Crusoé nº 360: Quem julga os juízes?
Jair Bolsonaro se torna réu no STF, mas ministros também se defendem

O ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete denunciados se tornaram réus nesta semana, após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal acatar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Na sessão de terça, 25, os advogados dos oito denunciados apresentaram críticas à denúncia e fizeram pedidos.
Todos foram rejeitados pela Primeira Turma.
A única voz dissonante foi a de Luiz Fux, que criticou o fato de o caso não ter ido para o plenário da Corte, apresentou reservas sobre as nove delações de Mauro Cid e considerou que alguns dos condenados do 8 de janeiro receberam “penas exacerbadas”.
Ainda assim, Fux votou favoravelmente ao acatamento da denúncia.
O resultado já era previsível, mas as sessões foram produtivas ao menos em expor a denúncia ao contraditório, o que levou os ministros, principalmente Alexandre de Moraes, a sair em sua própria defesa.
Moraes atacou a edição de vídeos gravados no STF por “milícias digitais” nacionais e estrangeiras nas redes sociais, exibiu imagens para provar que houve violência em Brasília, defendeu que as defesas não têm o direito de acessar todas as provas, criticou versões de que “velhinhas com a Bíblia” promoveram o 8 de janeiro e se colocou como um defensor da democracia — atitudes que extravasam o seu papel como relator.
A matéria de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Duda Teixeira, Rodolfo Borges e Wilson Lima, explica os principais pontos de discussão na maneira como o STF está conduzindo o caso.
Outros destaques de Crusoé
A matéria "Lula em busca de samurais", assinada por Wilson Lima, mostra que o petista levou amigos, ministros, parlamentares e sindicalistas ao Oriente, mas a viagem não vale nada do ponto de vista diplomático.
A reportagem "Padrinhos ocultos", de Guilherme Resck, aponta que a aprovação do projeto da Lei Orçamentária Anual para 2025 pelos deputados federais e senadores, em 20 de março, consolidou a continuidade do controle do Congresso sobre parte bastante expressiva do Orçamento da União. Esse controle, no entanto, ainda tem sérios problemas de falta de transparência.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas. Nesta edição, escrevem Dennys Xavier, Leonardo Barreto, Jerônimo Teixeira, Josias Teófilo e Rodolfo Borges.
Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amaury G Feitosa
2025-03-30 10:28:09Só lembrando .. ditadores criminosos à falta de juizes para julgá-los podem ser justiçados pela guilhotina, lembrem da Revolução Francesa que dizimou a nobreza de França ... e a história se repete.