Adriano Machado/Crusoé

Conselho de Ética pauta processos contra Eduardo e outros sete bolsonaristas

23.02.21 17:51

O Conselho de Ética da Câmara marcou para quarta-feira, 24, a discussão e a votação de oito processos abertos contra parlamentares bolsonaristas, incluindo Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República. O colegiado, que até esta semana tinha Daniel Silveira entre os seus integrantes, ainda julgará um dos procedimentos abertos contra o deputado preso.

Os oito congressistas foram alvo de representações do PSL em 2019, em meio ao rompimento da legenda com o Palácio do Planalto. No caso de Eduardo Bolsonaro, a sigla tentou responsabilizá-lo por uma onda de assédio virtual contra a deputada Joice Hasselmann, mas o parecer do relator Eduardo Costa, do PTB, recomenda a rejeição da denúncia. Para ele, o filho do presidente “apenas explicitou, embora de forma mordaz, seu posicionamento sobre eventos que suscitaram intenso debate político”.

Outro parecer que está pronto para ser votado é o do deputado Hugo Motta, do PSD do Rio de Janeiro, que pediu o arquivamento do processo aberto pelo PSL contra Carla Zambelli por conta do episódio da guerra de listas de assinaturas na disputa pela liderança do partido, também em 2019. O relator não viu “justa causa” no processo.

No caso de Daniel Silveira, o Conselho de Ética irá analisar representação do PSL que acusa o parlamentar de gravar uma reunião interna da bancada e, em seguida, vazar o conteúdo das conversas. No encontro, também em meio à guerra de listas, o então líder da sigla, Delegado Waldir, disse que iria “implodir” Jair Bolsonaro. O relator, Alexandre Leite, do DEM de SP, ainda não apresentou parecer publicamente.

Também estão na pauta do Conselho de Ética desta quarta-feira denúncias contra os deputados Coronel Tadeu, Carlos Jordy, Alê Silva, Filipe Barros e Bibo Nunes, todos da ala bolsonarista do PSL.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Aproveite a farra seu canalha, você voltará para olugar que nunca deveria ter saído, do manicômio junto com seu pai. As eleições vão te provar.

  2. É bom comprar a cerveja, o guaraná, porque a PIZZA tá no forno!!!!! Amanha vai ter pizza de todo tipo, para todos os aliados....Vão punir os dois primeiros da agenda e liberar, em troca, todos os outros. Vamos acompanhar. ..

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO