Adriano Machado/Crusoé

CPI: quebra de sigilos mostra aumento de faturamento de OSs citadas por Witzel

27.07.21 17:20

Relatórios produzidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras e entregues à CPI da Covid mostram um aumento exponencial na movimentação financeira de Organizações Sociais responsáveis pela administração de unidades de saúde do Rio de Janeiro. As informações são do Antagonista.

Os documentos foram elaborados com base em quebras de sigilo fiscal aprovados pela comissão. O colegiado acionou o Coaf após o governador cassado do Rio, Wilson Witzel, afirmar que “a corrupção é grande” no sistema de saúde do estado fluminense, alegar que as OSs seguem “operando livre e abundantemente com seus operadores” e elencar nomes de entidades suspeitas.

De acordo com os relatórios, a receita bruta da Associação Filantrópica Nova Esperança saltou de 337,6 mil reais em 2018 para 17 milhões de reais em 2019. A movimentação financeira da organização social saiu de 816,6 mil reais para 15 milhões de reais, no mesmo período. Segundo o MPF, a entidade seria dirigida por Marcos Pereira Dias, irmão do Pastor Everaldo, preso na mesma operação policial que mirou Witzel.

No ano passado, segundo dados parciais, a movimentação saltou 15 vezes, alcançando o valor de 249 milhões de reais, tendo como origem transferências bancárias de órgãos públicos estaduais, outras associações filantrópicas, além de transferências internas de empresas de materiais hospitalares e pessoas físicas. Chamou atenção da CPI o aumento expressivo também da saída de recursos, especialmente por meio de saques em espécie e pagamentos diversos.

Outra organização citada por Witzel à CPI e que teve o sigilo fiscal aberto foi a Mahatma Gandhi. Da mesma forma, os dados fornecidos pelo Coaf vão até meados de 2020. De acordo com o relatório financeiro, a receita da entidade saltou de 278,9 milhões de reais em 2018 para 418,6 milhões de reais em 2019. Já a movimentação financeira saiu de 329,6 milhões de reais em 2018 para 738,4 milhões de reais em 2020.

Mahatma Gandhi teve como principais fontes pagadoras as prefeituras de Itaboraí, Araçatuba, o governo do Rio Grande do Sul e os fundos municipais de Saúde de Mafra e Serra.

Uma terceira organização mencionada pelo ex-governador do Rio foi o Instituto Brasil Saúde (ex-Iabas), cuja receita em 2018 foi de 1,3 bilhão de reais, caiu para 899,4 milhões de reais em 2019 e chegou a pouco mais de 1 bilhão de reais até julho de 2020 — o que sugere que tenha dobrado até o fim do ano.

A movimentação financeira da entidade variou de 2,4 bilhões de reais em 2018, caiu para 1,9 bilhão de reais em 2019 e subiu para 2,8 bilhões de reais até julho de 2020. A OS, que tem histórico de denúncias, contratou o advogado Roberto Bertholdo, conhecido por fazer lobby em Brasília.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O problema de ser corrupto, é que chamar o outro de corrupto, é um risco. Bateram demais no antigo aliado Witzel. O ex-governador apontou o dedo na cara do senador Flávio Bolsonaro. Pelo jeito estava falando à verdade. Rachadinha 2.0, a Escalada.

  2. O Witzel, vulgo "Rambo Saltitante" do Rio, não pode e nem deve esquecer de se incluir nesse mar de roubalheira que se tornou o RJ desde o velhaco do Brizola, Garotinho, Benedita, Rosinha, Sérgio Cabral, Pezão fechando com Witzel, a nata da corrupção carioca. ,,,, Bolsonaro 2022, A ÚLTIMA TRINCHEIRA contra o comunismo.

    1. Cont…. Eles estariam batendo pedindo fora STF etc…Mas , virou tudo estratégia, discurso se foi !!!! Terceira Via já !! Única Via de um país melhor!!!!

    2. Caro José !!! Todos os ladroes da república querem bozo x lulaladrao , pois os próprios discursos se equivalem , STF e judiciário que para muitos é o verdadeiro câncer deste país , não adianta discutir ou brigar com certos gados , pois quem votou neste bozobosta para tirar o lula, já se arrependeu nos primeiros 6 meses , viu que caiu num estelionato , quem ficou é tão igual a Ptzada , só em benefício próprio , pois se pegar este filme de terror que está aí e colocar o PT no poder!!! Imagina????

    3. Se o Bozo fosse a última trincheira contra o comunismo, ele já teria declarado guerra a China! Por que não o fez? Huuum…ficou com medinho, foi? Para o Bozo é mais fácil fixar matando brasileiros pobres usando guerra biológica interna. Bozo genocida, o maior desastre da história brasileira.

    4. Não entendo !!! Pastor Everaldo que batizou o Bozo , 30 anos deputado federal pelo RJ , filhos eleitos pelo RJ , Claudio Castro capacho da familicia , Ex Mulher e Bozo familicia expertise em imóveis no RJ, todos estes desvios das ONGS acontecendo inclusive 2021, familicia Não Sabia de NADA !!!! Como falava o Carlos Rachadinha Bolsonaro, tanto ladrao em volta só o lula era Honesto !!!!!! Kkkkkkkkk

  3. Quando interessa o COAF é usado. Nos casos que não interessam, os dados são anulados, pela mão inclusive do Supremo. É sítio, rachadinha, OS, malas de dinheiro rapidinhas, dinheiro na cueca, duplex, etc, etc, etc...Mudemos tudo ou locupletemo-nos todos!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO