Convite para ‘formatura da Revolução Democrática de 1964’

27.03.19 12:40

O Comando Militar do Oeste distribuiu esta semana convites para os interessados em participar das comemorações do golpe de 1964, nesta sexta-feira, 29, em Campo Grande.

Feito em nome do general Lourival Carvalho Silva, que chefia o CMO, o documento chama os convidados a participar da “formatura alusiva à Revolução Democrática de Março de 1964” e indica as vestimentas para os civis e militares. No caso dos civis, o traje é passeio completo. No dos militares, a indicação é uniforme camuflado. O evento, no Forte do Comando Militar do Oeste, está previsto para começar às 9 horas.

A iniciativa ocorre depois da determinação do presidente Jair Bolsonaro, passada ao Ministério da Defesa, para a realização de “comemorações devidas” da data que marcou o início do regime militar no país. Após ser anunciada pelo porta-voz da Presidência, general Rêgo Barros, na segunda-feira, 25, o Ministério Público Federal divulgou uma nota pública contestando a orientação.

“O golpe de Estado de 1964, sem nenhuma possibilidade de dúvida ou de revisionismo histórico, foi um rompimento violento e antidemocrático da ordem constitucional”, diz a nota. “Se repetida nos tempos atuais, a conduta das forças militares e civis que promoveram o golpe seria caracterizada como o crime inafiançável e imprescritível de atentado contra a ordem constitucional e o estado democrático, previsto no artigo 5°, inciso XLIV, da Constituição de 1988.”

“O apoio de um presidente da República ou altas autoridades seria, também, crime de responsabilidade”, acrescenta o comunicado da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Descontextualizar o fato histórico é, no mínimo, má fé.Consultem a imprensa da época.Está tudo documentado;ou a imprensa "nunca foi confiável"?não concordo!O "rompimento" foi legitimado pela população.A cidadania cobrou a intervenção!...não é tão difícil de entender.

  2. O Ministério público nunca se manifestou quando FHC, Lula e Dilma convidavam o ditador, assassino, genocida Fidel Castro em flagrante atentado contra as instituições democráticas brasileiras. Prestigiar. ditador assassino de esquerda pode, relembrar um evento que foi apoiado por grande parcela da sociedade, igreja católica e imprensa não pode.

  3. Que Golpe cara pálida.?? Pelo jeito à época do início e transcurso do Regime Militar voce estava nas fraldas. Depois ouviu as mentiras de seu professor , e agora continua totalmente vazio com relação a história do Brasil Mude o discurso que está sendo reiterado pela esquerda cretina deste país !!

  4. Segundo os bozistas acéfalos não foi uma ditadura, mas sim uma ditamole. Eles escreveram isso se olhando nus em frente a um espelho. Vão estudar história bando de filhotes da guerra fria.

  5. Mateus Coutinho, pq vc chama 31/03/1964 de golpe? Tem como provar historicamente que foi isso? Palhaçada! Assino isso aqui pra ler algo decente. Se for pra ficar com os jornalistas vagabundos de esquerda, fico lendo a porcaria do uol mesmo. É de graça.

    1. Exatamente! Mais uma matéria nojenta como essa e eu cancelo minha assinatura!

  6. Mateus Coutinho, comentou sobre o convite mas não leu o que ali estava escrito. O convite fala em revolução democrática ele trocou para GOLPE. Também aparelhado?

  7. Agora entendi. Muitos que se manifestam aqui sobre o movimento - ou golpe se preferirem - que fundou a república no Brasil são monarquistas. Por isto apoiam a dinastia da família no poder. Vão apoiar também a volta da escravidão.

  8. O articulista já firma sua posição ao chamar o movimento democrático de 64 de "golpe". E aonde estavam os procuradores, os advogados irados com as comemorações, quando o lulopetismo entregava nosso dinheiro a fundo perdido para ditaduras caribenhas, africanas, etc.? Quando só negociava com a esquerda golpista? Talvez maioria dos hoje contrários à homenagem, nem tivessem nascido em 1964 e pois, devem ter sido informados do "gópi" pela educação gramsciana imposta pelos comunas no Brasil.

  9. A redentora foi maravilhosa!!! Ajudou a trazer aos poderes da republiqueta os canalhas da direita, do centro e da esquerda. A violência foi banalizada; os métodos de torturas ensinados nas escolas do Panamá (cartilha dos franceses na Argélia) e, entre outros lugares, no Colégio Militar de BH, por Dan Mitrione (CIA), continuam sendo exercitados nas delegacias e nas "unidades prisionais". Um dia eles levam seu vizinho (comunista!!); depois levam você (golpista democrático).

  10. Eu moro perto da referida unidade militar, passo em frente todos os dias e vejo que o mato tomou conta dela. Poderiam comemorar capinando, pelo menos a frente da unidade, dando uma pausa na pela que corre solta. Quem vai bancar essas festas? Sempre tem bebida e churrasco a vontade nessas datas fatídicas.

  11. As instituições e a imprensa não respeitaram a eleição de BOLSONARO e o anseio popular pela GRANDE MUDANÇA. Só uma INTERVENÇÃO MILITAR com apoio popular para consertar isso

  12. Muito interessante este comentário acima. Enquanto nosso País demonstrava grandes amores (Lula, Dilma, Brisola..) com Países autocráticos como Cuba, Venezuela, Russia, China... onde o massacre de milhares de cidadãos desarmados ocorrera e ocorria ainda, a nossa mídia esquerdista não levantava uma linha se quer de repúdio, não é mesmo?,...

    1. Pois é, muito menos Ministério Público ou Defensoria Pública. Comunismo e Socialismo mataram 100 milhões no mundo e não há nenhuma proibição em enaltecê-los; já o "golpe de 64", que supostamente matou 400 em 20 anos, para justamente defender o país do Comunismo, é uma atrocidade para esses hipócritas a ponto de ameaçarem o Presidente da República!

  13. Não entendo o aue. No Brasil se comemora de tudo, dia do índio do amigo, da consciência negra e por aí vai.Qual é o problema se comemorar essa data? Só pode falta do que fazer.

  14. Meu saudoso amigo, Coronel Geraldo Paschoal Rago, foi durante muitos anos Ajudante de Ordens do então General de Exército Ernesto Geisel. Com ele aprendi a respeitar e admirar os nossos soldados! Sem eles o Brasil já teria "evoluído" de República das Bananas para República Bolivariana. E nós, brasileiros, estaríamos comendo o pão que o Diabo amassou.

  15. Que decadência!!! A ditadura matou a economia brasileira e promoveu uma onda enorme de corrupção que até hoje assombra o país. Falta de visão e vergonha na cara ao presidente.

  16. Estamos voltando à normalidade depois de 25 anos de obscurantismo comunista, disfarçado pelo discurso ideológico da imprensa que criminosamente reescreveu o passado.

  17. OS COMUNISTAS CONTINUAM INFILTRADOS NOS CORREDORES DE TODOS OS SETORES DO PODER ESTÃO AMORDAÇANDO NOSSO PRESIDENTE. O QUE SERÁ DE NOSSO BRASIL ?

    1. Estão clamando por uma intervenção militar. Afinal, até que seria bom para dar uma resposta à altura para essa esquerda nojenta que não aceitou ainda o resultado da última eleição. Tentaram matar o Presidente antes da concretização da vontade popular, e, como não conseguiram, agora querem destitui-lo de qualquer jeito.

  18. Que abuso alienado esta comunicação do Palácio. MPF salvou o País de uma insanidade. É inacreditável. Mas é fato. Alerta ligado .

    1. MPF não decide nada, apenas acionou o judiciário que certamente não irá interferir em algo legítimo.

  19. O jornalista já mostra sua linha ideológica ao chamar de golpe a revolução que nos salvou do comunismo e da falência moral e financeira. Sem mais...

