Foto: Edilson Rodriques/Agência Senado

CPI das Fake News vai debater notícias falsas sobre vacinação

17.02.20 11:01

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito das Fake News ouvirá nesta terça-feira, 18, representantes da Organização Mundial da Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunização. O objetivo dos deputados e senadores é discutir a disseminação de notícias falsas na área de saúde, sobretudo as fake news relacionadas a vacinas.

O convite a representantes da Sociedade Brasileira de Imunização foi apresentado pelo senador Ângelo Coronel, do PSD da Bahia, presidente do colegiado. Segundo ele, a propagação de notícias falsas tem impactado de forma negativa a cobertura vacinal da população. Na semana passada, o Rio de Janeiro confirmou a primeira morte por Sarampo em mais de duas décadas.
Já o convite à Organização Mundial da Saúde foi um pedido dos deputados Filipe Barros e Caroline de Toni, ambos do PSL. Eles querem discutir a prática de cyberbullying e casos estímulo ao suicídio em redes sociais.

Na quarta-feira, 19, os parlamentares da CPMI voltam ao debate político. O colegiado vai ouvir dois sócios da empresa Yacows, apontada como responsável por disparos em massa de mensagens pró-Bolsonaro pelo WhatsApp, na campanha de 2018. O requerimento é do deputado petista Rui Falcão. Na semana passada, Hans River, um ex-funcionário da Yacows, já havia sido ouvido pela CPMI. Durante a audiência, ele ofendeu uma jornalista da Folha de São Paulo. A deputada Lídice da Mata, do PSB, entrou com uma representação no Ministério Público contra Hans por falso testemunho.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Isso é diversionismo. A coisa toda virou um circo, está ficando péssimo para a imagem da Câmara do Botafogo e inventaram essa para dar uma roupagem de seriedade e espírito público. O problema é que já cagaram o pau.

  2. Como assim que o Hans Rivers ofendeu a jornalista, desde quando o Hans Rivers praticou falso testemunho, tudo isso baseado em que? Ou essa CPMI está se transformando em algum Tribunal de Inquisição? Limitem-se a apresentar queixa ao MPF, que o resto é por conta deles efetuar a denúncia. No caso da jornalista, quem testemunhou algo tão íntimo assim entre os dois? Eu não digo nada porque não estava entre os dois. Bando de canalhas.

  3. Interessante, eu acompanhei todo o depoimento doa testemunha e o que vi e ouvi foi sua afirmação de fazer os "disparos", para o então cadidato a Dep. Federal Rui Falcão (PT) e ao PT. Negando-se, peremptoriamente, ter feito tais "disparos" para o também, então candidato a Presidencia da República, Jair Bolsnaro. Ofendeu a jornalista? Cadê a imparcialidade que eu comprei quando fiz minha assinatura???? Sra. Redação, a senhora vendeu, mas não entregou!!!

  4. Mantenho um velho hábito: ler as páginas de cartas e os comentários sobre matérias/reportagens. Há uma dissonância abissal entre veículos e leitores. No ritmo atual, o jornalismo (se é que podemos chamar de jornalismo o que é produzido por aqui ...) está mesmo fadado a desaparecer. E não deixará saudades.

  5. certamente este periódico de alta relevância será capaz de desvendar as causas profundas deste problema mundial, cujas raízes nos levam à Inglaterra nos anos 90 e a sórdida e criminosa campanha de um médico em conluio com advogados contra laboratórios e supostas pesquisas que confirmariam a relação inexistente entre vacinação e aumento do autismo

  6. Há vacinas e vacinas! Tem vacina que não dá para entender o objetivo, como a vacinação contra rubéola em rapazes em idade fértil que ocorreu alguns anos atrás. Rubéola só apresenta perigo ao feto e rapazes (natos) não engravidam! Por que não vacinaram contra caxumba que pode ser mais prejudicial à fertilidade eles?

  7. Aproveitem e combatam as fake news do Facebook que vendem o remédios falsamente recomendados pelo Dr. Drausio Varella e outros médicos e fazendo várias vítimas especialmente dentre a população idosa e mais desinformada.

  8. URGENTE: O Aliança pelo Brasil já atingiu 500 mil assinaturas de apoio, agora só dependemos do TSE. RUMO À VITÓRIA. Ninguém segura o Bolsonaro. Para desgraça e desespero da cambada da esquerda. PÁTRIA MUITO AMADA BRASIL.

  9. Ora, parlamentares, vão trabalhar com o que lhes concerne!!!! É só colocar uma equipe de 10 bons médicos infectologistas, sérios e conceituados, num vídeo bem produzido, em horários diversos da TV, explicando à população tudo a respeito de vacinação que, em uma semana, erradicarão as fake news!!! E sai mais barato para o erário do que a deputalha matando tempo sem trabalhar!!!

  10. 1. O texto está uma verdadeira miscelânea. 2. Pelo que já li sobre, divulgar notícias dessa cpi é o mesmo que divulgar fake news. Que Congresso renovado e esse?

  11. Sobre vacinação, podem ficar tranquilos. Venceremos o Coronavírus. Já vencemos o Lulavírus, que causa preguiça, transforma o cérebro em fezes (taí o jose que não me deixa mentir) e idiotiza quem é contaminado (de novo o jose). PÁTRIA MUITO AMADA BRASIL.

  12. 🇧🇷 Eu sou contra vacinação, vejam falo em causa própria, nem prego contra quem quiser ser vacinado. 🇧🇷 Mais quem não aderir tem que ter a liberdade de escolha.

  13. Senhores deputados e senadores, tratem de convocar para depoimento nessa CPMI os verdadeiros produtores de FAKE NEWS nesse país. Convoquem os jornalistas, editores e donos das grandes mídias nacionais!! Convoquem os donos de canais de redes sociais que se abasteciam de verbas nos governos petistas!!

  14. Tô adorando essa CPMI!! Até agora ela não emplacou nenhuma narrativa negativa no Governo Federal e em seus apoiadores. Fez muito barulho no início mas não conseguiu provar xongas!! Toda vez que alguém é convocado pra depoimento só aparece sujeira do lado da oposição e, agora, na grande imprensa tb (FINALMENTE!!). Se as coisas continuarem a fluir desse jeito, essa CPMI vai ser o caixão da Folha, Globo, Veja, Estadão, Jovem Pan e demais fontes de FAKE NEWS!!

    1. Esqueceu de colocar o antagonista e crusoé na lista, mais dois caixões.

  15. Jornalista da folha não tem credibilidade! Ele deveria pedir uma grande indenização a esta jornalista! E ela deveria ser punida e perder os direitos de exercer suas funções.

  16. Palhaçada pura, esta comissão não passa de uma Fake News, serve de palanque para uns maus políticos se aparecerem, pior gastando o nosso dinheiro, cambada de vagabundos esses deputados de esquerdas, até quando vai essa palhaçada em nome da famigerada demoniocracia?

    1. Acho que sim. Que ridículo isso. Esse Rui Falcão é um escroto.

  17. Bem, todo mundo sabe que a campanha anti-vacinação é paga pelos grupos anti-científicos e fundamentalistas. Adivinhem para qual grupo eles trabalham? Acertaram! para os Bozistas. Vocês já viram alguma coisa mais anti-científica e fundamentalista que um Bozista?

  18. Vai ser outro tiro no pé quando buscarem os dados e artigos científicos anti-vacina que são produzidos as centenas nos EUA. Quero ver refutarem o livro millers review of critical vaccines studies... vão dar ainda mais visibilidade para o “movimento antivacina”.

    1. Kkkkkkkkkkk. Respondendo como americano: piece of cake. Se não fosse pela vacina, você nem estaria aí digitando!

  19. A revista deveria informar que o ex-funcionário disse que a empresa Yacows não fez campanha para o presidente Bolsonaro, e não apenas se focar numa suposta acusação contra a jornalista, que, diga-se de passagem, ninguém sabe realmente se foi falso testemunho.

    1. A maior fake news foi propagada pela jornalista da Folha, que não provou nada, tendo já passado mais de um ano das eleições.

Mais notícias
Assine agora
TOPO