Agência Câmara

CPI convida Luis Miranda e irmão para falar sobre pressão por compra de vacina indiana

23.06.21 10:26

A CPI da Covid aprovou nesta quarta-feira, 23, convite ao deputado federal Luis Cláudio Miranda (foto), do DEM do Distrito Federal, e ao irmão do parlamentar e servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Fernandes Miranda.

Os dois falarão ao colegiado na sexta-feira, 25, sobre supostas irregularidades no contrato firmado entre o governo federal e a Precisa Medicamentos, que representa a Bharat Biotech, para a compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin ao custo de 1,6 bilhão de reais.

O deputado Luis Cláudio Miranda disse a O Antagonista que alertou pessoalmente Jair Bolsonaro sobre as irregularidades. O parlamentar declarou que apresentou documentos ao presidente da República e levou o próprio irmão para detalhar o esquema.

Já Luis Ricardo relatou em depoimento ao Ministério Público Federal ter sofrido pressão atípica para assegurar a importação do imunizante indiano. O governo federal fechou a compra do imunizante em fevereiro, apesar de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, não ter aprovado o uso emergencial e temporário da vacina.

O servidor afirmou que a suposta ingerência partiu do tenente-coronel Alex Lial Marinho, que ocupou o posto de coordenador-geral de Logística de Insumos Estratégicos para Saúde, na gestão de Eduardo Pazuello, de quem é próximo.

A CPI ainda chancelou a convocação e a quebra dos sigilos fiscal, bancário, telefônico e telemático de Alex Lial Marinho. O MPF investiga o contrato de compra da Covaxin nas esferas cível e criminal. 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. "Áudio urgente: Miranda diz que entregou documentos a Bolsonaro sobre irregularidades na compra da Covaxin." 😠🤬 " ‘Dava tempo de o presidente ter revogado o contrato’, diz Luís Miranda, sobre Covaxin." 😠🤬 "Empresário da Covaxin (Francisco Maximiano) pede a Kassio para derrubar quebras de sigilo."😠🤬 [O ANTAGONISTA] Fatos e condutas que equivalem à confissões. VULGOS: broncossauro👺🤬 chico maxipilantra👺🤬 kopia-e-kola👺🤬 É isso aí: follow RACHIDS!!! E já preparem os kits-presídio.

Mais notícias
Assine agora
TOPO