Adriano Machado/Crusoé

Congresso espera retomada do programa de corte de jornadas e salários esta semana

20.04.21 13:43

Deputados e senadores pressionam o governo pela edição ainda esta semana das duas medidas provisórias que viabilizarão a retomada do programa que permite o corte de salários e de jornadas de trabalho, o chamado BEm, e o que libera crédito para empresas de pequeno porte, o Pronampe.

Os parlamentares argumentam que, depois da aprovação nesta segunda-feira, 19, do projeto que retirou os programas do cálculo da meta fiscal de 2021, o governo agora pode bancar os dois programas sem ter de cortar outras despesas ou apresentar aumento de receitas. Em nota, o Ministério da Economia anunciou que serão destinados 10 bilhões de reais ao BEm e 5 bilhões de reais ao Pronampe.

Relator do projeto de lei, o deputado Efraim Filho, do DEM, disse esperar a edição da MP do BEm até o próximo domingo, 25. O benefício permite a suspensão de jornadas e de remunerações mediante o pagamento de um benefício do governo para o trabalhador afetado.

É uma expectativa pessoal, baseada no sentimento e na informação de que muitos empreendedores estão com a água no nariz. A MP precisa ser editada neste fim de mês para aproveitar a compensação da folha salarial, que, normalmente, é processada no dia 5 do mês seguinte“, comentou.

Em relação ao Pronampe, na quinta-feira, 15, o ministro da Economia, Paulo Guedes, assegurou ao vice-líder e autor da proposta, o senador Jorginho Mello, que o dinheiro do programa estaria disponível aos empreendedores no banco até dez dias após a aprovação do projeto de lei.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Verdade. Sem cortar os outros subsídios para atividades improdutivas que continuaram a ser pagos mesmo durante a pandemia. Semestres subsídios, os muares Bozistas não conseguem sobreviver.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO