Giuliano Gomes/Estadão Conteúdo/AE

Conselheiro do CNMP determina investigação sobre Dallagnol

23.02.21 18:19

O conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello, do Conselho Nacional do Ministério Público, determinou nesta terça-feira, 23, a abertura de uma reclamação disciplinar na Corregedoria Nacional para apurar o descumprimento de deveres funcionais pelo procurador Deltan Dallagnol (foto) na criação da “Fundação Lava Jato“, a qual iria gerir 600 milhões de dólares pagos em multa pela Petrobras nos Estados Unidos e devolvidos ao Brasil.

Próximo ao senador Renan Calheiros, o conselheiro afirmou, na decisão, que Dallagnol “usurpou competências da União, impondo-se como
sujeito competente para deliberar sobre a destinação dos recursos, o que
configura flagrante violação ao ordenamento jurídico brasileiro“.

O acordo firmado entre a Petrobras e a Lava Jato para a criação da fundação de direito privado foi suspenso pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Bandeira de Mello extraiu informações da decisão e elencou em onze tópicos “inconstitucionalidades e ilegalidades“, que, conforme sua determinação, deverão ser avaliadas pela Corregedoria.

No âmbito do Ministério Público, o desenvolvimento da Fundação da Lava Jato chegou a ser analisado em um outro processo no CNMP e na Corregedoria, que concluíram pela inexistência de irregularidades. Bandeira de Mello, no entanto, quer que o caso seja reexaminado.

Considerando, assim, que a Corregedoria Nacional aparentemente não examinou as ilegalidades apontadas pelo Min. Alexandre de Moraes, bem como que a RD [reclamação disciplinar] é procedimento preparatório que não atrai a autoridade da coisa julgada material, especialmente na esfera administrativa, entendo que os fatos devem ser reexaminados“, despachou.

O conselheiro ainda pediu que a Corregedoria do CNMP solicite ao STF, “se julgar devido“, o compartilhamento de arquivos obtidos por investigadores na Operação Spoofing, que mirou ataques hacker a contas de Telegram de Sergio Moro e de procuradores da Lava Jato. Para Bandeira de Mello, as mensagens roubadas devem indicar “as possíveis intenções que moveram a atuação do requerido e de outros membros do MP“.

O despacho do conselheiro ocorreu no âmbito de um processo movido pela senadora Kátia Abreu, que, inicialmente, pediu a remoção de Dallagnol da força-tarefa de Curitiba. Como o procurador deixou a equipe, a solicitação perdeu o objeto. Ainda assim, Bandeira de Mello entendeu que “os fatos apurados demandam a tomada de outras providências, em procedimento diverso” e, por isso, determinou a abertura da reclamação.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Escancara-se por todos os lados uma total inversão de valores. Até provas ilícitas estão sendo admitidas para desfavorecer a equipe da Lava Jato. São os bandidos a correr atrás dos mocinhos, desmoralizando abertamente a justiça brasileira. Dessa forma não há instituição que pare em pé. Os gritos das pessoas de bem precisam ser ouvidos. Quem irá nos socorrer?

  2. Conselheiro amigo do corrupto Renan Canalheiros, todos objetivando penalizar os honestos que lutaram pela primeira vez nesse país contra o crime organizado e a corrupção, que arrasa as instituições, que rouba os cofres públicos e mantém a população brasileira, isenta de saúde, educação, segurança, e com salários miseráveis, enquanto são sustentados pelos brasileiros com salários estratosféricos e vidas nababescas.

  3. A estratégia dos criminosos é desclalificar os agentes da lava jato e a própria lava jato. Infelizmente estão conaeguindo!!!

  4. É o judiciário brasileiro do avesso , onde amigos dos corruptos que na maioria das vezes chegaram no andar de cima do judiciário pela indicação dos mesmos , e hoje deixam de investigar e julgar os criminosos investigados , para julgar e investigar que investigou e trabalha a favor.do Brasil contra os bandidos , aos poucos tudo está voltando ao que era onde tudo que produzimos é para os corruptos , bandidos e os privilegiados do serviço público , é como de fossemos uma nação de cegos e passivos.

  5. Pais que persegue quem tenta livrar o povo de bandidos. Enquanto muitos estão desviando recursos da pandemia estão aí sem nenhuma punição. Hackers bandidos mudando o curso da história. Pobre Brasil.

  6. DoJ doou o dinheiro à Lava Jato, visando especialmente o combate à corrupção. Não foi doado à União. Se o STF considerou irregular, deveria ter anulado o acordo e devolvido o dinheiro aos USA. O que o STF foi se apropriar e dar ao dinheiro uma destinação diferente daquela manifestada pelo doador.

  7. É a maldita era marginalha boçalnalha repetindo a maldita era marginalha luladralha!!! E isso porque a PF foi com certeza, de algum modo, impedida de expor as conexões dessa uníssona facção criminosa, aos assassinatos do CELSO DANIEL e da MARIELLE FRANCO, entre muitos outros, em acréscimo aos tenebrosos genocídios!!!!

    1. EXCELENTÍSSIMO SR. DR. DELTAN MARTINAZZO DALLAGNOL, VICE-PRESIDENTE EM 2022 E PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM 2030!!!!

    2. EXCELENTÍSSIMO SR. DR. SÉRGIO FERNANDO MORO, COM SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS, PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM 2022!!!! EXCELENTÍSSIMO SR. DR. SÉRGIO FERNANDO MORO, COM SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS, PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM 2022!!!! EXCELENTÍSSIMO SR. DR. SÉRGIO FERNANDO MORO, COM SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS, PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM 2022!!!! EXCELENTÍSSIMO SR. DR. SÉRGIO FERNANDO MORO, COM SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS, PRESIDENTE DO BRASIL EM 2022!!!!

  8. É o cúmulo da indecência, da imoralidade, da afronta geral contra o POVO BRASILEIRO!!! O BRASIL já tornou-se a Venezuela padrão "maduro", onde a bandidalha ""caça"" os cidadãos decentes, íntegros, lúcidos, corajosos e perseverantes batalhadores p/ NOSSO PAÍS!!! O EXCELENTÍSSIMO SR. Dr. DELTAN DALLAGNOL é perseguido, admoestado e, enquanto isso, o marginal-crápula-patetóide-ladrão-rachid é """absolvido""" dos seus inúmeros graves crimes e vermes como os renãs canalhas andam à solta país afora!!!

    1. EXCELENTÍSSIMO SR. DR. DELTAN MARTINAZZO DALLAGNOL, VICE-PRESIDENTE EM 2022 E PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM 2030!!!!

    2. EXCELENTÍSSIMO SR. DR. SÉRGIO FERNANDO MORO, COM SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS, PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM 2022!!!! EXCELENTÍSSIMO SR. DR. SÉRGIO FERNANDO MORO, COM SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS, PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM 2022!!!! EXCELENTÍSSIMO SR. DR. SÉRGIO FERNANDO MORO, COM SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS, PRESIDENTE DA REPÚBLICA EM 2022!!!! EXCELENTÍSSIMO SR. DR. SÉRGIO FERNANDO MORO, COM SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS, PRESIDENTE DO BRASIL EM 2022!!!!

  9. Essa figura, funcionário do Senado, foi secretário da Mesa dirigente da Casa, e foi colocado nessa função, a mando de Renan Calheiros, unicamente para em nome desse senador ser seu vingador, no âmbito da falecida Lava-Jato, que como todos sabem descobriu todas as "operações ilícitas" do dito cujo, as quais permanecem arquivadas até hoje.

  10. essa função desse cara, foi por indicação de alguns senadores. isso tudo, conselheiro, ministro de tribunais superiores , tcu, etc, o eleitor deveria votar de forma facultativa, porque ficam décadas na função.

  11. Vergonha . Aqui no Brasil ladrao é polpado e pessoas honestas que trabalharam por um Brasil melhor é investigado. Que triste Brasil. Vc não merecia.

  12. Tudo planejado para destruir a Lava-Jato. Os Bozistas estão fazendo o que os Lulistas não conseguiram. Quem são mesmos os bandidos nesta história?

    1. Tem que corrigir este Bandeira de Mello. Que sem noção.

    2. Duro é ver prosperar esses ataques...Não se conformam com a honestidade do Grupo da Lava Jato.

  13. Ligado ou não a Renan esse tipo de iniciativa não deveria prosperar por simples falta de base, no entanto é levado em frente por motivos escusos ligados às eleições gerais de 2022, onde será usado em contextos e narrativas destinadas a engodar os incautos (ou nem tanto...) e obter novo mandato e continuar se faltando nas tetas da malfadada República Bananeira.

  14. Os brasileiros de bem reconhecem o meritório trabalho de Deltan Dalagnol no combate à corrupção. Esse nefasto Conselho está a serviço da Corrupção Impune, o cupim da República.

  15. O Mecanismo, que tal qual Jesus Cristo, virou deus através da santíssima trindade: executivo, legislativo e judiciário, vai com tudo para cima da Lava Jato, que ousou colocar em xeque a sua divindade. A questão é que hoje a quantidade de ateus é a maioria no Brasil. Acabaram com a Lava Jato fisicamente. Mas nada pode matar uma ideia. Os ateus que a Lava Jato forjou, tiveram uma epifania, enxergaram o Brasil Novo que surgirá, se conseguir destruir o Mecanismo. E esse é um incentivo muito forte.

  16. Aqui o que vemos é a tentativa de emporcalhar aqueles que sao honestos , exemplos . Tem o meu agradecimento Dr Deltan . Li esta nota após ler o exemplo da nova Zelândia. Lá as pessoas honestas sao colocadas em lugares de destaque . Aqui emporcalhamos . Pais de ladrões!

  17. O mecanismo continua agindo pra sepultar de vez a lava jato. A palavra de ordem é inverter o jogo manchando a reputação de Dallagnol e Moro.

    1. País do Carnaval, do futebol, da inconsequência, da irresponsabilidade sanitária, paraíso do analfabetismo funcional.

  18. Essa trama contra o Dallagnol, aparentemente sem sentido, pois o caso já foi esgotado juridicamente, tem com objetivo oculto colocar nas mãos de Renan Calheiros os arquivos pessoais de Moro e de integrantes da equipe Lava-Jato, roubados e, provavelmente, editados pelos hackers. Ele vai tentar fazer uma farra com o material, tentando anular a pilha de acusações por corrupção acumuladas pelo eminente senador. Óbvio.

  19. Dallangnol, não dê ouvidos a esse Bandeira de Melo, pois isso não passa de um capacho e guarda-costas de Renan Calheiros. Enquanto os cães ladram, a caravana passa. Vamos voltar às ruas, para mandar todas essas escórias sociais para seu devido lugar.

  20. Deltan Dallagnol, os cães sempre ladrarão e a caravana continuará a passar. Força e proteção hoje e sempre com você, toda a sua equipe e Sergio Moro.

  21. Será que não é falta do que fazer desse Conselheiro ? A proposta,de Fundação nem se concretizou ... Francamente , trazer à tona um assunto ,que ficou no passado , só foi uma proposta , é perda de tempo ...

  22. Força, notável Dallagnol!!! O Brasil decente está com vc. Este Bandeira de Melo, capacho de RenanCalheiros é pior que o chefe. Apequena o CNMP e se apequena mais ainda, se é que isto é possível. Como um sujeito como esse ainda continua como Diretor-geral da mesa do Senado desde o tempo do Renan?

    1. Sei que a verdade dói, Luiz, seu tolinho. Argumente um pouco mais, patinho, ao invés de ficar grasnando.

    2. A questão do Dallagnol é diferente. Ele não deve, mas teme porque está sendo julgado pelo inimigo

    3. Tem que se buscar a verdadeira intenção da criação desse fundo bilionário.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO