Crusoé 367: A boa-nova da IA
Dois em cada três brasileiros já usam a inteligência artificial. E mais: a letargia do Congresso Nacional e a esperança dos sírios

"Eu estou cansado de ouvir teoria, de ouvir falar nesse bicho de inteligência artificial. Num país que tem tanta gente inteligente, para que precisa de inteligência artificial? Por que não usamos a inteligência humana que temos aqui?", disse o presidente Lula, em março do ano passado.
Em seu terceiro mandato, o petista fez todo tipo de acusação contra a IA: de que geraria 16 milhões de desempregados, de que acumularia todo o conhecimento humano “sem pagar um único centavo de dólar ao povo”, de que poderia consolidar “assimetrias que levam a um verdadeiro oligopólio do saber” e de que seria desnecessária, uma vez que o Brasil já tem muita inteligência humana.
“Esse povo que consegue sobreviver ganhando muitas vezes um salário mínimo, não precisa de inteligência artificial porque é suficientemente inteligente para dar a resposta que nós precisamos”, disse Lula.
Felizmente, o presidente petista está longe de determinar o rumo dos acontecimentos.
Uma pesquisa da RealTime Big Data, feita a pedido de Crusoé e O Antagonista, apontou que 62% dos brasileiros já usam a inteligência artificial. Apenas 35% não a usam, conta a reportagem de capa da edição de Crusoé desta semana, assinada por Duda Teixeira.
Outros destaques de Crusoé
Esta edição da revista trata também da Letargia parlamentar das presidências de Davi Alcolumbre (União-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB) no Senado e na Câmara dos Deputados, respetivamente. Entre os fatores que influenciam no ritmo do Congresso neste ano está a fraqueza do governo Lula, conta Guilherme Resck.
Além disso, em De terno e sem fuzil, João Pedro Farah fala sobre as esperanças que os sírios depositam, após anos de regime de Assad, em um homem que até ontem era procurado pelos Estados Unidos. Nesta semana, o presidente americano, Donald Trump, surpreendeu o mundo ao anunciar o fim das sanções econômicas à Síria para 13 de maio.
Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)