Companhia aérea israelense suspende voos para Moscou
Caso fique demonstrado que houve negligência das autoridades russas no acidente da Azerbaijan Airlines, outras podem tomar a mesma decisão
A principal companhia aérea de Israel, El Al, afirmou nesta quinta, 26, a suspensão de todos os seus voos de Tel Aviv para Moscou nesta semana, “citando desenvolvimentos no espaço aéreo da Rússia”.
“Durante a próxima semana, será realizada uma nova avaliação da situação para decidir se a rota será retomada”, afirma a El Al em comunicado.
A decisão se dá depois da queda de um avião da Azerbaijan Airlines no Cazaquistão na quarta-feira, 25, levando à morte de ao menos 38 pessoas.
A aeronave pode ter sido abatida pelo sistema de defesa antiaéreo russo, especulam especialistas em avião.
Evidências
Fabricada pela Embraer, a aeronave voava de Baku, no Azerbaijão, para Grozny, na Rússia, e passou por uma área onde as defesas aéreas de Moscou vinham enfrentando drones ucranianos nas últimas semanas.
“O vídeo dos destroços e as circunstâncias em torno do ambiente de segurança do espaço aéreo no sudoeste da Rússia indicam a possibilidade de a aeronave ter sido atingida por alguma forma de fogo antiaéreo”, disse Matt Borie, diretor de inteligência da companhia Osprey Flight Solutions.
Normalmente, os países fecham o espaço aéreo quando detectam ameaças, impedindo que aviões decolem para evitar riscos.
Essa decisão, contudo, não foi tomada, o que pode ter levado ao acidente.
No dia do incidente, o ditador russo, Vladimir Putin, afirmou que o país faria uma “investigação completa” sobre a queda a aeronave.
“Infelizmente, tenho que dizer algumas palavras sobre o que aconteceu em Aktau. Vamos esperar por uma rápida recuperação dos feridos. Tenho certeza de que uma investigação completa será realizada. Coordenaremos o trabalho de nossos serviços especiais de aviação", disse Putin a jornalistas.
Caso fique demonstrado que houve negligência das autoridades russas, outras companhias aéreas podem tomar a mesma decisão da El Al.
Malaysia Airlines
Em 2014, um avião da Malaysia Airlines que fazia o voo MH17 foi derrubado por um sistema de defesa antiaérea russo, em território ucraniano.
O avião, um Boeing 777, ia de Amsterdã, na Holanda, para Kuala Lumpur, na Malásia.
Ao todo, 298 pessoas morreram.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)