  20. Eu nasci em 60, me lembro bem desta época, até 74 que eu lembro, dia 31 de março, cantávamos o hino nacional e homenageavamos a bandeira do Brasil, que naquela época era verde, amarela, azul e branca, não tinha vermelho não. Liberdade política, havia, até fui em comícios do MDB, sem problemas. Mas, concordo, comunista que queria repetir o sucesso de Sierra Maestra, sofria que dava até dó.

  21. Então, seguindo a lógica deste MP, comemorar a república em 15 de novembro também é crime. Foi um golpe típico, dado pelo Exército. "Justiça é o que interessa ao Partido, crime é o que prejudica o Partido" George Orwell (adaptado) . É a lógica do Grande Irmão!

    1. 64 foi um contra-golpe, a proclamação da República foi um golpe, mas bom mesmo foi a magna carta inglesa, a primeira constituição, começaram cortando a cabeça do rei. O que dá legitimidade não é o processo em si, mas o apoio convicto do povo! (não do corporativismo de privilegiatura)

  22. Às favas a advertência do ministério público. Atualmente temos que ouvir a voz do povo, o qual apoia a comemoração e a revogação de possíveis crimes citados. Foi graças aos militares que o Brasil ficou livre do comunismo.

  23. Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão arrume algo para fazer. Essa comemoração e merecida, pois se fosse os bravos militares a fazer a CONTRA REVOLUÇÃO hoje o Brasil seria muito pior que a Venezuela seus idiotas

  24. Pra que ? sim existiam duas forças antagônicas, os militares e os palhaços comunistas. Houve barbáries dos dois lados. Vamos lembrar do velho ditado chinês: Bosta, quanto + mexe mais fede!

  25. Essa aula de história eu não assisti. Houve uma contra revolução ou contra golpe que impediu os comunistas de tomarem o poder. Quem não quer entender isso morra burro. A verdadeira história é essa e há mais do que provas documentais a respeito do assunto. Deixem de choro de perdedores ou vão morar em Cuba ou na Venezuela.

  26. Obrigado, militares! Salvaram nosso país de uma ditatura gramsciana. Viva os Militares! A história do nosso país é totalmente mal contada. E hoje a realidade começou a ser cada vez mais propagada.

  27. Desde minha época de faculdade, no Largo São Francisco (antro esquerdista de SP), comemoro o aniversário da Redentora todos os dias 31/03. Pretendo comemorar até a minha morte. Viva a Saudosa!

  28. Movimento importantíssimo que salvou o Brasil do caos, da destruição. Parabéns aos corajosos militares e líderes políticos e sociais da época, que se arriscaram em prol do bem maior. Essa história tem que ser recontada, e por quem ganhou a guerra. Tudo que se ouve de histórias românticas e dramatizadas dessa época não conta a verdade: queriam transformar nosso país em um feudo bolivarianista.

  29. Procurem no buscador do youtube: Áudio Sessão da sessão no Congresso Nacional que depôs joão goulart em 1964. Claro que o título é feito por um esquerdopata pois o Congresso NÃO depôs Jango, mas sim declarou VAGA. Ouçam

  30. Movimento absolutamente necessário. Ação inevitável. O Brasil teria se tornado uma gigantesca Cuba e contaminaria toda a América Latina. Teria sido uma vitória da URSS sobre os USA e o Ocidente. E o Zé Dirceu, malandro, fugiu de mansinho para Cuba; só voltou com a anistia, e com cirurgia plástica, enganando nova mulher e filho, por muitos anos....

  31. Nasci 4 dias após o glorioso contra-golpe contra a escória comunista que sonhava em transformar o Brasil em mais um a ditadura do proletariado! Brasil!!

  32. Não houve golpe e sim uma intervenção militar contra o comunismo! Somente os esquerdopatas chamam de golpe, foi uma luta contra terroristas de esquerda.

    1. Houve "golpe" contra o comunismo e a favor da DEMOCRACIA. Temos que comemorar e manter viva a liberdade em nossa Nação.

    2. Foi um movimento!!! Como qualquer outro movimento!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO