Francisco Cepeda / Governo do Estado de SP

Como o governo de SP espera cortar 20 bilhões por ano e limpar seu caixa

24.05.24 13:33

O governo de São Paulo apresentou o primeiro esboço de um plano para enxugar despesas da máquina pública e reavaliar benefícios fiscais concedidos pelo estado — esperando chegar a 20 bilhões de reais por ano. Um decreto com as diretrizes do que se intitulou “São Paulo na Direção Certa” foi publicado nesta quinta-feira, 22, no Diário Oficial do Estado.

O plano, com linhas gerais sobre o que o governo espera, ainda depende de estudos e regulamentação pelas secretarias que tratarão do tema. A Secretaria da Fazenda e a terá três meses para apresentar propostas e estudos sobre a relação entre o Fisco e os contribuintes, assim como a renegociação de dívida do estado com a União e a avaliação de benefícios fiscais.

A pasta mantém uma lista pública sobre os mais de 170 tipos de benefícios que garante ao ICMS, principal fonte de arrecadação estadual. A lista de remissão tributária é abrangente e vai de produtos com baixo valor agregado, como leite, ovos e alimentos para industrialização, a produtos como obras de arte. Todas elas deverão passar por revisão a partir de agora.

Já a Secretaria de Gestão e Governo Digital deverá levar a cabo estudos sobre a revisão de estruturas administrativas e políticas de pessoal, assim como mudanças no sistema de compras públicas.

Assim, Tarcísio começa a dar contornos à reforma administrativa, um dos projetos que ele conseguiu o apoio para aprovação na Assembleia Legislativa em seu primeiro ano de mandato. Após a sanção da Lei, no final do ano, os cargos em comissão e as funções de confiança foram reorganizados, com uma redução de cerca de 20%— passando de 26.991 cargos para esperados 21,5 mil postos ao final deste ano.

O governador já deu a entender que uma segunda fase da sua reforma administrativa deve focar no enxugamento de agências e da máquina estatal. Nesta quinta-feira, 23, ele decidiu extinguir a Secretaria de Negócios Internacionais, transferindo funções para outras secretarias.

Leia mais em Crusoé: São Paulo sanciona lei que cria o dia contra o antissemitismo

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que os Deuses iluminem Para que ele consiga com ajuda dos deputados fazer com que o Brasil enriqueça antes de Envelhecer o que ja está acontecendo. Obrigada Mil,,,,

Mais notícias
Assine agora
TOPO