológica" ao Brasil. Cuba precisa de dinheiro e de amigos. O Brasil que até poderia ficar neutro no governo Bolsonaro, passará a ativamente retaliar Cuba em tudo que for possível. Começando com a cobrança dos empréstimos para lá de "esquisitos" do BNDES, inclusive executando as garantias de pagamentos atrasados.

  21. Que cubanada. Tira os médicos e deixa o Bozo resolver o problema. Já abriram vagas para 5500 médicos para o mais médicos. Veremos se as vagas serão preenchidas. Se forem, então a hipótese de que não havia gente formada para atender o interior estará derrubada de vez.

    1. Um exemplo prático. O recém-formado é "male-male" um clínico geral. Não adianta enfiá-lo no meio do Xingú, por exemplo, e esperar que faça um parto complicado e, dando certo, cuide de um rn de alto risco. Como também não "abrirá a barriga" de ninguém para operar um trauma, tendo também que se responsabilizar pela anestesia. Não estranhem mas é isso que acontece. Prefeitos oferecem uma fábula de salário que não dura 2 meses e jogam todas as mazelas da cidade nas costas do médico. Ninguém fica!

    2. O Brasil tem médicos o suficiente. Mas por que não vão aos grotões? Porque falta ESTRUTURA (O PRINCIPAL): médico trabalha em qualquer lugar que ofereça espaço físico, material e suporte adequados. SEGURANÇA: o médico não quer ser assassinado ao trabalhar num local de risco. BLINDAGEM: Políticos dos grotões constrangem, manipulam e assediam o médico. PLANO DE CARREIRA: auto-explicativo. SALÁRIO DIGNO: auto-explicativo. Não há espaço para esmiuçar cada ponto mas dá para entender, não é?

    3. Estão sendo preenchidas rapidamente. Hoje, o Brasil forma médicos demais. Muitos estão à espera de trabalho!

    4. Verdade loro José, repita as asneiras que você aprendeu nas convenções de esquerda. Por você, continuariamos mantendo mão de obra escrava no Brasil, ajudando Cuba a explorar os seus. Também adicionariamos as benesses um novo aeroporto, já que vocês não falam do Porto que demos a eles. Você chama o presidente de Bozo, mas você quem é o verdadeiro PALHAÇO!

    1. Completando: idiotas esses comumistas. Esses seres do mal tem que ser banidos da face da terra!

  22. O regime cubano está com seus dias contados. O mundo sabe que não tem mais condições de continuar uma ditadura em pleno Século XXi, ,condicionando a população a morrer de fome. A alternativa de vender o trabalho de médicos pagando apenas 30% do salário é regime de escravidão inaceitável.

  23. o problema da assistência em saúde no Brasil passa pelo tamanho, é universal em tudo, da básica a alta complexidade, passa também por medicamentos na mesma estrutura universalista. talvez o melhor seja melhor fazer menos e bem feito, que oferecer tudo e pouco entregar. Quanto a médicos, nossa formação em médicos é elitista, na Bolívia o custo da formação vem medicina U$ 100,00, na Argentina U$ 200,00, no Brasil em média U$ 1.500,00 (R$ 6.000,00), temos de formar mais médicos.

  24. Quer saber a verdade. Dúvido que haja médicos de fato entre os cubanos que vieram ao Brasil? Pode haver técnicos em saúde. Muita picaretagem ainda vai ser elucidada. Esse foi um golpe muito bem arquitetado pelas esquerdas para formar caixa no exterior. Querem encher um avião rapidinho e devolver todos a Cuba antes que se revele a verdade nua e crua, fomos ludibriados e pagamos bilhões por auxiliares de enfermagem cubanos.

  25. Esses ditadores comunistas genocidas vão deixar de receber R$ 859 milhões mensalmente; só tenho dó do povo que lá vive sob esse regime ; ver em nosso país jovens estampando em suas camisas as fotos de um genocida é preocupante.

Mais notícias
Assine agora
TOPO