Crusoé nº 366: Dia da Derrota
Viagem de Lula, Janja e Celso Amorim a Moscou escancara o lado do Brasil na invasão da Ucrânia

A viagem de Lula a Moscou para celebrar o Dia da Vitória com o ditador Vladimir Putin na sexta, 9, marca a primeira vez em um presidente brasileiro vai a um país enquanto suas Forças Armadas seguem com a invasão de outra nação, em uma clara violação da Carta da ONU.
Acompanhado da primeira-dama Janja e do assessor especial Celso Amorim, Lula dará um sinal claro de apoio a uma ditadura que comete crimes de guerra e crimes contra a humanidade em um conflito sem justificativa plausível e que já matou 12,3 mil civis, incluindo 650 crianças, segundo a ONU.
Na Rússia, as autoridades brasileiras ainda ajudarão a reforçar o revisionismo histórico de Putin, que apresenta o seu país como o grande adversário do nazismo — seja ele alemão ou ucraniano.
Não há outro registro na história recente em que o governo brasileiro tenha tomado um lado tão claro — e contra os valores nacionais e humanistas — no meio de um conflito bélico, diz a reportagem de capa de Crusoé, assinada por Duda Teixeira.
Outros destaques de Crusoé
Esta edição da revista trata também do Vale tudo para escapar do STF do entorno de Jair Bolsonaro. Cada vez mais acossado pelo Supremo e diante de uma prisão dada como certa até o final do ano, o ex-presidente intensificou seus movimentos para tentar se livrar das garras do ministro Alexandre de Moraes, diz Wilson Lima.
Crusoé destaca ainda o Aumento indigesto no número de deputados federais, que já custam em média ao país 1,4 bilhão de reais por ano. A Câmara dos Deputados decidiu ignorar, mais uma vez, o título de Casa do Povo e reservou a sessão deliberativa do plenário para votar um dos projetos de maior rejeição popular, conta Guilherme Resck.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas. Nesta edição, escrevem Dennys Xavier, Márcio Coimbra, Josias Teófilo, Gustavo Nogy, Jerônimo Teixeira e Rodolfo Borges.
Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)