Congresso articula pacote bilionário para congelar reajuste de combustíveis
Como resposta à nova alta no preço dos combustíveis, o Congresso estuda várias medidas legislativas para tentar conter aumentos no futuro:taxação do lucro dos acionistas da Petrobras, criação de um fundo de estabilização dos preços e a concessão de um auxílio-combustível para caminhoneiros e motoristas de aplicativos, informa Wilson Lima em O Antagonista. Estima-se que...
Como resposta à nova alta no preço dos combustíveis, o Congresso estuda várias medidas legislativas para tentar conter aumentos no futuro:taxação do lucro dos acionistas da Petrobras, criação de um fundo de estabilização dos preços e a concessão de um auxílio-combustível para caminhoneiros e motoristas de aplicativos, informa Wilson Lima em O Antagonista.
Estima-se que o pacote de medidas para congelar novos aumentos chegue a aproximadamente R$ 50 bilhões.
Outras propostas que também estão no radar de deputados e senadores são a quebra do monopólio da estatal e a mudança na política de preços da companhia, para extinguir a paridade com o dólar.
A taxação de lucros dos acionistas foi defendida hoje pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, em entrevista à GloboNews, que acusou a estatal de "atos de má-fé com o povo brasileiro". A medida será discutida em reunião de líderes que está, a priori, marcada para segunda-feira que vem.
O fundo de estabilização e o auxílio-combustível podem ser incluídos na PEC que libera o uso de recursos extraordinários para tentar reduzir o impacto do valor dos combustíveis. O texto será votado na semana que vem pelo Senado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Eduardo
2022-06-20 09:21:55Para aproveitar o inverno vai gastar dinheiro público e congelar o preço no altíssimo custo. Para descongelar qual será o custo? Já estamos pagando a pior inflação do século! Antagonistas: chega de Lula e Bolsonaro. Inventem uma "agenda positiva" (argh! lembra o futuroso ex-psdb...). Por favor!!
luizantonio-rj
2022-06-19 10:09:53Liberem a importação de gás natural, diesel. gasolina e querosene de aviação por empresas privadas. E o mercado se ajusta. O resto é populismo e blá-blá-blá de quem quer manchete e não quer resolver
MARCOS
2022-06-17 22:35:11SE DESCONTAR 20 MIL DE CADA PARLAMENTAR, O LITRO DO COMBUSTÍVEL VAI CAIR PELA METADE. SEM CONTAR AS EMENDAS SECRETAS.
Jaime
2022-06-17 22:05:35Estou intrigado. Agora que Bolsonaro conseguiu emplacar UMA privatização, que esse jnfeliz espera que aconteça com o custo da energia elétrica nas localidades atendidas pela Eletrobras? Que o valor da tarifa seja reduzido? Privatizar significa abrir o capital. Acionista quer lucros, dividendos, capital próprio. Acham mesmo que irão se importar se a tarifa centuplicar? Governo babaca.
Franco
2022-06-17 20:39:10Produz barril 20 dólares, respassa a 120 dólares porque investidor estrangeiro quer. Quem vendeu ação da pretobras na bolsa de Nova Iorque? Lula, no deslumbre do pré-sal.
Edvaldo
2022-06-17 19:15:57Coloca o Ciro Gomes na presidência da Petrobrás. Pronto! Acabaram os problemas.
Amaury G Feitosa
2022-06-17 18:57:34Por que só agora viram que a Petrobrás há muito deixou de ser do povo para ser um de seus algozes a desservir e causar danos à nação que gerou o monstro? Não há saída e é na crise que se mostra o líder e tivéssemos um já teria explodido este monstro que destrói o país ... cadê os machos de Brasília? Todos menstruados estacionados na bandeira vermelha ... este o nosso maior problema falta de homens ... pobre Braziu.
Peter
2022-06-17 18:01:23Isso é muito ruim para um país que deveria estar na rota da economia de mercado
Marcello
2022-06-17 17:19:12Com esse estado paquidérmico e perdulário, que o Brasil tem, bem fácil encontrar de onde tirar dinheiro para as necessidades do país: BASTA CORTAR DESPESAS! (coisa que essa gente que habita o congresso, e o planalto, jamais pensa em fazer!)
Eduardo
2022-06-17 16:28:40Populismo puro