Reprodução/redes sociais

Cristãos no Sri Lanka: atacados por budistas e por muçulmanos

22.04.19 14:49

Os atentados contra igrejas (foto), hotéis e uma pousada no Sri Lanka no domingo, 21, deixaram quase 300 mortos. Nenhuma organização até agora assumiu a autoria dos ataques, mas as autoridades suspeitam do grupo islâmico Thowheeth Jamath, que poderia ter realizado a operação com a ajuda de alguma entidade do exterior.

No pequeno país de 21 milhões de habitantes, os cristãos já vinham sendo alvo de budistas radicais. Em abril de 2017, um grupo liderado por trinta monges cercou a igreja de Devinuwara. “A multidão ameaçou a vida dos cristãos, tomou as Bíblias das mulheres e avisou que ia destruir a igreja se as celebrações não fossem interrompidas”, afirmou a ONG Portas Abertas, que defende cristãos perseguidos em mais de 60 países. Em maio, durante a missa de domingo na mesma igreja, cinco mulheres entraram na igreja e ameaçaram os fiéis.

Segundo a Portas Abertas, o Sri Lanka está entre os 50 países mais perigosos para cristãos do mundo. Eles são xingados e apedrejados nas ruas por budistas. É comum também que suas lojas e estabelecimentos sejam vandalizados. Mas nada que se aproxime à violência do último domingo. Sete explosões no país foram realizadas por suicidas. Foi um dos ataques mais mortais contra cristãos na História.

“Explosões de bombas não são o estilo dos extremistas budistas nacionalistas. Considerando-se a sofisticada coordenação dos ataques, o estilo é mais próximo de grupos afiliados ao Estado Islâmico, que já realizaram ataques de Páscoa em anos anteriores em outros países, como o Egito e o Paquistão”, disse a Portas Abertas, em nota.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Religião é lixo. Os cristãos já mataram, torturaram e roubaram muita gente (verdade que hoje, praticamente, só roubam). Não são melhores do que ninguém.

    1. Ivo vá chupar c* de passarinho e para de cagar pelos dedos.

    2. Leia em voz alta o que você publicou e veja o tanto que foi infeliz! Quem é você para julgar quem é inocente ou não?

    3. Ninguém merece ser morto por crer em religiões, concordo Mas não concordo que apresentem os cristãos como inocentes.

    4. Ivo! Por favor! Cristãos são indivíduos, assim como os muçulmanos, budistas, induístas... Ninguém merece ser morto por acreditar em Deus! As lutas do passado foram feitas por indivíduos que hoje não estão aqui. E as lutas de hoje não podem condenar à morte, pessoas que ainda não nasceram, no futuro.

  2. Infelizmente, nos últimos tempos, a religião tem servido apenas para lavar pés de bandidos, tomar dinheiro dos idiotas e provocar matanças, ficando a espiritualidade em último plano.

    1. Evidentemente eu não me referi às religiões e sim aos desvios existentes.....

    2. Discordou completamente. As Igrejas fazem um teabalho social muito bom, tentam disseminar valores e tradições que so ajudam no convívio social. Falas di que provavelmente não conheces. É claro que existem os que fazem da fé um comércio, mas isso é fácil reconhecer.

    3. E se eu te dissesse que há igrejas e outras religiões que não pedem quaisquer contribuições?

  3. Lá esses lixos fazem o que quer aí quando vem para o Ocidente os idiotas ficam lambendo o saco dessa gente. Pra eles uma metralhadora e um muro bem grande, não gostou do comentário? problema seus eu tô pagando.

  4. Os cristãos em geral, não só católicos, mas protestantes, ortodoxos, coptas etc, de todas as denominações sofrem perseguições e ataques injustos, com torturas, prisões e assassinatos. Imaginem se o mundo ocidental resolvesse eliminar as jihads e esse tipo de perseguição usando a violência, uma reedição das Cruzadas. Haveria uma guerra mundial.

    1. Jesus Cristo nunca quis fundar uma nova religião. Apenas trouxe o evangelho, que ordenou fosse pregado por todo o mundo. Evangelho, não religião. Até os tempos de Constantino, os cristãos nunca tinham construído templo algum. Reuniam-se em casas, que possuíam um cômodo a que chamavam cenáculo, regra geral de cristãos um pouco mais abastados que a média deles. Com a constantinização do cristianismo do evangelho, ele se tornou o cristianismo religioso.

    2. Shakespeare , que de tonto não tinha nada, já dizia :" Há mais mistérios entre o céu e a Terra do que sonha nossa vã filosofia"! E mais tarde a física, através de Newton , revelou um desses mistérios.

    3. Porque até hoje a humanidade não aprendeu a cultuar o seu sagrado sem desrespeitar o sagrado dos outros. Os cristãos também fizeram muito isso no passado , destruíram muitos templos de outras crenças para erguer suas igrejas, inclusive Notre Dame, foi construida sobre o templo dedicado a Lug, o deus da Luz dos celtas, onde foram utilizados muitos carvalhos, arvore sagrada pra os druidas. E foi essa madeira responsável pelo fogo que quase destruiu toda a catedral .

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO