Divulgação/CNMP

Corregedor pede demissão de 11 ex-integrantes da Lava Jato

28.09.21 12:57

O corregedor nacional do Conselho Nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima, votou na manhã desta terça-feira, 28, pela abertura de um processo administrativo disciplinar de 11 procuradores que integraram a força-tarefa da Lava Jato no Rio.

Reis Lima ainda reiterou a manifestação a favor da demissão dos profissionais por violação de sigilo funcional.

A representação foi feita pelo próprio Reis Lima, com base em um pedido da defesa dos ex-senadores Edison Lobão e Romero Jucá, denunciados pelo Ministério Público Federal no Rio por corrupção nas obras da usina nuclear de Angra 3

No voto, Reis Lima disse que adiante pode pedir a conversão da demissão dos procuradores em suspensão. A alteração, porém, ocorreria somente após a conclusão do processo administrativo disciplinar.

“Verifiquei que não é o momento de propor a pena de suspensão, pois decorre de conversão da aplicação da pena de demissão. Em sendo procedente, referendado o PAD, aplica-se a pena de demissão, e aí com a possibilidade de o plenário converter em suspensão, por força do parágrafo 5o do artigo 240”, disse.

A sessão foi suspensa para intervalo e será retomada à tarde. Um dos conselheiros antecipou que pedirá vista do caso, mas o procurador-geral da República,  Augusto Aras, autorizou outros membros do CNMP a anteciparem seus votos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Chegamos no topo. Só resta agora, finalmente, apertar o botão da descarga e mandar tudo pela latrina pra fossa.. este paizeco virou bosta total.. Viva Lobão e Jucá, os mais “honestos do Brasil”. SQN

  2. Que audácia destes procuradores! Suspeitar de corrupção figuras proeminentes e impolutas, que Com histórico de lutar pela justiça e pela lisura na administração de verbas públicas, como os eminentes Srs. Edson Lobão e Romero Jucá! É muito atrevimento nesta República dos Bananas!

  3. Resumo da ópera: Lula livre, procuradores expulsos, suspensos ou demitidos, juiz processado, o dinheiro do contribuinte na conta dos corruptos e Lava-jato desmontada. Definitivamente,Brasil não é para amadores!

    1. Concordo contigo Natália ! Desde Cabral aqui não grassa qq tipo de amador ! Só degredados e piratas tem vez! Nada de gente seguidora de leis e de que combate ao mecanismo implantado

    1. Q venha a 3 a via. Q venha Moro22, caso não, q seja Alessandra Vieira e Simone Tebet. Só não pode ser bolsopetismo.

  4. É o mecanismo a serviço dos criminosos. Viva o Brasil que vai de mal a pior. Bandido aqui é solto e aplaudido, os homens de bem que executam trabalho sério e honesto são punidos. PQP até qdo????

  5. O que me deixa mais revoltado é que esses servidores contra o combate a corrupção são pagos com os nossos impostos. Me causa nojo isso.

  6. “Deixais aqui todas as esperanças ó vós que entrais” - Divina Comédia - frase no portão do inferno. Estes são os meus ânimos após ler esta reportagem.

  7. Em todas as instituições e instâncias estamos vendo uma onda a favor dos corruptos que foram pegos na Operação Lava Jato e em outros processos. A sensação de hoje no Brasil é de que os bandidos tem mais valor do que pessoas honestas!!!!!

  8. Esperar o que dessa gentalha, ética, honestidade, caráter, integridade, isso é o Brasil de hoje, acaso queira investigar, denunciar ou prender alguém da casta, Deus tenha piedade de você.

  9. É preciso que os 11 SENHORES DRS. PROCURADORES toquem ações conjuntas em cima desses marginais corruptos que debocham, afrontam, escarnecem de TODOS NÓS e tornam uma instituição da República, outrora respeitada, uma mera pantomina!!!!! Essa corja desse desgoverno maldito, tal qual os da petralhada, passará direto pra cadeia e NÓS FICAREMOS!!!!

  10. Lobão e Jucá duas almas puras, disputam com Lula o posto de alma mais honesta desse país. Mas os três, cuidem-se, pois Bolsonaro entrou com tudo na disputa. Ora, que ousadia dessa turma da LAVA JATO, querer enquadrar corruptos, símbolos desta nação.

    1. Este país entrou em completa degrigonlagem e ninguém sabe como vai se acabar. Inacreditável!

  11. Lamentavel, porem surpresa seria ao contrario neste Brasil de hoje e como disse o maior dos tribunos Rui Barbosa, - de tanto ver triunfar a mentira, a safadeza, a desonestidade, o mal caratismo e a desonra, sentiriamos vergonha de sermos honestos, porem ele jamais imaginou e estamos vivenciando em que muitos juizes nestes dias atuais compactuam com a desonra. Aonde chegamos e que exemplos para os mais novos. VERGONHA NACIONAL. Para os do primeiro mundo, mais ainda.

  12. BOLSONARO ENTRA NA RETA DO TOTAL DESESPERO. PRIMEIRO TIROU MORO DA RETA DOS FILHOS BANDIDOS, AGORA QUER TIRAR TODOS QUE POSSAM ATINGIR SUA FAMÍLIA (MILÍCIA). E SÓ PUXAR A CONTA DESSE TAL GERAL DA MPF, LOGO SE VERÁ O PREÇO PAGO COM NOSSO DINHEIRO. POLÍTICA = CÂNCER. PODE TER CURA, MÁS VAI CUSTAR MUITO SANGUE. POBRE DEMOCRACIA, SEM BATOM, COMO UMA PUTA CAIPIRA NO BAHAMAS.

  13. Atender um pedido de Edson Lobão e Romero Juca significa compactuar com a corrupção posto que essas figuras são sobejamente conhecidas por suas práticas ilícitas anteriores até à Lava-Jato! Vergonhoso e lamentável! O país está no fundo do poço!

    1. o poste fez xixi no cachorro, aliás tudo isso foi avisado que a lava-jato levaria vários golpes no futuro, vindos do STF, do congresso do ptralhas e os filhotes do bolsonaro, é pra chorar.

  14. CNMP sempre vergado pelos poderosos, chegou agora a nível incrivelmente baixo, atendendo aos porcos Edson Lobão e Romero Jucá. Marco Aurélio mandou soltar o traficante Rap mas não chegou ao cúmulo de mandar demitir os responsáveis pela detenção do criminoso. MPF e CNMP, lixo tão fedorento como STF e Congresso Nacional.

  15. Neste país o poste mija no cachorro. Definitivamente o MPF advoga para os bandidos e os servidores públicos honestos são punidos. Infelizmente no Brasil o crime compensa. A corrupção venceu a esperança.

    1. É LASTIMAVEL, DOIS BANDIDOS , FAZENDO COM QUE JUIZES HONESTOS SEJAM DEMITIDOS, NAO ENTENDO OQUE ACONTECE NESSE PAIS, MUITA CORJA DE VAGABUNDO

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO